FATO ou BOATO: Justiça proibiu pai de ver filha, por não querer se vacinar
Connect with us

Fato ou Boato

FATO ou BOATO: Justiça proibiu pai de ver filha, por não querer se vacinar

O processo foi movido pela Defensoria Pública em segredo de justiça, justamente por se tratar de uma criança

Published

on

Atualizado há

Pai é impedido por Justiça de Passo Fundo (RS) de visitar a filha, por não querer se vacinar contra a Covid19
Pai é proibido de visitar a filha de um ano de idade por não tomas vacina contra Covid19 (Foto: PIXABAY)

Nos grupos de mensagem viralizou uma notícia dizendo que, por meio de uma liminar, a Justiça de Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul (RS), impediu um homem de visitar a filha, de um ano de idade. O motivo seria a recusa dele em tomar a vacina contra Covid-19.

A notícia é real, mas é claro que tem alguns detalhes que devem ser considerados. A decisão, da Vara de Família de Passo Fundo, é de 13 de setembro. O processo foi movido pela Defensoria Pública em segredo de justiça, justamente por se tratar de uma criança. 

A defensora pública Vivian Rigo, que atua no caso, afirmou que os pais da criança possuem acordo de guarda compartilhada. Porém, há dois meses, o homem contraiu coronavírus e foi internado em estado grave. Por esse motivo, ele é o principal suspeito de ter transmitido a doença para a menina. Ao se recuperar, o pai continuou a fazer visitas, mesmo frequentando lugares com aglomeração, sem o uso de máscara, de acordo com a mãe.

Pelo risco à saúde da criança, a mãe, já vacinada com a primeira dose, procurou a Defensoria Pública para suspender as visitas, até que o pai tome as duas doses da vacina.

Ainda segundo a defensora, o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior considerou “que os pais devem tomar todas as medidas necessárias para proteção dos infantes, que neste momento não estão sendo imunizados”. Sendo comprovada a conclusão da vacinação, o acordo da guarda compartilhada voltará a valer e o pai poderá voltar a conviver com a filha.

Fonte: R7

Fato ou Boato

É FAKE! Receita Federal não cobra imposto sobre PIX acima de R$ 5 mil; cuidado com boletos falsos

As novas regras de monitoramento financeiro são de obrigação das instituições financeiras e não dos contribuintes.

Published

on

Print de mensagem enviada por golpistas.
Print de mensagem enviada por golpistas (Foto: Divulgação/ Receita Federal)

Mensagens falsas têm sido compartilhadas nas redes sociais, alegando a criação de um imposto sobre movimentações financeiras realizadas via PIX que superem R$ 5 mil por mês. Os golpistas enviam boletos fraudulentos e utilizam logotipos que imitam os da Receita Federal para dar credibilidade à fraude. A Receita esclareceu que não existe qualquer tipo de tributação sobre PIX, e que…

Continue Reading

Fato ou Boato

Eleições 2024: é mentira que o voto valerá como prova de vida, esclarece TSE

A Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que o voto servirá como prova de vida ao INSS nas eleições 2024.

Published

on

Urna eleições 2024
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou esclarecimentos importantes para as eleitoras e os eleitores em relação às eleições 2024. Abaixo, estão os principais pontos abordados pela instituição: O voto como exercício da cidadania Em primeiro lugar, o TSE destaca que o momento do voto representa o exercício do direito de escolha de cada eleitora e eleitor. O objetivo central é…

Continue Reading

Fato ou Boato

É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Reportagem da Agência Lupa, por Catiane Pereira

Published

on

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma que corpos estão sendo congelados em frigoríficos no bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na gravação, uma mulher, não identificada, diz que haveria aproximadamente 2 mil corpos no local. É falso.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:  "TÃO CONGELANDO…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo