Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre
Connect with us

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Published

on

Atualizado há

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente.

Só no último sábado (18), 37 pessoas foram resgatadas, segundo Edmilson Brizola, um dos voluntários. Morador da região, ele estima que mais de 5 mil pessoas e 2 mil animais já receberam ajuda nesse ponto. As embarcações navegam pelas ruas alagadas, levando mantimentos e oferecendo apoio psicológico aos que perderam seus lares.

A aposentada Marlene Terezinha Silveira, moradora do Sarandi, buscava roupas e cobertores no local. Sua casa ainda está submersa e ela teme grandes prejuízos. “Fui lá hoje, de barco, mas só pra ver por cima. Moro há 60 anos no Sarandí, costuma alagar, às vezes perto do portão, mas não assim. Nunca imaginei isso na minha vida”, desabafa.

Duas semanas após as fortes chuvas, alguns bairros de Porto Alegre continuam alagados. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Zona Norte concentra os maiores desafios da enchente. A Avenida Cairú ainda está alagada em um trecho de mais de 1,5 mil metros, e a energia foi cortada para evitar acidentes. Equipes de salvamento e voluntários distribuem pilhas, baterias, alimentos e outros itens de primeira necessidade.

O ponto de acolhimento se assemelha a um acampamento, com diversas barracas divididas em áreas específicas: atendimento médico, farmácia, alimentação, roupas e cobertores, apoio psicológico e transporte solidário. Há também uma oficina improvisada e um local para abastecimento das embarcações.

Corpo de Bombeiros, policiais e voluntários também levam comida para as pessoas que decidiram ficar nas suas casas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A logística de resgate de animais inclui primeiros socorros veterinários e um abrigo provisório. A médica veterinária Sheila Kircher, que perdeu uma amiga na tragédia, se dedica ao trabalho solidário para ajudar os animais. “Eu perdi uma amiga na enchente e fiquei me sentindo muito impotente sem poder ajudá-la no momento que ela precisou. Então, também, para ocupar a cabeça, eu achei melhor vir e ajudar no que eu podia, né?”, conta.

Dezenas de animais, ainda sem seus tutores, aguardam por adoção. Mais de 12 mil animais já foram resgatados no estado, segundo o governo gaúcho. Para auxiliar na acolhida, o governo federal enviou 20 toneladas de ração e itens para pets. Campanhas de adoção nas redes sociais também têm mobilizado pessoas em todo o país.

Parte inferior do Viaduto José Eduardo Utzig foi transformada em um centro de acolhimento, com estações para prestar diferentes serviços para as pessoas resgatadas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A força dos voluntários e a solidariedade da comunidade são fundamentais para auxiliar as vítimas da enchente na Zona Norte de Porto Alegre. A luta pela reconstrução da vida das pessoas e animais atingidos pela tragédia ainda é longa, mas a esperança e a união demonstradas nesse momento difícil são um sopro de luz em meio à devastação.

Com informações da Agência Brasil

Brasil

Marcha da Maconha em São Paulo protesta contra prisões e violência policial

Movimento critica a PEC 45, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga

Published

on

Manifestantes na Marcha da Maconha, segurando cartaz pedindo a legalização desta droga
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No último domingo (16), manifestantes foram às ruas de São Paulo para a Marcha da Maconha, protestando contra a PEC 45, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga. Além disso, também apareceram alguns cartazes contra o PL 1904/24, que equipara o aborto a homicídio após 22 semanas de gestação. Marcha da Maconha protesta contra violência…

Continue Reading

Brasil

Mulher passa em 1º lugar no curso da PM entre mais de mil soldados

Formatura aconteceu nesta sexta-feira (14) e contou com autoridades como o governador e o secretário da segurança

Published

on

Policial feminina sendo cumprimentada por oficial durante cerimônia, destacando que Mulher passa em 1º lugar no curso da PM.
Soldado Letícia de Brito é congratulada por autoridades após ser a primeira colocada entre mais de mil formandos no curso da PM. Foto: Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP

Em uma profissão historicamente dominada por homens, a soldado PM Letícia de Brito conquistou uma vitória significativa: mulher passa em 1º lugar no curso da PM, superando mais de 1,1 mil soldados formados nesta sexta-feira (14). A cerimônia de formatura, que aconteceu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, zona norte de São Paulo, contou com a presença de autoridades…

Continue Reading

Brasil

Mitos sobre comunicação em apps de relacionamentos e bate-papos por vídeo: o que é verdade e o que é falso?

Published

on

Foto: Freepik

Não se pode negar que hoje o namoro online se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Eles ajudam a expandir o círculo social, procurar pessoas interessantes e pessoas com ideias semelhantes, fazer amizades e até encontrar o verdadeiro amor. Tudo isso é incrível! Mas, ao mesmo tempo, existem muitos mitos sobre o…

Continue Reading

Brasil

Nova lei em SP regulamenta venda de cães e gatos e proíbe exposição em vitrines

O projeto ainda define maio como o “Mês da Saúde Animal” no calendário do estado de São Paulo. Saiba mais.

Published

on

Três filhotes de cachorro brancos atrás de grades
A proposta é de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Canva)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (12), um projeto de lei que regulamenta a venda de cães e gatos em todo o estado. Assim, a proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue para sanção do próprio. Medidas para garantir o bem-estar animal A proposta estabelece diversas medidas para garantir o…

Continue Reading

Brasil

El Niño se despede e dá lugar ao La Niña: previsão é de inverno moderado

Especialistas apontam para aumento de chuvas no Norte e Nordeste, e tempo mais seco no Sul; mas no geral, há tendências de calor

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

O El Niño, que elevou as temperaturas em todo o país nos últimos meses, finalmente chegou ao fim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, teve impacto significativo no clima brasileiro. Como resultado, houve aumento das temperaturas, intensificação das ondas de calor, secas severas no…

Continue Reading