Vítor dá lição de vida e vai com tudo na Corrida das Crianças
Connect with us

Esportes

Vítor dá lição de vida e vai com tudo na Corrida das Crianças

O pequeno Vítor tem a mobilidade reduzida e, por meio de um colete em que se apoia na mãe, ele também vai participar do evento

Published

on

Com 4 anos, ele vai dar um show de inclusão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No domingo (19), o Bolão vai receber a primeira Corrida das Crianças, com o intuito de difundir a prática esportiva entre os pequenos.

Um dos que vão participar é o Vítor, de 4 anos, dando um show de inclusão: mesmo com a mobilidade reduzida, ele vai juntinho com sua mãe, por meio de um colete próprio.

O colete será colocado nele e na mãe e, durante o percurso, o aparato vai permitir com que ele possa se locomover por meio do apoio do corpo dela.

“Quando eu vi que ia ter o evento fiquei já fiz a inscrição. Nós vamos chegar até o final, se não for com o colete, vai ser no meu colo ou na cadeira de rodas. Mas eu quero que ele participe, porque é uma corrida para as crianças e ele é criança também”, conta a mãe, Andrea Fazan.

E, mesmo com a mobilidade reduzida, a mãe conta que ele gosta muito de se movimentar e conversa por meio do sorriso e do olhar. “Levo ele em todos os lugares. No ano passado ele até dançou na Festa Junina da escola por meio do colete, junto com a professora”, relembra.

LEIA MAIS

Professora de Jundiaí ganha prêmio com projeto que ensina gentileza a alunos

Menino se emociona ao ganhar primeiro pedaço do bolo de irmão e vídeo viraliza

Vítor é portador de paralisia cerebral grau 5, após falta de oxigenação no cérebro causada pela aspiração de mecônio. “Durante a gravidez não houve nenhuma intercorrência, apenas na hora do parto”, diz a mãe.

Andrea ainda reitera que, independente de qualquer coisa, sempre vai dar um jeito de fazê-lo andar e ver o mundo. “Não tem problema se ele não andar, eu serei sempre a perna dele”, continua.

Ela ainda diz que, na primeira vez que andou com o filho por meio do colete, sentiu que ele era parte do seu próprio corpo. “É um momento de interação entre mãe e filho”, conta.

“Não tem problema se ele não andar, eu serei sempre a perna dele”, diz a mãe (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A corrida

Cerca de 500 crianças vão participar do evento, na pista de atletismo do Bolão no domingo (19), a partir das 08h. Além de Vítor, haverá também outras crianças com deficiência.

O evento é uma das atividades que a Prefeitura de Jundiaí desenvolve para a aplicação das políticas públicas direcionadas para as crianças na cidade.

“O evento é um sucesso, encerramos as 500 vagas em menos de 24h. Queremos propor uma experiência positiva do esporte para essas crianças. E nós temos a visão do todo: independente de mobilidade, da condição social, queremos universalizar o acesso a essas políticas públicas”, explica o assessor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, Felipe Cunha.

Para a vice-diretora da Escola Superior de Educação Física (ESEF), as crianças tem o impulso de se movimentar e o sedentarismo vai contra o impulso natural dessa fase da vida.

“A nossa forma de ser, principalmente das crianças, está baseado no 3D, no pegar, no sentir, no interagir. Isso requer movimento e gera, além de ganhos físicos, o desenvolvimento das redes neurais”, reiteira.

Durante a manhã o espaço do Bolão ainda receberá outras atividades para toda a família.

Esportes

Atleta jundiaiense de fisiculturismo fica em 4º lugar em competição

Pedro Falasco, de 22 anos, disputou a categoria sub-23, em competição promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness

Published

on

Atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, exibe corpo em competição
O jovem atleta jundiaiense de fisiculturismo. Foto: Divulgação

No último domingo (16), o atleta jundiaiense de fisiculturismo, Pedro Falasco, de 22 anos, conquistou o 4º lugar na competição de fisiculturismo, categoria sub-23, promovida pela SPFF – São Paulo Fisiculturismo e Fitness. O evento, realizado no Teatro Gamaro, na Mooca, em São Paulo, reuniu competidores de alto nível. Desempenho avaliado em detalhes Durante a competição, os atletas foram submetidos…

Continue Reading

Esportes

BMX: Jundiaí brilha na Copa do Brasil com quatro pódios

Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade

Published

on

Andrey Toledo, da equipe de BMX de Jundiaí, conseguiu um título e um terceiro lugar na Copa do Brasil em Indaiatuba
O jundiaiense Andrey Toledo conseguiu um título e um terceiro lugar na competição. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A equipe jundiaiense de BMX Racing fez bonito neste domingo (16) na Copa do Brasil, disputada em Indaiatuba. Os pilotos conquistaram um título, um segundo lugar e dois terceiros lugares, mostrando a força do esporte na cidade. Resultados da equipe de Jundiaí de BMX Na categoria Boys 10 Aro 20, Andrey Toledo dominou a prova e conquistou o título de…

Continue Reading

Esportes

Ocelots Futebol Americano em duelo decisivo na semifinal da SPFL

Ocelots Futebol Americano busca vaga na final após superar adversários fortes, enfrentando agora os Moura Lacerda Dragons.

Published

on

Equipe do Ocelots Futebol Americano entrando em campo com uniformes pretos e laranja antes do jogo, com bandeira do time ao fundo
Ocelots Futebol Americano entra em campo com determinação para a semifinal da SPFL 2024. Foto: @jpfotos.esportes

O Ocelots Futebol Americano, equipe de Jundiaí, está a um passo de alcançar sua segunda final consecutiva em menos de um ano. No próximo domingo, dia 16 de junho, às 14h, o time enfrentará o Moura Lacerda Dragons em um confronto decisivo pela semifinal da SPFL - Série Diamante 2024, na Casa do Dragão, em Ribeirão Preto. Trajetória de sucesso…

Continue Reading

Esportes

Atleta de Jundiaí bate seu terceiro recorde brasileiro no ano

“Estamos em junho e igualo o número de recordes brasileiros que obtive o ano passado: dois no salto com vara e um no lançamento do dardo”, disse.

Published

on

Atleta de Jundiaí competindo em lançamento de dardo
Foto: Esporte Jundiaí

A homologação de competição realizada em maio confirmou a quebra de recorde da atleta de Jundiaí, Gislaine Cristina de Sá, no lançamento de dardo. De acordo com o resultado, Gislaine bateu um novo recorde brasileiro da categoria de 35 a 39 anos, com a marca de 32m90. A marca do recorde anterior era de 31,45 metros e pertencia à própria…

Continue Reading

Esportes

Jundiaí encerra 39° Jogos da Juventude com três títulos gerais

As equipes de Ginástica Artística Masculina, Atletismo Feminino e Handebol Feminino levaram o título de campeãs

Published

on

Equipe feminina de handebol de Jundiaí com as medalhas de ouro após conquistarem o título
O título do handebol feminino se juntou às conquistas do atletismo feminino e da ginástica masculina. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí encerrou sua participação nos 39° Jogos Abertos da Juventude, realizados em Araçatuba, com um desempenho destacado. A equipe de handebol feminino conquistou o título geral ao vencer Praia Grande na final por 15 a 11. Além disso, o time de futebol feminino garantiu a medalha de bronze ao superar Guarujá por 2 a 1. Na classificação geral, Jundiaí comemorou…

Continue Reading