Vítor dá lição de vida e vai com tudo na Corrida das Crianças
Conecte-se conosco

Esportes

Vítor dá lição de vida e vai com tudo na Corrida das Crianças

O pequeno Vítor tem a mobilidade reduzida e, por meio de um colete em que se apoia na mãe, ele também vai participar do evento

Publicado

em

Com 4 anos, ele vai dar um show de inclusão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No domingo (19), o Bolão vai receber a primeira Corrida das Crianças, com o intuito de difundir a prática esportiva entre os pequenos.

Um dos que vão participar é o Vítor, de 4 anos, dando um show de inclusão: mesmo com a mobilidade reduzida, ele vai juntinho com sua mãe, por meio de um colete próprio.

O colete será colocado nele e na mãe e, durante o percurso, o aparato vai permitir com que ele possa se locomover por meio do apoio do corpo dela.

“Quando eu vi que ia ter o evento fiquei já fiz a inscrição. Nós vamos chegar até o final, se não for com o colete, vai ser no meu colo ou na cadeira de rodas. Mas eu quero que ele participe, porque é uma corrida para as crianças e ele é criança também”, conta a mãe, Andrea Fazan.

E, mesmo com a mobilidade reduzida, a mãe conta que ele gosta muito de se movimentar e conversa por meio do sorriso e do olhar. “Levo ele em todos os lugares. No ano passado ele até dançou na Festa Junina da escola por meio do colete, junto com a professora”, relembra.

LEIA MAIS

Professora de Jundiaí ganha prêmio com projeto que ensina gentileza a alunos

Menino se emociona ao ganhar primeiro pedaço do bolo de irmão e vídeo viraliza

Vítor é portador de paralisia cerebral grau 5, após falta de oxigenação no cérebro causada pela aspiração de mecônio. “Durante a gravidez não houve nenhuma intercorrência, apenas na hora do parto”, diz a mãe.

Andrea ainda reitera que, independente de qualquer coisa, sempre vai dar um jeito de fazê-lo andar e ver o mundo. “Não tem problema se ele não andar, eu serei sempre a perna dele”, continua.

Ela ainda diz que, na primeira vez que andou com o filho por meio do colete, sentiu que ele era parte do seu próprio corpo. “É um momento de interação entre mãe e filho”, conta.

“Não tem problema se ele não andar, eu serei sempre a perna dele”, diz a mãe (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A corrida

Cerca de 500 crianças vão participar do evento, na pista de atletismo do Bolão no domingo (19), a partir das 08h. Além de Vítor, haverá também outras crianças com deficiência.

O evento é uma das atividades que a Prefeitura de Jundiaí desenvolve para a aplicação das políticas públicas direcionadas para as crianças na cidade.

“O evento é um sucesso, encerramos as 500 vagas em menos de 24h. Queremos propor uma experiência positiva do esporte para essas crianças. E nós temos a visão do todo: independente de mobilidade, da condição social, queremos universalizar o acesso a essas políticas públicas”, explica o assessor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, Felipe Cunha.

Para a vice-diretora da Escola Superior de Educação Física (ESEF), as crianças tem o impulso de se movimentar e o sedentarismo vai contra o impulso natural dessa fase da vida.

“A nossa forma de ser, principalmente das crianças, está baseado no 3D, no pegar, no sentir, no interagir. Isso requer movimento e gera, além de ganhos físicos, o desenvolvimento das redes neurais”, reiteira.

Durante a manhã o espaço do Bolão ainda receberá outras atividades para toda a família.

Esportes

Promessas de Jundiaí vão à França para Campeonato Mundial de BMX: ‘Conto com sua torcida’

Os jovens atletas de BMX de Jundiaí devem embarcar para França no próximo mês e a torcida pra trazer os prêmios para casa está enorme.

Publicado

em

Jovens em bicicletas
Luca e Andrey representam Jundiaí em vários competições de motocross desde os 5 anos de idade (Foto: Arquivo Pessoal/Aroldo Toledo)

Os jundiaienses Luca Grigoletto (14), e Andrey Toledo (7), vão representar Jundiaí e o Brasil no Mundial de BMX na França. Conheça um pouco mais sobre esses atletas, que já são promessa da cidade. Luca Luca é o atual Campeão Paulista e Brasileiro de Bicicross, e em julho, disputará uma prova internacional na pista de Londrina-PR. O atleta pratica a…

Continuar lendo

Esportes

Delegação jundiaiense embarca rumo ao JOMI 2022

Para este primeiro dia, partiram dois ônibus e uma van com atletas e comissão técnica. Na quinta-feira (26) mais um ônibus sairá de Jundiaí, desta vez com os demais participantes de outras modalidades

Publicado

em

Delegação de Jundiaí
Delegação jundiaiense parte rumo aos Jogos de Melhor Idade 2022. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior parte da delegação do TIME Jundiaí embarcou nesta quarta-feira (25) rumo à cidade de Cerquilho, no interior paulista, onde acontecerão os Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2022. Para este primeiro dia, partiram dois ônibus e uma van com atletas e comissão técnica. Na quinta-feira (26) mais um ônibus sairá de Jundiaí, desta vez com os demais participantes de…

Continuar lendo

Esportes

Arena Cross 2022 em Jundiaí: torneio será transmitido pelo SporTV

Com ingressos esgotados, a transmissão se torna uma das principais alternativas para o público assistir em tempo real as provas das principais categorias.

Publicado

em

Torneio de Arena Cross
A 1ª etapa do torneio acontecerá na Av. Alexandre Ludke, próximo ao Paço Municipal, em Jundiaí (Foto: Duda Bairros)

A temporada 2022 do Arena Cross começa no próximo sábado (28), em Jundiaí, e contará com a transmissão ao vivo do SporTV, das 21h às 22h30. Nas últimas edições, o campeonato atingiu mais de um milhão de espectadores durante às exibições no SporTV. Com ingressos esgotados para a abertura em Jundiaí, a transmissão pelo SporTV se torna uma das principais…

Continuar lendo

Esportes

Enxadrista de Jundiaí ‘sobe no pódio’ de campeonato amistoso de Xadrez

O amistoso aconteceu em Sorocaba, mas no dia 29 de maio, haverá um novo torneio em Jundiaí.

Publicado

em

Atletas mirins de Xadrez
Jessé da Rocha Feitosa foi o melhor classificado do grupo jundiaiense, levando o 3° lugar no campeonato (Foto: Divulgação)

Jovens atletas de Jundiaí fizeram bonito no campeonato amistoso de xadrez, realizado no último sábado (14) no Clube de Xadrez de Sorocaba. O torneio blitz funciona como um treinamento para os Jogos Regionais da Juventude deste ano. Assim, 15 enxadristas jundiaienses participaram. Os atletas representaram a Associação Jundiaiense de Enxadristas 13 de Agosto e o projeto “Xadrez para Todos". O…

Continuar lendo

Esportes

Rafael Ramos é preso por injúria racial; Corinthians paga fiança

O jogador foi autuado após o volante Edenilson prestar uma queixa-crime contra ele.

Publicado

em

Rafael Ramos do Corinthians é acusado de injúria racial (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O lateral-direito do Corinthians Rafael Ramos, foi preso em flagrante neste sábado (14) depois de ser acusado de praticar racismo contra Edenilson, do Internacional. O jogador foi preso no vestiário do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Logo depois da 0h, o Corinthians fez o pagamento da fiança, no valor de R$10 mil. Rafael foi autuado após o volante Edenilson prestar…

Continuar lendo