”No Brasil não existe racismo”, afirma Mourão
Conecte-se conosco

Brasil

”No Brasil não existe racismo”, afirma Mourão

Vice-presidente comentava morte de João Alberto Freitas, negro espancado em um supermercado da rede Carrefour, às vésperas do Dia da Consciência Negra

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o vice-presidente do país, Hamilton Mourão, afirmou que “não existe racismo no Brasil”. Mourão comentava sobre o caso de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos que foi espancado até a morte por dois homens brancos em um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre.

O vice-presidente disse que a morte de João Alberto é “lamentável” e que a segurança estava “totalmente despreparada”. Mesmo perguntado pelos jornalistas diversas vezes, Mourão negou que o crime tenha sido causado por motivações raciais.

“Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer […] Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, afirmou aos jornalistas.

Mais de uma vez

Depois do comentário, um jornalista insistiu e pediu para que Mourão confirmasse a opinião sobre a existência de racismo no Brasil. “Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui”, repetiu.

Em seguida, novamente perguntado se o crime contra João Alberto teria sido causado por razões raciais, o vice-presidente respondeu:

“Eu digo para vocês o seguinte, porque eu morei nos EUA: racismo tem lá. Eu morei dois anos nos EUA, e na escola em que eu morei lá, o ‘pessoal de cor’ andava separado, [o] que eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso aí. Isso no final da década 60”, disse.

“Mais ainda, o pessoal de cor sentava atrás do ônibus, não sentava na frente do ônibus. Isso é racismo, aqui não existe isso. Aqui você pode pegar e dizer é o seguinte: existe desigualdade. Isso é uma coisa que existe no nosso país”, prosseguiu Mourão.

João Alberto Silveira Freitas foi espancado e morto por dois seguranças brancos em um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre, nesta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra.

Os suspeitos foram presos em flagrante. Assim, o policial militar Giovani Gaspar da Silva foi encaminhado para um presídio militar; enquanto que o segurança de loja, Magno Braz Borges, foi levado para um prédio da Polícia Civil.

Com informações do G1.

Brasil

Mega-Sena acumula pela sétima vez e prêmio chega a R$ 66 milhões

Publicado

em

Por

Bilhete da Mega-Sena e comprovante de aposta
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prêmio da Mega-Sena continua subindo após ninguém acertar as seis dezenas no Concurso 2.712, que aconteceu neste sábado (13). Este é o sétimo sorteio consecutivo sem vencedores na faixa principal, fazendo com que o prêmio acumule para R$ 66 milhões. Os números sorteados foram: 07, 15, 19, 35, 40 e 42. O próximo sorteio será na próxima terça-feira (16),…

Continuar lendo

Brasil

Por unanimidade, STF diz que Forças Armadas não são “poder moderador”

Decisão foi resposta à ação protocolada em 2020 pelo PDT, que buscava impedir o uso do Artigo 142 para justificar uma possível intervenção militar

Publicado

em

Por

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por unanimidade, os onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceram que a Constituição não confere às Forças Armadas o papel de "poder moderador" no país, como alegado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa tese era utilizada como justificativa para uma possível intervenção militar em caso de conflitos entre os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A decisão foi tomada…

Continuar lendo

Brasil

Mulheres são a maioria dos médicos jovens no Brasil

Dados da Demografia Médica 2024 apontam ainda que o número de profissionais em atuação no país dobrou em 15 anos e hoje ultrapassa os 575 mil.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O número de médicas no Brasil vem aumentando ano a ano e, atualmente, as mulheres são a maioria dos médicos mais jovens, com menos de 39 anos, em atuação no país: elas representam 58% dos profissionais nessa faixa etária, enquanto eles são 42%. Os dados são da Demografia Médica 2024, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM),…

Continuar lendo

Brasil

Quais as vantagens de consultar com um Pai de Santo? 

Saiba como práticas espirituais como a amarração amorosa podem fazer a sua vida muito mais feliz!

Publicado

em

Por

Consultar um Pai de Santo pode ser uma experiência transformadora e enriquecedora para aqueles que buscam orientação espiritual e soluções para os desafios da vida. Em um mundo onde o estresse, a ansiedade e os problemas de relacionamento são comuns, encontrar apoio em práticas espirituais pode trazer uma sensação de paz interior e harmonia. Neste artigo, exploraremos as vantagens de…

Continuar lendo

Brasil

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (3)

Publicado

em

Por

Homem segurando um smartphone com whatsapp aberto na tela
Foto: Freepik

O WhatsApp e o Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (3). De acordo com o site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade em sites de plataformas, usuários já registraram mais de 28 mil reclamações de funcionalidade do WhatsApp. Enquanto isso, o Instagram tem 735 notificações. Segundo as reclamações, os usuários não conseguem atualizar o feed da rede social.

Continuar lendo
Publicidade