Banner da Farmácia Popular
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O Programa Farmácia Popular ampliou o acesso a medicamentos e insumos gratuitos para 95% da população brasileira. Essa iniciativa marca os 20 anos do programa.

Com a atualização, diversos medicamentos utilizados no tratamento de doenças crônicas como colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, passam a ser oferecidos gratuitamente nas unidades credenciadas do programa. Além disso, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos também estão inclusos na lista de itens gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

A expectativa do Ministério da Saúde é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam diretamente beneficiadas pela medida. Estima-se que essa iniciativa gere uma economia de até R$ 400 por ano para os usuários, impactando significativamente o orçamento familiar, principalmente para aqueles com renda mais baixa.

Como acessar os medicamentos gratuitos da Farmácia Popular

Para saber quais medicamentos e insumos estão disponíveis gratuitamente, basta consultar a lista completa no site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular. Já a relação de farmácias e drogarias credenciadas pode ser encontrada aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular.

[tdj-leia-tambem]

Expansão do Programa Farmácia Popular

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular tem como objetivo garantir o acesso da população a medicamentos e insumos essenciais para a saúde. Ao longo dos anos, o programa vem se expandindo gradativamente, incluindo novos itens na lista de medicamentos gratuitos e ampliando a rede de unidades credenciadas em todo o país.

Atualmente, o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, cerca de 4.700 cidades, contando com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados e capacidade para atender 96% da população brasileira. O Ministério da Saúde tem como meta universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, e já credenciou 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, priorizando cidades do Norte e Nordeste.