A Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí (ACE) elegeu sua Diretoria Executiva para o biênio 2020-2021 na última terça-feira (10).
Presidida pelo advogado e empresário, Mark William Ormenese Monteiro, atual vice-presidente na gestão de Elton Monteiro, a chapa eleita traz os nomes de Leandra Maia Diniz, como vice-presidente, Joseval Pincinato, como 1º Secretário, Orlando Picchi Fabricio, como 1º Tesoureiro, Gustavo Colturato, no cargo de 2º Secretário e Pedro Luiz Braggio, como 2º Tesoureiro.
O presidente eleito, Mark Monteiro, do Monteiro & Valente Advogados Associados, respondeu algumas perguntas sobre as expectativas e propostas para o próximo ano.
Tribuna de Jundiaí: O que a eleição desta chapa que compõe a nova Diretoria Executiva representa para a ACE?
Mark Monteiro: Essa nova Diretoria Executiva representa também a continuidade do trabalho que foi feito na gestão passada. O objetivo é que não só aperfeiçoemos o que já existem, mas também pensemos em novos projetos. A ideia é fazer com que a Associação, que é uma entidade forte e representativa, tenha maior força, aproximando os associados ainda mais.
Tribuna de Jundiaí: Quais serão as principais metas da Diretoria Executiva para 2020?
Mark Monteiro: A ideia é aumentar a quantidade de associados, além de fazer com que eles participem mais das nossas iniciativas, uma vez que as propostas são de interesse dos empresários da nossa cidade. Inclusive, nós temos um projeto voltado para a intermediação entre as demandas junto à Prefeitura Municipal, nomeado “Intermedia-se”. Este será um canal direto, ainda mais aproximado junto à Prefeitura, para que possamos ajudar o comerciante na demanda da qual o poder público tem o poder.
Tribuna de Jundiaí: Como a ACE atua na qualificação e empreendedorismo em meio ao atual cenário econômico?
Mark Monteiro: A Associação está muito focada na economia, uma vez que o objetivo dela é que a questão econômica da cidade aconteça, que as vendas aconteçam. Para isso, a ACE tem uma escola que qualifica os colaboradores das empresas e também, um grupo voltado para o networking. Esse conjunto fomenta os negócios dentro da cidade e realmente alavanca o mercado, fazendo com que as vendas aconteçam.
Tribuna de Jundiaí: A ACE tem um papel importante quando o assunto é apresentar novidades às empresas e empresários do município. Já temos eventos propostos ou confirmados para o início do próximo ano?
Mark Monteiro: Nós temos muitos eventos para o próximo ano, porém, estamos fechando toda a agenda para a confirmação das datas. São encontros muito relevantes para a cidade, eventos de sucesso, como o Café de Negócios e o cronograma da Escola de Negócios. Também temos os eventos pontuais, como o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, que são atividades que fomentam, realmente, as vendas na cidade.
Tribuna de Jundiaí: A capacitação é outra marca da ACE. Com a inclusão de jovens no mercado de trabalho, isso se faz ainda mais necessário. O que a ACE propõe para este público?
Mark Monteiro: A ACE identificou que esse ponto é algo a ser melhorado. Por conta disso, nós estamos lançando um projeto para a próxima gestão, chamado “Educa-se”. É um projeto no qual nós vamos entender quais são as demandas dos empresários e comerciantes e, em cima disso, criaremos cursos para que os jovens estudantes se qualifiquem.
Já é nítido que a questão da tecnologia é um assunto bastante relevante e o qual falta mão de obra, então nós focaremos nessa qualificação para que, de alguma forma, os comerciantes e os empresários aproveitem destes bons estudantes que querem ir para o mercado de trabalho.
Tribuna de Jundiaí: Neste ano, a ACE iniciou o Diagnóstico Empresarial para entender quais são as demandas dos empresários e empresas. Quais serão as próximas etapas?
Mark Monteiro: A próxima etapa é entender essas demandas e os números registrados. Eles vão indicar o que o empresário espera da Associação Comercial e o que ele espera da cidade. Inclusive, enxergando essa demanda, da necessidade de se ter dados, no próximo ano, nós vamos criar um instituto, o qual irá registrar os números da cidade no que diz respeito às empresas e comércios. Toda vez que um empresário quiser ter acesso a análises, haverá este instituto interno, da Associação, com números concretos e reais.
Essa proposta dá um norte de como o mercado está crescendo, quais são as dificuldades e como podemos ajudar. Então, essa demanda é uma demanda prioritária e que a Associação vai dar bastante energia.
Tribuna de Jundiaí: No que diz respeito aos projetos de cultura e lazer, eles devem continuar?
Mark Monteiro: Sem dúvida. Existe uma comunicação da Associação com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A ideia é que cada vez mais as famílias se utilizem do Centro, e não só para as compras, mas também para a questão de passear na cidade, afinal, isso também acaba refletindo na compra, na venda e isso é o que o empresário quer. Então haverá essa continuidade e cada vez mais com novas ideias para que a família esteja no centro da cidade.
Tribuna de Jundiaí: O Natal se aproxima e os comércios, principalmente, mostram um crescimento importante neste período. Qual a expectativa de aumento de postos de trabalho e melhora nas vendas?
Mark Monteiro: A expectativa é boa. Esta é uma festa tradicional na cidade, um momento esperado, muito aguardado pelas famílias e pelo comércio. Nós estamos trabalhando para que no Natal as vendas aconteçam e tenham uma maior demanda. Vamos colocar a casa do Papai Noel e o caminhão de Natal nos bairros, para que no final de tudo, a demanda maior de final de ano se consolide.