Jovem com paralisia cerebral faz doutorado em Direito
Conecte-se conosco

Brasil

Jovem com paralisia cerebral faz doutorado em Direito

Com várias dificuldades físicas, ele não pensa em desistir de sua carreira profissional

Publicado

em

Atualizado há

Lucas Emanuel é o mais novo doutorando de direito (Foto: Reprodução/ Razões para Acreditar

O advogado Lucas Emanuel Ricci Dantas, de 28 anos, é um dos acadêmicos que integra o programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no período 2018-2022.

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha de Marília (Univem), o jurista tem paralisia cerebral, causada por falta de oxigenação no cérebro durante a gestação.

O advogada tem dificuldades na locomoção, fala e não possui coordenação motora para escrever, mas isso nunca foi motivo para desistir de sua carreira profissional.

Hoje, Lucas fará doutorado em Responsabilidade do Estado, sob orientação do professor-doutor, Renato Bernadi. Além disso, ele trabalha como responsável técnico do escritório de advocacia Dantas e Santana, onde atua em parceria com a irmã, Andrea Ricci Dantas Yanaguizawa e, a noiva, Jenifer Santana.

O escritório é o único do pais com um núcleo especializado no atendimento à pessoa com deficiência e está sediado em Marília (SP).

Rotina e superação

A cada 15 dias, Lucas vai até Jacarézinho para as aulas do doutorado. O pai o leva até a cidade, e segundo o filho, ele é um dos seus maiores aliados no combate diário às dificuldades impostas pela paralisia cerebral, pois muitas vezes ele é quem digita ou redige os documentos.

Apesar das limitações físicas relacionadas à paralisia, Lucas é contra rótulos que possam de alguma forma diferenciá-lo por sua condição.

“Eu não sou um prodígio. Sou apenas uma pessoa esforçada. Na verdade, tenho capacidade para ser ainda mais, e às vezes me sinto até meio preguiçoso”, brinca.

“O ingresso de Lucas no Doutorado nos tem feito pensar em políticas de acesso e permanência à pessoa com deficiência no ensino superior, especialmente em nosso Programa de Pós-graduação”, destaca o coordenador do programa, professor-doutor, Fernando Brito.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná tem atualmente 30 acadêmicos com algum tipo de deficiência física, visual ou auditiva.

Fonte: Razões para Acreditar/ Deficiente Eficiente.

Brasil

Mega-Sena acumula pela sétima vez e prêmio chega a R$ 66 milhões

Publicado

em

Por

Bilhete da Mega-Sena e comprovante de aposta
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prêmio da Mega-Sena continua subindo após ninguém acertar as seis dezenas no Concurso 2.712, que aconteceu neste sábado (13). Este é o sétimo sorteio consecutivo sem vencedores na faixa principal, fazendo com que o prêmio acumule para R$ 66 milhões. Os números sorteados foram: 07, 15, 19, 35, 40 e 42. O próximo sorteio será na próxima terça-feira (16),…

Continuar lendo

Brasil

Por unanimidade, STF diz que Forças Armadas não são “poder moderador”

Decisão foi resposta à ação protocolada em 2020 pelo PDT, que buscava impedir o uso do Artigo 142 para justificar uma possível intervenção militar

Publicado

em

Por

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por unanimidade, os onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceram que a Constituição não confere às Forças Armadas o papel de "poder moderador" no país, como alegado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa tese era utilizada como justificativa para uma possível intervenção militar em caso de conflitos entre os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A decisão foi tomada…

Continuar lendo

Brasil

Mulheres são a maioria dos médicos jovens no Brasil

Dados da Demografia Médica 2024 apontam ainda que o número de profissionais em atuação no país dobrou em 15 anos e hoje ultrapassa os 575 mil.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O número de médicas no Brasil vem aumentando ano a ano e, atualmente, as mulheres são a maioria dos médicos mais jovens, com menos de 39 anos, em atuação no país: elas representam 58% dos profissionais nessa faixa etária, enquanto eles são 42%. Os dados são da Demografia Médica 2024, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM),…

Continuar lendo

Brasil

Quais as vantagens de consultar com um Pai de Santo? 

Saiba como práticas espirituais como a amarração amorosa podem fazer a sua vida muito mais feliz!

Publicado

em

Por

Consultar um Pai de Santo pode ser uma experiência transformadora e enriquecedora para aqueles que buscam orientação espiritual e soluções para os desafios da vida. Em um mundo onde o estresse, a ansiedade e os problemas de relacionamento são comuns, encontrar apoio em práticas espirituais pode trazer uma sensação de paz interior e harmonia. Neste artigo, exploraremos as vantagens de…

Continuar lendo

Brasil

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (3)

Publicado

em

Por

Homem segurando um smartphone com whatsapp aberto na tela
Foto: Freepik

O WhatsApp e o Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (3). De acordo com o site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade em sites de plataformas, usuários já registraram mais de 28 mil reclamações de funcionalidade do WhatsApp. Enquanto isso, o Instagram tem 735 notificações. Segundo as reclamações, os usuários não conseguem atualizar o feed da rede social.

Continuar lendo
Publicidade