Jundiaienses passam 500 mil estudantes e se classificam na Seleção Brasileira de Astronomia
Conecte-se conosco

Brasil

Jundiaienses passam 500 mil estudantes e se classificam na Seleção Brasileira de Astronomia

Alunos do Colégio Leonardo da Vinci passaram por um longo processo de treinamento e irão representar o Brasil nas competições internacionais.

Publicado

em

Alunos e professor do Colégio Leonardo da Vinci, em Jundiaí
Foto: Divulgação/Colégio Leonardo da Vinci

O Colégio Leonardo da Vinci, de Jundiaí, tem muito o que comemorar: dois alunos do Ensino Médio foram classificados para representar o Brasil nas Olimpíadas de Astronomia da América-Latina e Internacional. Tiago Mariotto Lúcio ficou em 3º lugar e Vítor Eduardo Costa Santos em 16º, na última etapa do processo de seleção que acontece desde março.

Processo de treinamento

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) acontece anualmente em escolas de todo o mundo. A primeira prova é dividida em quatro níveis, no nível 3 participam alunos do 6º ao 9º ano e no nível 4, alunos do Ensino Médio.

Os alunos do Colégio Leonardo começam o treinamento para a primeira prova da olimpíada no 6º ano. Atualmente as aulas estão sob comando do professor Virgílio Siqueira

Os alunos do nível 3 que tiverem a nota superior a 9, são automaticamente classificados para a segunda fase das Olimpíadas, uma seletiva online. O mesmo acontece com os alunos do nível 4 que obterem a nota superior a 7.

A seletiva online aplica três provas em três meses para os alunos finalistas da primeira fase. A partir daí é realizado o corte de 150 a 200 alunos de todo o Brasil, que irão para a terceira etapa, que é composta de provas presenciais em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Em Barra do Piraí os classificados permanecem quatro dias participando de aulas e palestras. Depois desse processo, mais um corte é feito para as seletivas avançadas.

Mudança na pandemia

Nos anos anteriores, as eletivas avançadas aconteciam em Vinhedo (SP) em uma imersão de três semanas. Nas duas primeiras semana, os 30 a 40 alunos selecionados tinham mais aulas e provas para alcançar o último corte: a equipe Seleção Brasileira. Essa é a equipe final que participa da última semana de treinamento e das etapas internacionais da Olimpíada.

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a seleção avançada aconteceu de forma online, com aulas e provas online todos os sábados, de março a agosto.

“Tivemos dois processos de treinamento, como seria em Vinhedo. A partir desses dois processos foram selecionados os alunos para as equipes que vão compor a Seleção Brasileira na Olimpíada Latino-Americana e na Olimpíada Internacional”, explica o professor Virgílio Siqueira.

Foi nessa etapa que Tiago e Vitor se classificaram em 3º e 16º lugares do Brasil.

“Tivemos provas, listas de exercícios e aulas. As matérias principais são astrofísica (que estuda a física dos corpos celestes e do universo) e a astronomia observacional, na qual precisamos saber localizar no céu: estrelas, planetas e constelação”, relatou Tiago Mariotto.

Provas Internacionais

Em geral, os cinco primeiros colocados na última seletiva de Vinhedo são classificados para a IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica). Outros cinco no ranking iam para a OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica). Como por causa da pandemia nenhum dos eventos poderia acontecer presencialmente, a organização internacional criou a GeCCA, que é online e substitui a IOAA.

Os alunos ficaram sabendo das colocações finais no último sábado (29) e Tiago diz que ficou muito animado com o resultado. “Venho estudando para essa seletiva há muito tempo. Comecei a fazer a OBA no 9º ano e no ano passado também fui classificado para a fase final em Vinhedo, mas não passei para nenhuma internacional”.

Agora Tiago comemora que, com a terceira maior nota do Brasil, irá representar o país na Olimpíada Internacional no módulo individual. Vitor, que passou em 16º na classificação nacional, está na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia.

“É difícil e trabalhoso. Se contarmos logo do início, eles estão entre os 25 melhores de um universo com mais de meio milhão de alunos”, relatou o professor Virgílio, orgulhoso.

As Olimpíadas acontecem nas seguintes datas:

  • Internacional Individual: 25, 26 e 27 de setembro, com 10 alunos classificados;
  • Internacional por equipe: 28 de setembro a 12 de outubro, com 10 alunos classificados;
  • Latino-americana: duas últimas semanas de novembro, com 5 alunos classificados.

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo

Brasil

‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista no Brasil nesta terça-feira (23)

Apesar do nome, a lua não mudará de cor. O nome “lua rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, porque ela acontece quando as flores desabrocham no país.

Publicado

em

Por

Lua Cheia
A Lua surgirá no horizonte por volta das 17h30, no horário de Brasília (Foto: Freepik)

Nesta terça-feira (23), pessoas em todo o Brasil poderão ver a "Lua Cheia Rosa". Uma "superlua" é quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra). Assim, esse fenômeno resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as "comuns". Apesar do nome, a Lua não mudará de cor. Os povos…

Continuar lendo
Publicidade