Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes
Connect with us

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana.

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros docente e administrativo da unidade. De acordo com o laboratório, o principal ingrediente para a produção do sabão ecológico é o óleo de cozinha usado, doado pela comunidade. Os demais insumos, como soda, álcool e embalagens, também chegam à universidade a partir de doações da iniciativa privada ou via pix.

Da comunidade para a comunidade

A ideia da produção de sabão para a comunidade partiu da chefe da Unidade, Silvia Gatiboni, que entrou em contato com a Professora Christa Korzenowski, que já estava trabalhando na produção de sabão com alunos do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

“Prontamente o grupo se articulou e começou arrecadar doações de óleo usado, álcool e soda. A comunidade ajudou muito. Além dos insumos, o grupo recebeu a doação de uma máquina de lavar roupas, o que facilitou e aumentou a produção. O sabão produzido está a disposição da comunidade para auxiliar na limpeza das casas atingidas pelas enchentes”, explicou Silvia.

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

“Durante essa crise de calamidade pública que estamos vivendo é de extrema importância que as coisas cheguem o mais rápido possível aos lugares atingidos”, destaca Bruna Rossetti, que se formou na Universidade no ano passado e também participa do projeto.

“Frente a isso, a região de Bento Gonçalves tem feito ‘trabalho de formiguinha’ incrível, garantindo alimento, produtos de higiene, atuando em limpeza nos lugares atingidos, ajudando as pessoas a se manterem até a situação estabilizar e a ajuda maior chegar. Pensando em como poderíamos fazer parte desse movimento, os estudantes UERGS se mobilizaram utilizando seu conhecimento técnico para produzir o sabão, que é um dos materiais mais requisitados em doações.”

“A iniciativa da UERGS em produzir sabão líquido para auxiliar na limpeza das casas atingidas pelas enchentes é um exemplo de solidariedade e compromisso com a comunidade. Em tempos de adversidade, é essencial unirmos esforços e fazer a nossa parte para ajudar aqueles que mais precisam. A mobilização da comunidade em arrecadar doações e contribuir de diversas formas demonstra a força coletiva e a importância de estender a mão ao próximo em momentos difíceis. E essa união é fundamental para conseguirmos superar desafios e tentar ajudar como podemos a reconstruir o bem-estar das pessoas afetadas”, destaca Giulia Rossler, aluna do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UERGS.

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

Distribuição e doações

O laboratório ressalta que continuará fabricando o sabão enquanto for necessário. A princípio, já receberam o produto os cidades Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales. Os moradores de Bento Gonçalves que tiveram que deixar suas casas por causa das cheias ainda puderam voltar. Por isso, as entregas do sabão ainda não abrangem a cidade da Universidade.

Interessados podem ajudar a iniciativa doando garrafas, álcool com percentual acima de 92% e soda com percentual acima de 99%. Além disso, podem ajudar com doação por PIX. Saiba mais sobre a doação através do WhatsApp (54) 3452-0389.

Brasil

Mitos sobre comunicação em apps de relacionamentos e bate-papos por vídeo: o que é verdade e o que é falso?

Published

on

Foto: Freepik

Não se pode negar que hoje o namoro online se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Eles ajudam a expandir o círculo social, procurar pessoas interessantes e pessoas com ideias semelhantes, fazer amizades e até encontrar o verdadeiro amor. Tudo isso é incrível! Mas, ao mesmo tempo, existem muitos mitos sobre o…

Continue Reading

Brasil

Nova lei em SP regulamenta venda de cães e gatos e proíbe exposição em vitrines

O projeto ainda define maio como o “Mês da Saúde Animal” no calendário do estado de São Paulo. Saiba mais.

Published

on

Três filhotes de cachorro brancos atrás de grades
A proposta é de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Canva)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (12), um projeto de lei que regulamenta a venda de cães e gatos em todo o estado. Assim, a proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue para sanção do próprio. Medidas para garantir o bem-estar animal A proposta estabelece diversas medidas para garantir o…

Continue Reading

Brasil

El Niño se despede e dá lugar ao La Niña: previsão é de inverno moderado

Especialistas apontam para aumento de chuvas no Norte e Nordeste, e tempo mais seco no Sul; mas no geral, há tendências de calor

Published

on

Sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

O El Niño, que elevou as temperaturas em todo o país nos últimos meses, finalmente chegou ao fim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, teve impacto significativo no clima brasileiro. Como resultado, houve aumento das temperaturas, intensificação das ondas de calor, secas severas no…

Continue Reading

Brasil

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho

Inscrição pode ser feita online ou presencial; em Jundiaí, o endereço é Rua São Jorge, 28, na Vila Boaventura

Published

on

Soldados brasileiros marchando
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos em 2006, têm até o dia 30 de junho para fazerem o alistamento militar. Atenção, pois o alistamento é obrigatório e a multa para quem não cumprir o prazo, segundo o Art.176.1, é de R$ 6. Realização do alistamento militar O alistamento pode ser feito de duas maneiras: Online: pelo site do Exército…

Continue Reading

Brasil

Governo de SP registra aumento de 135% em autuações contra balões

Os balões são um dos principais causadores de incêndios em vegetação, colocando em risco áreas de conservação ambiental, animais silvestres e a segurança da população.

Published

on

Caminhonete da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo em uma área rural, carregando diversos balões desinflados e amassados na caçamba.
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A soltura de balões, embora pareça uma tradição inofensiva, na verdade é um crime ambiental com graves consequências. No Estado de São Paulo, o número de infrações por soltura de balões vem crescendo de forma alarmante. Nos cinco primeiros meses de 2024, a polícia aplicou 40 autos de infração, um aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano…

Continue Reading
Advertisement