“Voluntário é sinônimo de empatia”, diz coordenadora do voluntariado do HU
Connect with us

Entrevistão

“Voluntário é sinônimo de empatia”, diz coordenadora do voluntariado do HU

Tatiane Keller conta sobre ações, desafios, histórias emocionantes e ainda recomenda: “Todos deveriam se doar ao próximo”

Published

on

Atualizado há

Foto de mulher de cabelos longos, à esquerda; foto de guarda com cachorro e crianças, à direita
Tatiane implantou a "Cãoterapia: terapia de quatro patas" no hospital (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta semana, uma das pessoas mais importantes do Hospital Universitário de Jundiaí (HU) fez aniversário de “firma” e nós do Tribuna de Jundiaí foi bater um papo gostoso sobre “doação de amor, carinho e histórias”.

Tatiane Keller, coordenadora do voluntariado do hospital, conta que nesta década a unidade ficou repleta de emoções, alegrias e surpresa, sempre visando o bem-estar do paciente.

“Sinto muito orgulho em trabalhar com voluntários que deixam seus afazeres para se dedicar ao próximo, com palavras de conforto, sorrisos, brincadeiras, histórias, amor e carinho. O voluntário é sinônimo de empatia”.

Leia a entrevista completa a seguir:

Tribuna de Jundiaí: Quando você decidiu fazer parte do voluntariado do HU?

Tatiane Keller: Entrei na coordenação do voluntariado há 2 anos, após um convite realizado pela diretoria. No entanto, estou no Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT) do HU desde 2010, onde compartilho meu tempo entre ser coordenadora do voluntariado e supervisora do SADT.

TJ: Como é ser coordenadora de algo tão importante? Como é a sua rotina? Quais desafios?

TK: Trabalhar em um hospital materno infantil é muito especial, ainda mais quando coordenando vários ‘bons corações’, como faço questão de intitulá-los. Meu maior desafio é conciliar a parte burocrática do voluntariado e as ações em si, pois todos os 300 voluntários devem estar em ordem com o hospital, como por exemplo: documentação, crachá, capacitação.

TJ: Você tem alguma experiência que te marcou? Emocionante?

TK: Uma das ações mais importantes e emocionantes foi o aniversário de 15 anos da paciente Ingrid Gonçalves Euzeio, que estava internada há 1 ano. Todos os voluntários ajudaram a fazer uma festa de para ela, cada um doou o que podia, como decoração, roupa, sapato e alimentação ficou por conta do hospital, já que a mesma tinha restrição alimentar. A festa foi na brinquedoteca do HU e recheada de emoção!

Ingrid ganhou uma festa de 15 anos repleta de emoções (Foto: Arquivo Pessoal)

TJ: Quais ações você desenvolveu nesta década?

TK: Implantei a cãoterapia, com os cães Apollo e Black da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), musicaterapia com o violinista Valdiner Rossi, Certificado de Coragem e festas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal, com doações de brinquedos para a garotada.

Pessoas em festa junina

No ano passado, os pacientes se divertiram na quermesse organizada pelo voluntariado (Foto: Arquivo Pessoal)

TJ: Para pessoas que desejam fazer trabalhos voluntários, o que você recomendaria? Existe algum pré-requisito?

TK: Recomendo que todos façam a experiência em se doar um pouco ao próximo, não precisa ser financeiramente, doar um pouco do seu tempo, do amor, do sorriso, nós achamos que estamos fazendo o bem ao próximo, mas no final estamos fazendo bem a nós mesmos!

Palhaços abraçados com equipe médica e profissionais do hospital na recepção do Hu

Atualmente, 18 grupos com 300 voluntários fazem parte do voluntariado do HU (Foto: Arquivo Pessoal)

Entrevistão

Prefeito reeleito de Itupeva, Rogério Cavalin, fala sobre planos e desafios para o novo mandato

Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, Cavalin destacou as prioridades para os próximos quatro anos na Prefeitura de Itupeva.

Published

on

Rogério Cavalin, prefeito de Itupeva, sorrindo e aplaudindo durante evento de campanha em Itupeva, com banner ao fundo destacando sua imagem.
Foto: Divulgação

Reeleito, Rogério Cavalin inicia seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Itupeva com o compromisso de dar continuidade aos projetos iniciados e enfrentar os desafios que a cidade apresenta. Em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, Cavalin destacou as prioridades para os próximos quatro anos na Prefeitura de Itupeva. Além disso, falou sobre as dificuldades enfrentadas e aprendizados durante…

Continue Reading

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Published

on

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continue Reading

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Published

on

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content