Durante o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vacinado contra a gripe em um evento realizado em Montes Claros (MG), marcando o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal e atingir 90% dos grupos prioritários até 2025. Para isso, o Governo Federal adquiriu 73,6 milhões de doses do imunizante.
Nas redes sociais, Lula destacou a importância da vacinação:
“Hoje é Dia Mundial da Saúde e a data marca o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe! E é claro que eu não ia ficar fora dessa. Já estou com meu cartão atualizado. E tem mais! Agora, a vacina da gripe estará disponível o ano inteiro!”
Autoridades reforçam compromisso com a saúde pública
Além do presidente Lula, o evento contou com a presença e vacinação do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A cerimônia também marcou o anúncio da expansão da empresa Novo Nordisk, fornecedora de insulina e medicamentos para hemofilia, ampliando sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).
Alexandre Padilha reforçou a importância do acesso à saúde e imunização:
“Estar nesse Dia Mundial da Saúde ao lado do presidente e de trabalhadores da saúde é significativo. A produção de insumos em saúde no Brasil está diretamente combinada ao acesso da população à assistência de qualidade.”
Distribuição estratégica das vacinas em todo o país
O Ministério da Saúde iniciou em março a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe. No total, 67,6 milhões de doses serão entregues até o fim do primeiro semestre nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já no segundo semestre, mais 5,9 milhões de doses serão destinadas à região Norte, sincronizando a vacinação com o chamado “Inverno Amazônico”, período de maior circulação viral na região.
O investimento total na campanha é de R$ 1,3 bilhão, contemplando um público-alvo de 81,6 milhões de pessoas.
Vacina contra a gripe: proteção comprovada e segura
A vacina trivalente utilizada em 2025 protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, e apresenta eficácia entre 60% e 70% na prevenção de casos graves e óbitos. O imunizante é seguro, eficaz e pode ser administrado junto a outras vacinas do Calendário Nacional. A contraindicação é restrita a crianças com menos de 6 meses e pessoas com histórico de reação anafilática grave a doses anteriores.
Quem deve se vacinar? Conheça o público-alvo
Além de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, fazem parte dos grupos prioritários da vacinação contra a gripe:
Puérperas
Trabalhadores da Saúde
Professores (ensinos básico e superior)
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Armadas
Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
A importância da vacinação para a saúde coletiva
A vacinação é considerada uma das estratégias mais eficazes para proteger a população contra doenças infecciosas. Além de evitar formas graves da gripe, contribui para reduzir a transmissão do vírus e proteger pessoas que não podem ser vacinadas, como imunocomprometidos. Trata-se de um investimento em saúde pública, prevenção e bem-estar coletivo.
Responsável pela política de vacinação no Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 47 imunobiológicos gratuitos no SUS, sendo 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. O programa inclui vacinas para o público em geral e também aquelas indicadas para pessoas com condições clínicas especiais, como pacientes com HIV, câncer ou doenças renais, aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Desde 2023, o Governo Federal tem priorizado a recuperação e fortalecimento de programas de saúde. Veja os destaques:
Mais Médicos
O programa foi reformulado e expandido, passando de 13 mil para mais de 26 mil profissionais, presentes em 4,5 mil municípios e atendendo 64 milhões de brasileiros. Mais 2,2 mil médicos estão em fase de contratação.
SAMU modernizado
A entrega de ambulâncias aumentou cinco vezes. Entre 2019 e 2022 foram distribuídas 366 unidades, enquanto nos últimos dois anos esse número saltou para 2.067. A previsão é atingir 100% de cobertura até 2026, com a entrega de mais 2.339 ambulâncias.
Farmácia Popular 100% gratuito
Todos os 41 itens do programa Farmácia Popular passaram a ser oferecidos gratuitamente, incluindo fraldas geriátricas, promovendo acesso ampliado a medicamentos essenciais.
Cirurgias eletivas em alta
O número de cirurgias eletivas realizadas no SUS alcançou um recorde de 14 milhões em 2024, representando um crescimento de 37% em relação a 2022.
Saúde da Família e Saúde Bucal
Mais de 4.700 novas equipes de Saúde da Família e 3.448 equipes multiprofissionais foram implantadas. Além disso, o Programa Brasil Sorridente avançou com 4.300 novas equipes de saúde bucal, triplicando o investimento nessa área.
Mais hospitais, centros de saúde e policlínicas
Com o Novo PAC da Saúde, foram destinados R$ 31,5 bilhões para ampliar a rede pública de saúde, garantindo universalização e qualidade dos serviços essenciais do SUS.
Jundiaí inicia campanha de vacinação contra a gripe
A cidade de Jundiaí também deu início à sua campanha de vacinação contra a Influenza na segunda-feira (7). A Secretaria Estadual da Saúde enviou 9.200 doses ao município. Na primeira semana, a imunização será destinada aos idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas.
A aplicação ocorrerá de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, com recomendação para que a população busque atendimento preferencialmente no período da manhã.
Em 2024, Jundiaí aplicou 122.899 doses, mas os índices de cobertura ficaram abaixo da meta de 90%:
Idosos: 51,61%
Crianças: 68,75%
Gestantes: 23,11%
Com a nova campanha, a expectativa é ampliar esses números e aumentar a proteção da população.
Documentação e orientação para vacinação
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com CPF. A imunização será registrada no sistema nacional do Ministério da Saúde. Durante a campanha, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recomenda que vacinas de rotina sejam buscadas no período da tarde, evitando sobrecarga no atendimento matinal.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
A CCR AutoBAn estima que cerca de 1 milhão e 136 mil veículos circulem pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador. O movimento intenso será registrado tanto na saída quanto na chegada à Capital. Segundo a concessionária, o tráfego deve se concentrar nos seguintes períodos: Sentido Interior: quarta-feira (30/04), das 16h às 20h, e quinta-feira (1º/05),…
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o novo papa começará no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante a quinta reunião da Congregação Geral, encontro a portas fechadas entre os cardeais, realizada após o sepultamento do papa Francisco e dentro do tradicional período de luto, conhecido como Novendiales. Como será o Conclave? O…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade