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Como surgiram os ovos de chocolate na Páscoa? Entenda a história por trás da tradição

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros pretende comprar ovos de chocolate na Páscoa; tradição secular tem raízes simbólicas e foi transformada pela indústria.

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Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais da metade dos brasileiros pretende comprar ovos de chocolate nesta Páscoa, segundo levantamento da empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus. A média, ainda segundo o estudo, é de três ovos por pessoa — uma tradição que, apesar de bastante popular atualmente, tem origens muito mais antigas e simbólicas.

A evolução dos ovos de Páscoa

A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explica que a prática de presentear com ovos atravessa culturas e períodos históricos.

“Embora o ovo seja símbolo ancestral de fertilidade e vida (presente antes mesmo do cristianismo, em rituais pagãos e em tradições cristãs orientais), a prática de presentear ovos de chocolate é resultado de um processo de industrialização e mercantilização da Páscoa, que se intensificou ao longo do século XIX e permanece há 175 anos”, afirma a especialista.

Segundo ela, a fabricação dos primeiros ovos de chocolate teve início na França e na Alemanha por volta de 1850. Antes disso, os presentes de Páscoa eram com ovos de verdade — de galinha, pato ou até avestruz —, decorados à mão com tintas e adornos delicados.

“Foi uma forma de presentear com algo mais gostoso e bonito. Antes eram ovos de galinha, pato, avestruz, muito frágeis e visualmente enriquecidos com pinturas e adornos, mas que geralmente tinham tamanhos menores”, detalha.

Com o avanço da indústria, os ovos de chocolate ganharam formatos maiores e mais elaborados, chegando a dimensões surpreendentes em alguns países. “Há países onde já vi ovos do tamanho de uma pessoa”, conta Ana Beatriz.

Apesar de o consumo em massa dominar a narrativa atual da Páscoa, Ana Beatriz reforça que o verdadeiro significado dos ovos permanece para quem olha além das campanhas publicitárias.

“Por conta deste marketing, os ovos de chocolate acabam servindo ao consumismo de mercado, mas sua dimensão simbólica para a Páscoa verdadeira não está associada às campanhas publicitárias, brinquedos e embalagens festivas, assim como a vela, o coelho, o círio pascal e as flores, ela é um elemento que fala sobre a vida, o renascimento”, afirma.

Indústria em alta mesmo com crise do cacau

Apesar do aumento nos preços do chocolate devido à crise na produção de cacau, o setor mantém números impressionantes. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab) estima produção de cerca de 45 milhões de ovos de chocolate neste ano.

Com informações da Agência Brasil

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