Treinador da seleção brasileira de goalball fala sobre esporte, títulos e expectativas
Connect with us

Entrevistão

Treinador da seleção brasileira de goalball fala sobre esporte, títulos e expectativas

“É uma honra poder representar o Brasil”, diz Alessandro Tosim

Published

on

Atualizado há

Treinador da seleção brasileira de goalball fala sobre esporte, títulos e expectativas (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor Alessandro Tosim, de Jundiaí, treina a seleção brasileira de goalball – esporte adaptado para deficientes visuais -, desde 2009 e já garantiu vários títulos para a equipe bicampeã mundial e tricampeã dos Jogos Parapan-Americanos. 

O goalball é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, a partida tem como objetivo arremessar uma bola com as mãos no gol adversário.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Tosim diz que é uma “é uma honra poder representar o Brasil em competições internacionais”. Ele tem doutorado em Educação Física pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), com especialização em atividades motoras adaptadas. 

Confira a entrevista completa:

Tribuna de Jundiaí: Quantos títulos vocês já conquistaram?

Alessandro Tosim: Somos bicampeões mundiais, com medalhas de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres e bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio, e tricampeões dos Jogos Parapan-Americanos.

Tribuna de Jundiaí: Como é a procura pelo esporte? Você acredita que os esportes paralímpicos ganhou mais visibilidade?

Alessandro Tosim: O goalball é a modalidade esportiva mais praticada por pessoas com deficiência visual no mundo. Em virtude do Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais serem referências administrativistas, proporcionam fases de treinamento e competições internacionais, assim, temos uma comissão técnica exemplar, que faz com que a modalidade se desenvolva e seja referência mundial, chamando atenção midiática.

Tribuna de Jundiaí: Como o goalball influência na vida dos atletas?

Alessandro Tosim: O esporte influencia de diversas formas a pessoa com deficiência, sendo uma das melhores possibilidades de inclusão, além de possibilitar funcionalidades que muitas vezes não faz parte do dia a dia destes atletas.

Tribuna de Jundiaí: Quais são os planos para a seleção brasileira no futuro?

Alessandro Tosim: Para o próximo ano, estamos trabalhando arduamente para a conquista da medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tokyo. A competição será muito difícil, mas temos atletas do mais alto nível, que estão muito focados para a competição.

Entrevistão

Prefeito reeleito de Itupeva, Rogério Cavalin, fala sobre planos e desafios para o novo mandato

Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, Cavalin destacou as prioridades para os próximos quatro anos na Prefeitura de Itupeva.

Published

on

Rogério Cavalin, prefeito de Itupeva, sorrindo e aplaudindo durante evento de campanha em Itupeva, com banner ao fundo destacando sua imagem.
Foto: Divulgação

Reeleito, Rogério Cavalin inicia seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Itupeva com o compromisso de dar continuidade aos projetos iniciados e enfrentar os desafios que a cidade apresenta. Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, Cavalin destacou as prioridades para os próximos quatro anos na Prefeitura de Itupeva. Além disso, falou sobre as dificuldades enfrentadas e aprendizados durante…

Continue Reading

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Published

on

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continue Reading

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Published

on

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content