Morte de Ayrton Senna faz 25 anos nesta quarta
Connect with us

Esportes

Morte de Ayrton Senna faz 25 anos nesta quarta

Tricampeão da Fórmula 1 sofreu um trágico acidente na sétima volta do circuito italiano de Imola

Published

on

Atualizado há

Hoje completa 25 anos da morte de Ayrton Senna, que ficou conhecido como um mito da Fórmula 1. Ele morreu em um acidente no dia 1º de maio de 1994 no circuito italiano de Imola.

Nascido no dia 21 de março de 1960 em São Paulo, Ayrton Senna da Silva disputou 161grandes prêmios entre 1984 e 1994, conquistou três mundiais com a McLaren (1988, 1990 e 1991), 41 vitórias correndo por Lotus e McLaren, 65 pole positions, 80 pódios e quase 3 mil voltas na liderança nas corridas.

É menos que Michael Schumacher (7 títulos), Lewis Hamilton e Juan Manuel Fangio (5), Alain Prost e Sebastian Vettel (4), mas o essencial está em outra parte, na sua determinação e representatividade.

Carreira de Senna na Fórmula 1

Nos boxes da McLaren em 1988 e 1989 surgiu a rivalidade de Senna e com o “professor” Alain Prost, com quem disputou até a aposentadoria do francês no final de 1993, os transformou em grandes celebridades, não só pelos amantes do esporte.

“Vimos isso chegar aos grandes meios de comunicação, porque existia essa batalha humana entre dois pilotos de carisma, cultura e educação diferentes”, recorda Alain.

“Fiz muitas coisas, ganhei muitas corridas e campeonatos sem ele, mas nossa história está completamente ligada. Não há um momento em que, se você fala de Prost, não mencione Senna e vice-versa. Não só minha carreira, mas também minha vida está ligada a ele. Vivo com isso há cerca de 30 anos”, acrescenta Prost.

Piloto tinha aura diferente

Amigo do piloto, o jornalista francês Lionel Froissart diz que Senna tinha uma aura diferente e, mesmo após 25 anos, ele continua sendo lembrado por centenas de pessoas.

“Isso diz muito sobre sua personalidade. Faz parte desses personagens excepcionais tocados um pouco pela graça divina. Ele impunha de maneira natural uma distância, uma espécie de aura. Tínhamos a mesma idade, mas eu nunca teria dado um tapinha nas costas dele!”, afirma.

Apesar de todas polêmicas, conquistas e momentos difíceis, Senna deixou seu carisma registrado. Para o austríaco Gerhard Berger, companheiro de McLaren e amigo, ele “era um piloto excepcional”.

Acidente em sua última corrida

Senna, então com 34 anos, pilotava sua Williams Renault quando se chocou contra o muro de cimento da curva de Tamburello, em San Marino, na sétima volta.

A morte do piloto brasileiro aconteceu após um grave acidente de Rubens Barrichello e da morte do austríaco Roland Ratzenberger, provocou um grande impacto.

“Ayrton era um bom ser humano, com princípios e valores. E foi realmente espetacular o tempo que passou neste planeta”, diz Ron Dennis, seu chefe na McLaren.

Fonte: O Globo

Esportes

Atleta jundiaiense de fisiculturismo fica em 4º lugar em competição

Pedro Falasco, de 22 anos, disputou a categoria sub-23, em competição promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness

Published

on

Atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, exibe corpo em competição
O jovem atleta jundiaiense de fisiculturismo. Foto: Divulgação

No último domingo (16), o atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, de 22 anos, conquistou o 4º lugar na competição de fisiculturismo, categoria sub-23, promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness. O evento, realizado no Teatro Gamaro, na Mooca, em São Paulo, reuniu competidores de alto nível. Desempenho avaliado em detalhes Durante a competição, os atletas foram submetidos…

Continue Reading

Esportes

BMX: Jundiaí brilha na Copa do Brasil com quatro pódios

Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade

Published

on

Andrey Toledo, da equipe de BMX de Jundiaí, conseguiu um título e um terceiro lugar na Copa do Brasil em Indaiatuba
O jundiaiense Andrey Toledo conseguiu um título e um terceiro lugar na competição. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A equipe jundiaiense de BMX Racing fez bonito neste domingo (16) na Copa do Brasil, disputada em Indaiatuba. Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade. Resultados da equipe de Jundiaí de BMX Na categoria Boys 10 Aro 20, Andrey Toledo dominou a prova e conquistou o título de…

Continue Reading

Esportes

Ocelots Futebol Americano em duelo decisivo na semifinal da SPFL

Ocelots Futebol Americano busca vaga na final após superar adversários fortes, enfrentando agora os Moura Lacerda Dragons.

Published

on

Equipe do Ocelots Futebol Americano entrando em campo com uniformes pretos e laranja antes do jogo, com bandeira do time ao fundo
Ocelots Futebol Americano entra em campo com determinação para a semifinal da SPFL 2024. Foto: @jpfotos.esportes

O Ocelots Futebol Americano, equipe de Jundiaí, está a um passo de alcançar sua segunda final consecutiva em menos de um ano. No próximo domingo, dia 16 de junho, às 14h, o time enfrentará o Moura Lacerda Dragons em um confronto decisivo pela semifinal da SPFL - Série Diamante 2024, na Casa do Dragão, em Ribeirão Preto. Trajetória de sucesso…

Continue Reading

Esportes

Atleta de Jundiaí bate seu terceiro recorde brasileiro no ano

“Estamos em junho e igualo o número de recordes brasileiros que obtive o ano passado: dois no salto com vara e um no lançamento do dardo”, disse.

Published

on

Atleta de Jundiaí competindo em lançamento de dardo
Foto: Esporte Jundiaí

A homologação de competição realizada em maio confirmou a quebra de recorde da atleta de Jundiaí, Gislaine Cristina de Sá, no lançamento de dardo. De acordo com o resultado, Gislaine bateu um novo recorde brasileiro da categoria de 35 a 39 anos, com a marca de 32m90. A marca do recorde anterior era de 31,45 metros e pertencia à própria…

Continue Reading

Esportes

Jundiaí encerra 39° Jogos da Juventude com três títulos gerais

As equipes de Ginástica Artística Masculina, Atletismo Feminino e Handebol Feminino levaram o título de campeãs

Published

on

Equipe feminina de handebol de Jundiaí com as medalhas de ouro após conquistarem o título
O título do handebol feminino se juntou às conquistas do atletismo feminino e da ginástica masculina. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí encerrou sua participação nos 39° Jogos Abertos da Juventude, realizados em Araçatuba, com um desempenho destacado. A equipe de handebol feminino conquistou o título geral ao vencer Praia Grande na final por 15 a 11. Além disso, o time de futebol feminino garantiu a medalha de bronze ao superar Guarujá por 2 a 1. Na classificação geral, Jundiaí comemorou…

Continue Reading