O Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul está em fase de estudos para conectar a Baixada Santista e outras regiões do litoral de São Paulo à capital paulista. O projeto, que tem um custo estimado de R$ 15 bilhões, foi qualificado pela Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI) em junho de 2024, mas ainda precisa passar por várias etapas até sua implementação, como audiências públicas, elaboração de edital, leilão e assinatura de contrato. A parceria com a iniciativa privada será essencial para viabilizar o empreendimento.
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Benefícios e extensão do TIC Eixo Sul
Com uma extensão prevista entre 80 e 130 quilômetros, o TIC Eixo Sul proporcionará uma viagem média de 90 minutos, beneficiando cerca de 1,8 milhão de pessoas. A principal vantagem será a redução do tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), um dos corredores rodoviários mais importantes do estado.
O projeto também contribuirá para a melhoria da mobilidade e do transporte público de qualidade, atendendo à crescente demanda por soluções sustentáveis de mobilidade urbana.
Estações e trajetos
O governo estadual estuda atualmente três opções de estação de chegada em São Paulo: Pinheiros, Santos-Imigrantes e Brás. Quanto ao percurso até o litoral, existem duas alternativas principais em estudo:
Utilização da Linha 10 – Turquesa da CPTM Essa opção aproveitaria a infraestrutura ferroviária existente até Rio Grande da Serra, com adaptação para transporte de passageiros. A descida da Serra do Mar seria feita por um sistema cremalheira, projetado originalmente para o transporte de carga.
Saída da Zona Sul de São Paulo via Rodovia dos Imigrantes O trajeto seguiria diretamente pela Rodovia dos Imigrantes ou utilizaria a Linha 9 – Esmeralda da CPTM até Parelheiros, conectando-se a uma ferrovia antiga. Esse percurso exigiria a construção de novas infraestruturas, como túneis e cortes na montanha, para uma conexão mais eficiente entre a capital e o litoral.
Próximos passos e viabilidade do projeto
A SPI indicou que o TIC Eixo Sul passará por novas fases de análise até 2027, quando está previsto o leilão e assinatura do contrato.
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, o projeto do Trem Intercidades se apresenta como um grande avanço na infraestrutura ferroviária paulista. O sucesso do projeto dependerá da conclusão dos estudos técnicos e da viabilidade econômica para sua execução.
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