Atual presidente da ACE faz balanço sobre biênio à frente da entidade
Conecte-se conosco

Entrevistão

Atual presidente da ACE faz balanço sobre biênio à frente da entidade

Empresário Elton Monteiro avalia as medidas que tomou frente à entidade nos últimos dois anos

Publicado

em

Atualizado há

Atual presidente da ACE faz balanço sobre biênio à frente da entidade
O empresário e atual presidente da ACE, Elton Monteiro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí de 2017 até o final deste ano, o empresário Elton Monteiro avalia, em entrevista para o Tribuna de Jundiaí, as medidas que tomou frente à entidade nesse período.

Agora, o posto será liderado no biênio 2020-2021 pelo empresário e advogado Mark William, atual vice-presidente na gestão de Elton Monteiro.

Confira a entrevista

Tribuna de Jundiaí: Como você avalia esses dois anos à frente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí?

Elton Monteiro: Foram dois anos para a gente restaurar a credibilidade da entidade. Foi de muito trabalho, para construir as bases para que a ACE voltasse a ter um lugar de prestígio na sociedade. Implantamos bons projetos, recuperamos a Diretoria, o Conselho, e os associados agora podem se sentir em casa dentro da ACE.

Tribuna de Jundiaí: A Escola de Negócios foi uma proposta da sua gestão, implantada ainda no início do mandato e que continuará a fazer parte das ações da ACE. O que este projeto representou para líderes e colaboradores de Jundiaí?

Elton Monteiro: Esse projeto realmente foi o primeiro que a gente conseguiu colocar de pé, após seis meses que assumimos a gestão, e é um projeto super importante porque ele é estrutural. Através da escola nós fazemos a capacitação tanto dos empreendedores quanto dos colaboradores. Isso abriu as portas da ACE para que o associado voltasse para a entidade. São cursos com professores qualificados, daqui da nossa cidade, que têm um potencial muito grande de conhecimento. Esse projeto tem representado um ganho muito grande, não só para os associados mas para a própria associação em termos de credibilidade e em termos de qualidade nos conteúdos apresentados dentro da escola. São dois anos de projeto e acredito que ele só tem a crescer na próxima gestão.

Tribuna de Jundiaí: O Cadastro Positivo, aprovado este ano, deve aumentar o número de pessoas com crédito no país. Na sua opinião, com essa mudança, as vendas na nossa região também podem crescer, especialmente no período de final de ano?

Elton Monteiro: Sem dúvidas. O Cadastro Positivo ainda está sendo implementando, a lei foi aprovada e ele tem um período para que efetivamente comece a funcionar. Mas potencialmente, o crédito deve aumentar muito, especialmente para os que têm dificuldade em obtê-lo, já que além de analisar as informações restritivas, por exemplo quando a pessoa ficou devendo ou passou por alguma dificuldade, ele analisa também os pagamentos que ela realizou. Então se a pessoa paga em dia conta de luz, de água, cartão de crédito, tudo isso vai contar pontos para que o score dela, a métrica que é usada, seja maior. Então principalmente hoje, quem tem mais dificuldade de acesso ao crédito, vai começar a ter mais acesso e também a um crédito mais barato, o que traz um enorme potencial para o aumento do consumo.

Tribuna de Jundiaí: A parceria com o Estado de São Paulo para a implantação do Detecta também foi outra iniciativa da sua gestão à frente da ACE. Qual é a importância deste trabalho?

Elton Monteiro: Quando nós assumimos nós fizemos um mapeamento, junto com os bairros da cidade, para saber quais eram as principais preocupações e o que o comerciante mais apresentou para a gente foi segurança pública. Com isso, nós entramos de cabeça dentro do projeto Detecta e fomos a primeira entidade de classe a assinar esse convênio. Hoje são 46 câmeras em ação, ajudando as forças de segurança a fazerem um trabalho de inteligência e um trabalho preventivo.

O Detecta mapeia as placas de carros, identifica se essas placas têm algum problema, se aquele veículo está sendo procurado, se é fruto de roubo. Então é uma parceria muito importante, que está servindo de modelo para as outras cidades aqui da nossa região e de todo o Estado de São Paulo. Aliás, até pessoas de outros Estados vieram conhecer esse convênio que fizemos. Então, é uma iniciativa muito legal e tenho certeza que a associação continuará investindo no tema segurança porque impacta diretamente os comerciantes e empreendedores da cidade.

Tribuna de Jundiaí: Neste ano você também assumiu como vice-presidente da Federação de Associações Comerciais do Estado, representando a RA-8. O que isso essa representatividade possibilitou para a ACE Jundiaí?

Elton Monteiro: A FACESP reúne mais de 400 entidades do Estado de São Paulo e ter assumido esse papel protagonista foi muito importante, porque mostra que o trabalho que fizemos em Jundiaí foi e é reconhecido no Estado todo. Com isso vamos poder fazer mais intercâmbio de informações, ter uma cadeira dentro da Federação para discutir os assuntos que são importantes para a região e poder apoiar as entidades que são menores da nossa região, de cidades menores como Itupeva, Jarinu, dentre outras. É realmente uma troca de informações, levando projetos que deram certo em Jundiaí para outras cidades ou trazer projetos que deram certo em outras cidades para Jundiaí. Com isso o empreendedorismo e o associativismo como um todo só tende a ganhar.

Tribuna de Jundiaí: Embora o presidente eleito, Mark William, tenha feito parte da gestão como vice-presidente, a partir de agora se inicia um trabalho de transição. Quais são as prioridades até o final deste ano?

Elton Monteiro: O Mark William e toda a Diretoria Executiva e Conselho foram muitos ativos na minha gestão, então ele está inteirado em todos os assuntos e projetos que estão em andamento. Nós receberemos também novos membros na Diretoria e no Conselho, então estamos preparando nos próximos meses uma imersão para esses novos membros, que vão conhecer toda a estrutura da ACE, os produtos, os serviços. Eles vão conhecer melhor o Estatuto, que foi reformulado com uma série de regras e pede que, cada vez mais, a Diretoria e o Conselho tenham um papel importante no cumprimento deste Estatuto. A gente está preparando para outubro e novembro essa imersão para que eles possam iniciar 2020 com um gás total nos projetos que serão implementados.

Tribuna de Jundiaí: Mesmo se ausentando da Diretoria Executiva da ACE Jundiaí, você continua representando a região na FACESP. O que as empresas e comércios da cidade podem esperar deste trabalho no próximo ano?

Elton Monteiro:Meu mandato na FACESP como vice-presidente vai até o final de 2020. O trabalho lá continua, com o trabalho que a gente vem fazendo aqui na região, e eu vou continuar aqui no apoio, dentro do Conselho Deliberativo. Não me desvinculo da ACE, continuo aqui, e também fazendo a ponte entre Jundiaí e toda a região e a Federação. É um trabalho que continua, a gente espera apoiar bastante a presidência do Mark William, com toda a Diretoria, para que a instituição seja cada vez mais forte na nossa cidade, que ela seja cada vez mais representativa, e possa levar para os associados e empreendedores, cada vez mais soluções, produtos e serviços que ajudem eles no dia a dia.

Tribuna de Jundiaí: Qual a sua expectativa para a nova gestão, com Mark William à frente da Diretoria?

Elton Monteiro: A expectativa é super positiva, nós ficamos muito felizes com a eleição do Mark e dessa Diretoria. Durante esses dois anos nós estivemos focados em fazer um trabalho de base, a ACE vinha de um momento complicado e fizemos esse trabalho de base, de reestruturação financeira, reestruturação da equipe, e agora ela entra em um novo momento. E o Mark tem um perfil, junto com a Diretoria, de levar a ACE para um momento posterior a essa reestruturação, um momento de crescimento, momento onde ela vai estar mais presente na vida dos associados, criando mais produtos e serviços. A expectativa é que nós vamos ganhar mais projetos e os empreendedores só têm a ganhar com a gestão do Mark.

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Publicado

em

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continuar lendo

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Publicado

em

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continuar lendo

Entrevistão

Especialista aponta principais motivos do endividamento e dá dicas para sair da crise

Trabalho é feito por profissionais que já tiveram experiência em bancos, o que facilita na decisão da melhor opção

Publicado

em

dívida Márcio Ribeiro Entrevistão
Foto de uma das palestras feitas por Márcio Ribeiro, antes da pandemia: consultoria especializada em dívidas (Foto: Arquivo Pessoal)

Existem casos de dívidas com bancos em que de um departamento para outro, dentro da agência, é possível reduzir muito o saldo. Conhecer esses mecanismos é um diferencial e isso é uma das atribuições da "Sem Dívidas Bancárias", empresa que tem no mercado mais de 14 mil horas de atendimento em negociação e renegociação de dívidas com agências bancárias. Márcio…

Continuar lendo

Entrevistão

Com experiência olímpica, Tarallo celebra nova fase na carreira vitoriosa

Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo tem desafio grande pela frente, agora como gestor

Publicado

em

Tarallo
Carreira formada no basquete é recheada de títulos e disputas internacionais: servidor em Jundiaí há mais de 30 anos (Foto: PMJ)

Os títulos e conquistas fazem parte da vida deste professor de Educação Física, que já encheu a cidade de orgulho quando comandou a seleção brasileira de basquete feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo, 55 anos, tem um desafio grande pela frente: comandar o esporte de Jundiaí como gestor municipal, após convite…

Continuar lendo

Entrevistão

“Continuo sendo a voz da população, agora no Executivo”, diz vice-prefeito Gustavo Martinelli

Trabalho integrado com os municípios tem chamado a atenção. Em pauta, inclusive, a Região Metropolitana de Jundiaí

Publicado

em

Vice-prefeito Gustavo Martinelli
Trabalho diferenciado como vice-prefeito tem chamado a atenção da população: vistorias, reuniões em bairros e mais demandas (Foto: PMJ)

Considerado um fenômeno da política local, Gustavo Martinelli completou sete meses na nova função como vice-prefeito de Jundiaí. Recordista de votos em duas eleições consecutivas e o mais votado da cidade no pleito à Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2018, o filho do seo Valdir Aparecido Ferreira Martinelli e da dona Inês Pereira de Almeida Martinelli está em ascensão…

Continuar lendo
Publicidade