É falso vídeo dizendo que Bolsonaro doou R$ 17 milhões ao RS
Conecte-se conosco

Fato ou Boato

É falso vídeo dizendo que Bolsonaro doou R$ 17 milhões ao RS

Reportagem da Agência Lupa, por Ítalo Rômany

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) resolveu doar R$ 17 milhões para ajudar às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Segundo o registro, o dinheiro veio das doações efetuadas via Pix por apoiadores do ex-presidente ano passadoÉ falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

O ex-presidente da República, o senhor Jair Bolsonaro, ainda internado no hospital para tratar de algumas enfermidades e, após um obsequioso silêncio diante da tragédia que se abateu sobre o Estado do Rio Grande do Sul, resolveu vir a público para anunciar que irá doar todo o dinheiro arrecadado via Pix, dinheiro que seria destinado a pagamento de multas pelas infrações cometidas no tempo da pandemia. Mas, como essas multas foram anistiadas, ele resolveu doar todo esse dinheiro para o povo, que deu a ele uma ampla margem de votos durante as eleições de 2022 no ato de extremo patriotismo, de amor ao próximo” – Trecho de vídeo que circula no WhatsApp

O registro que está sendo compartilhado nas redes é uma versão manipulada de um vídeo publicado no canal Portal do José, do professor ​​José Fernandes Junior, no domingo (12). O trecho isolado dá a impressão de que Fernandes Junior realmente anunciou uma doação de R$ 17 milhões por parte de Bolsonaro. A afirmação, entretanto, faz parte de uma crítica do professor ao ex-presidente e seus apoiadores.

Na gravação original, Fernandes Junior revela logo em seguida que se trata de uma ‘ficção’ (a partir do minuto 1’38”). “Evidentemente você percebeu que isso é uma grande ficção. Porque a história não bate em nenhuma ponta”, diz. O youtuber ainda reforça a crítica: “Não há solidariedade, não há empatia, não há amor ao próximo. Essa gente só consegue reunir pessoas para dar golpes, para atacar a democracia”.

Até o início da tarde de terça-feira (14), não havia evidências de que o ex-presidente realizou a doação no valor de R$ 17 milhões para ajudar às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Não há qualquer publicação nas redes de Bolsonaro (InstagramFacebook, X) que mencione o assunto, tampouco há na imprensa alguma publicação que confirme a informação. 

Em nota, o governo do Rio Grande do Sul explicou que, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informações referentes a doações só podem ser divulgadas com a anuência do doador. No entanto, o PIX do SOS Enchentes não recebeu nenhuma doação cujo montante único tenha sido de R$ 17 milhões.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria do ex-presidente por WhatsApp questionando o conteúdo do vídeo, mas não houve retorno. 

Fato ou Boato

Governo Federal não enviou alimentos vencidos ao RS; vídeo é antigo

Reportagem da Agência Lupa, por Maiquel Rosauro

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Publicação nas redes sociais alega que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está encaminhando para o Rio Grande do Sul produtos vencidos, com data de validade expirada há seis meses. O post é acompanhado de um vídeo no qual o narrador relata a existência de cestas básicas não entregues à população e mostra um pacote de farinha…

Continuar lendo

Fato ou Boato

Governo do RS nega que Madonna doou R$ 10 milhões para ajudar vítimas das enchentes

Reportagem da Agência Lupa, por Gabriela Soares

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Circula nas redes sociais publicações afirmando que a cantora Madonna fez uma doação no valor de R$ 10 milhões para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: “Madonna doa R$10 milhões…

Continuar lendo

Fato ou Boato

Envio de remédios doados ao RS é alvo de onda de fakes; entenda regras

Reportagem da Agência Lupa, por Carol Macário.

Publicado

em

Por

Farmácia municipal de Sinimbu, no interior do RS, ficou destruída (Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini)

Uma onda de boatos nas redes sociais sugere que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estaria barrando o transporte de medicamentos para o Rio Grande do Sul. Até o momento, não há qualquer relato público de que produtos farmacêuticos tenham sido impedidos de serem enviados ao Sul pela Anvisa.  O que já circulou foram depoimentos de atrasos em alguns aeroportos em…

Continuar lendo

Fato ou Boato

É falso que Luciano Hang enviou mais helicópteros ao RS que a Força Aérea Brasileira

Reportagem da Agência Lupa, por Gabriela Soares

Publicado

em

Por

Circulam pelas redes sociais publicações que afirmam que o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamento Havan, enviou, sozinho, mais helicópteros ao Rio Grande do Sul para resgatar vítimas das enchentes do que a Força Aérea Brasileira (FAB). É falso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira…

Continuar lendo

Fato ou Boato

É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

Reportagem da Agência Lupa, por Gabriela Soares

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual uma mulher afirma que o Exército enviou entre 2 e 3 helicópteros para atender as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul (RS). É falso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: “O Exército…

Continuar lendo
Publicidade