Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem
Connect with us

Brasil

Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas. Confira.

Published

on

Atualizado há

As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

As chuvas no Rio Grande do Sul deram uma trégua, no entanto, as autoridades alertam a população para o risco de novas enchentes e iminente queda brusca de temperatura. O recado é, especialmente, para a região metropolitana de Porto Alegre.

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas, frisando o risco de novos desastres. “Pedimos a todas as pessoas que tiveram suas residências inundadas que não voltem para esses locais. E quem voltou, saia”, alertou em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (13). “Deixem essas localidades imediatamente e se coloquem em segurança”, complementou.

Previsão de chuvas diminui, mas frio intenso se aproxima

A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, explicou que, apesar da previsão de novas chuvas, o volume deve ser significativamente comparado aos os últimos dias. “A perspectiva é que as chuvas diminuam, ainda que continuem a cair nas regiões norte e nordeste [do estado]. Mas não há previsão de volumes muito elevados. O que vai predominar agora é a massa de ar frio. O frio será muito intenso ao longo dos próximos dias, principalmente entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17)”, disse a meteorologista.

De acordo com Cátia, o fim de semana passado foi marcado por chuvas torrenciais na região metropolitana de Porto Alegre, com volumes entre 120 e 180 milímetros. Na Serra, a precipitação foi ainda mais intensa, variando entre 200 e 320 milímetros. Grande parte dessa água está escoando para os rios que correm em direção ao Guaíba, na região metropolitana da capital gaúcha.

Nível dos rios segue elevado

“Na cidade de Estrela, o nível do rio Taquari chegou a quase 28 metros. O rio dos Sinos segue em elevação e vai seguir assim pelos próximos dias. Também tivemos volumes [de chuvas] muito elevados nas cabeceiras dos rios Taquari e Caí. Estas águas agora estão entre Bom Retiro do Sul e a foz do Taquari e devem chegar na região metropolitana amanhã (14), onde o nível do Guaíba deve ultrapassar o pico anterior, e o vento sul deve represar [o escoamento das águas] do Guaíba para a Lagoa dos Patos, que também já está com níveis elevados. Ou seja, todos os fatores nos atrapalham”, afirmou Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação.

A combinação de chuvas persistentes, elevação do nível dos rios, represamento de água pelo vento sul e alto nível da Lagoa dos Patos configura um cenário de alto risco para novas inundações na região metropolitana de Porto Alegre. As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança.

Brasil

Mitos sobre comunicação em apps de relacionamentos e bate-papos por vídeo: o que é verdade e o que é falso?

Published

on

Foto: Freepik

Não se pode negar que hoje o namoro online se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Eles ajudam a expandir o círculo social, procurar pessoas interessantes e pessoas com ideias semelhantes, fazer amizades e até encontrar o verdadeiro amor. Tudo isso é incrível! Mas, ao mesmo tempo, existem muitos mitos sobre o…

Continue Reading

Brasil

Nova lei em SP regulamenta venda de cães e gatos e proíbe exposição em vitrines

O projeto ainda define maio como o “Mês da Saúde Animal” no calendário do estado de São Paulo. Saiba mais.

Published

on

Três filhotes de cachorro brancos atrás de grades
A proposta é de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Canva)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (12), um projeto de lei que regulamenta a venda de cães e gatos em todo o estado. Assim, a proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue para sanção do próprio. Medidas para garantir o bem-estar animal A proposta estabelece diversas medidas para garantir o…

Continue Reading

Brasil

El Niño se despede e dá lugar ao La Niña: previsão é de inverno moderado

Especialistas apontam para aumento de chuvas no Norte e Nordeste, e tempo mais seco no Sul; mas no geral, há tendências de calor

Published

on

Sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

O El Niño, que elevou as temperaturas em todo o país nos últimos meses, finalmente chegou ao fim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, teve impacto significativo no clima brasileiro. Como resultado, houve aumento das temperaturas, intensificação das ondas de calor, secas severas no…

Continue Reading

Brasil

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho

Inscrição pode ser feita online ou presencial; em Jundiaí, o endereço é Rua São Jorge, 28, na Vila Boaventura

Published

on

Soldados brasileiros marchando
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos em 2006, têm até o dia 30 de junho para fazerem o alistamento militar. Atenção, pois o alistamento é obrigatório e a multa para quem não cumprir o prazo, segundo o Art.176.1, é de R$ 6. Realização do alistamento militar O alistamento pode ser feito de duas maneiras: Online: pelo site do Exército…

Continue Reading

Brasil

Governo de SP registra aumento de 135% em autuações contra balões

Os balões são um dos principais causadores de incêndios em vegetação, colocando em risco áreas de conservação ambiental, animais silvestres e a segurança da população.

Published

on

Caminhonete da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo em uma área rural, carregando diversos balões desinflados e amassados na caçamba.
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A soltura de balões, embora pareça uma tradição inofensiva, na verdade é um crime ambiental com graves consequências. No Estado de São Paulo, o número de infrações por soltura de balões vem crescendo de forma alarmante. Nos cinco primeiros meses de 2024, a polícia aplicou 40 autos de infração, um aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano…

Continue Reading