O Governo do Estado de São Paulo divulgou o calendário do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para 2025, válido para todos os proprietários de veículos licenciados no estado. A publicação ocorreu na última sexta-feira (13). O calendário oferece opções variadas de pagamento, incluindo possibilidade de parcelamento e descontos para antecipação.
Os contribuintes podem escolher entre três formas de pagamento do IPVA 2025:
Cota Única com desconto: O pagamento pode ser antecipado em janeiro com um desconto de 3%.
Pagamento integral em fevereiro: Para quem preferir pagar o valor total do imposto em fevereiro, não há desconto.
Parcelamento: Também é possível parcelar o imposto em até cinco vezes, com vencimentos distribuídos entre janeiro e maio. O parcelamento será de acordo com o final da placa do veículo.
Parcelamento do IPVA: vencimentos por final de placa
Para facilitar o pagamento e a memorização dos prazos, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) estabeleceu que, para o parcelamento, os vencimentos ocorrerão sempre no mesmo dia do mês para cada final de placa.
Por exemplo, os veículos com final de placa 1 terão os vencimentos nas seguintes datas: 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio. Caso algum desses dias caia em um final de semana, feriado ou em dia em que não haja expediente bancário no município de registro, o pagamento pode ser realizado no próximo dia útil.
Calendário do IPVA para caminhões
Os caminhões possuem um calendário diferenciado para o pagamento do IPVA. Os proprietários que optarem pelo pagamento antecipado em janeiro terão um desconto de 3%, com o calendário de vencimentos começando em 13 de janeiro e indo até o dia 24 do mesmo mês.
Para o pagamento integral sem desconto, o vencimento ocorrerá em 22 de abril. Já os que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, também sem desconto, deverão observar os seguintes vencimentos: 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Formas de pagamento do IPVA 2025
O pagamento do IPVA 2025 pode ser realizado de diversas maneiras, por meio da rede bancária credenciada. Abaixo estão as principais formas de pagamento disponíveis:
Pix: A forma preferencial de pagamento é o Pix, que é rápido, fácil e tem confirmação imediata. Para utilizar essa opção, o contribuinte deve acessar o portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code. Este código tem validade de 15 minutos e pode ser usado para efetuar o pagamento. Caso o código expire, será necessário gerar um novo. O pagamento via Pix pode ser feito por meio de cerca de 800 instituições financeiras.
Rede bancária: Outra forma de pagamento tradicional é por meio da rede bancária, seja pela internet, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pelos bancos. Também é possível pagar em casas lotéricas e, ainda, com cartão de crédito, nas empresas credenciadas pela Sefaz-SP.
Valores venais e cálculo do IPVA 2025
A tabela de valores venais, que serve como base para o cálculo do IPVA 2025, será publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias. A tabela inclui milhares de diferentes marcas, modelos e versões de veículos, e é com base nela que os proprietários poderão calcular o valor a ser pago.
Licenciamento de veículos e débitos pendentes
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual do veículo deverão quitar todos os débitos relacionados ao automóvel. Isso inclui o pagamento do IPVA 2025, a taxa de licenciamento e, caso existam, multas de trânsito.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2
Destino da arrecadação do IPVA
O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A arrecadação do imposto é dividida entre o Estado e os municípios de registro dos veículos.
Metade do valor é destinada aos municípios, enquanto a outra metade fica com o Estado, sendo utilizada em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.
Calendários de vencimento do IPVA 2025
A seguir, confira os calendários completos de pagamento do IPVA 2025, com as datas de vencimento de acordo com o final da placa do veículo.
Jovem viraliza com reação da mãe à aprovação em medicina (Foto: Reprodução/ Redes sociais/ Ana Beatriz Bezerra)
Nesta semana, a estudante Ana Beatriz Bezerra, de 23 anos, comoveu a internet ao gravar a reação de sua mãe ao descobrir que ela foi aprovada em medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A jovem passou em 8º lugar e, na gravação, a mãe aparece empurrando um carrinho de venda quando é recebida pela filha com a…
A decisão veio acompanhada do anúncio de uma medida provisória para proibir a cobrança diferenciada entre transações realizadas via Pix e pagamentos em dinheiro.
Diante da crescente onda de fake news sobre a modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal decidiu revogar o ato normativo que estendia o monitoramento de transações a bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento. Essa decisão veio acompanhada do anúncio de uma medida provisória (MP), que terá como objetivo principal proibir a cobrança diferenciada entre transações realizadas via…
Nos últimos dias, a nova regra do governo federal sobre o Pix tem gerado debates acalorados nas redes sociais. Entre os conteúdos que ganharam destaque, um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) viralizou, atingindo mais de 100 milhões de visualizações. No vídeo, o parlamentar levanta preocupações sobre a medida, sugerindo que o presidente Lula (PT) estaria, de forma indireta,…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade