Guilherme Salas, campeão da Stock Light, retorna à categoria principal: "Estou mais preparado"
Connect with us

Entrevistão

Guilherme Salas, campeão da Stock Light, retorna à categoria principal: “Estou mais preparado”

Jundiaiense, ele agradece pelo apoio da cidade natal: “Muito orgulho de representá-la no esporte”

Published

on

Guilherme faz número 1 com o dedo indicador em frente ao carro da corrida
É de Jundiaí! Guilherme Salas é campeão da Stock Light 2019. (Foto: Rodrigo Guimarães/KTF Sports)

É de Jundiaí! Campeão da Stock Light, considerada a segunda categoria mais importante do automobilismo brasileiro, o jundiaiense Guilherme Salas, da equipe KTF Sports, conversou com o Tribuna de Jundiaí sobre a vitória da temporada com uma etapa de antecipação.

Em 2020, ele volta a correr pela categoria principal da Stock Car. Animado, o automobilista falou sobre as realizações e expectativas para o próximo ano.

Confira!

Tribuna de Jundiaí: Nas pistas desde pequeno, com a conquista da Stock Light no último dia 24, passa um filme pela cabeça da sua carreira no automobilismo brasileiro? Quais os momentos mais marcantes dessa trajetória?

Guilherme Salas: Passa sim. Vencer um campeonato é sempre um momento marcante, o auge de uma temporada onde o piloto e a equipe trabalham muito dentro e fora das pistas e com certeza vem à cabeça todos os momentos bons e os ruins também, que conseguimos superar. Alguns dos momentos mais marcantes da minha carreira, além deste, foram o primeiro título da Stock Light, em 2014, quando ainda se chamava Campeonato Brasileiro de Turismo, a pole position e pódio na corrida de duplas da Stock Car em 2016, ao lado do bicampeão Ricardo Maurício em 2016 e o primeiro pódio na Stock Car em 2017, pela equipe Vogel. Esses momentos são inesquecíveis.

Equipe KTF Sports vibra com Guilherme Salas no pódio

Equipe KTF Sports vibrou com vitória do piloto. (Foto: Rodrigo Guimarães/KTF Sports)

TJ: Correndo na Stock Car em 2018, a Stock Light representava, no início do ano de 2019, um período de aprimoramento para voltar mais forte em 2020 na categoria principal. Como você avalia o seu desempenho nesta temporada?

GS:  Voltar à Stock Light em 2019 foi uma proposta da equipe KTF Sports para mim. Esse é o segundo ano da equipe na categoria, eles foram vice-campeões em 2018 e tinham como meta ser campeões nesta temporada. Era uma responsabilidade grande, pois já havia sido campeão com esse carro e já estava na categoria principal, mas recebi essa missão e topei o desafio. Tivemos uma performance excelente neste ano, o carro é muito bom e pude mostrar todo o conhecimento que adquiri ao longo desses anos. Foram 7 vitórias em 14 corridas até aqui, ainda falta a última em Interlagos, e posso até superar a marca de ter vencido 50% das corridas em uma temporada, que tive em 2014. Agora, com certeza, vamos mais fortes e motivados para a Stock Car em 2020.

TJ: Quais diferenças você nota em si mesmo, como piloto, de quando entrou na Stock Light e agora, encerrando a temporada e já com o título garantido? Existe um Guilherme mais maduro e preparado para a categoria principal?

GS: A gente nunca para de aprender e evoluir, é um processo constante. Estou em um ótimo momento da minha carreira, tanto tecnicamente quanto pessoalmente, e isso é fruto desse amadurecimento. O esporte é um grande catalisador para esse tipo de coisa, pois a gente vive nele, diariamente, todo o tipo de sentimento: pressão, frustração, alegria, tristeza, ansiedade, euforia, e tem que aprender a lidar com tudo isso da melhor maneira possível para atingir seus objetivos. Tenho aprendido a lidar com tudo isso cada vez melhor, e com certeza estou mais preparado para a Stock Car do que em anos anteriores.

TJ: Muitos jundiaienses acompanham você no automobilismo e lembram do seu nome como aquele que, desde pequeno, já se destacava no kart. Qual é o sentimento de também representar sua cidade nos campeonatos?

GS: É muito bom. Jundiaí é minha cidade natal e eu tenho muito orgulho de representá-la no esporte. Já recebi diversas homenagens da cidade e o reconhecimento do público é sempre a melhor delas. Faço questão de dar o máximo de atenção que posso aos meus fãs e retribuir esse carinho que todos têm comigo.

Guilherme em pé em cima do carro que disputou a Stock Light

Com uma etapa de antecipação, Guilherme consagrou-se campeão! (Foto: Rodrigo Guimarães/KTF Sports)

TJ: Falando ainda sobre representatividade, você também vem como parte de uma nova geração do automobilismo brasileiro. Dar continuidade à tradição da Stock Car, no Brasil, é uma honra ou uma responsabilidade?

GS: As duas coisas. É uma honra, pois não é nada fácil chegar até aqui. Além de todo o meu esforço pessoal, houve um grande sacrifício da minha família que bancou parte da minha carreira e um trabalho grande das pessoas que ajudam na minha carreira. Então é uma honra poder retribuir isso alcançando o degrau mais alto do automobilismo nacional. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade também, pois me cobro muito por resultados, por representar Jundiaí e retribuir tudo isso a eles da melhor forma possível, que é ganhando corridas.

TJ: Com 25 anos, mas nas pistas desde novo, como conciliar a vida pessoal e a carreira, uma vez que você está sempre na estrada?

GS: A gente tem que dar um jeito! Esse ano foi o que mais tive compromissos nas pistas em toda a minha carreira. Além da Stock Light, corri em diversas categorias aqui no Brasil como a Porsche Cup, Copa Truck e Cascavel de Ouro, além de GT3, GT4 e TCR na Europa. E quando estou no Brasil ainda existem muitos compromissos com a equipe, que fica em Cotia, São Paulo, além de preparação física e bastante tempo de treino no simulador. Realmente a agenda é cheia, e fico com pouco tempo livre. Mas esses momentos em que estou mais tranquilo me dedico à família e amigos.

TJ: A uma etapa do fim da temporada da Stock Light, quais os planos para o início do próximo ano?

GS: O foco ainda está na Stock Light, queremos encerrar o ano com mais uma vitória! Mas assim que terminar, voltaremos todos os nossos esforços à temporada 2020 da Stock Car. Será um ano interessante, o carro da Stock Car sofrerá uma série de mudanças e os pilotos e equipes terão que trabalhar muito para se adaptar a elas. Então o plano é seguir trabalhando muito para trazer bons resultados para a KTF Sports.

TJ: O que podemos esperar do piloto Guilherme Salas, jundiaiense, na temporada 2020 da Stock Car?

GS: Não dá para prometer título, a Stock Car é muito competitiva, com pilotos e equipes de altíssimo nível, e 2020 será apenas o segundo ano da minha equipe na categoria. Mas dá para prometer que vocês verão um piloto extremamente motivado e dedicado, que vai em busca de pódios e vitórias a cada corrida.

Foto da corrida

Na temporada 2020, Guilherme volta para a categoria principal e disputa a Stock Car. (Foto: Rodrigo Guimarães/KTF Sports)

Entrevistão

Prefeito reeleito de Itupeva, Rogério Cavalin, fala sobre planos e desafios para o novo mandato

Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, Cavalin destacou as prioridades para os próximos quatro anos na Prefeitura de Itupeva.

Published

on

Rogério Cavalin, prefeito de Itupeva, sorrindo e aplaudindo durante evento de campanha em Itupeva, com banner ao fundo destacando sua imagem.
Foto: Divulgação

Reeleito, Rogério Cavalin inicia seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Itupeva com o compromisso de dar continuidade aos projetos iniciados e enfrentar os desafios que a cidade apresenta. Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, Cavalin destacou as prioridades para os próximos quatro anos na Prefeitura de Itupeva. Além disso, falou sobre as dificuldades enfrentadas e aprendizados durante…

Continue Reading

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Published

on

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continue Reading

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Published

on

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continue Reading
Skip to content