Figo: Conheça os benefícios de incluir essa fruta na sua lista de compras
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Figo: Conheça os benefícios de incluir essa fruta na sua lista de compras

O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas, para ajudar a sua saúde.

Publicado

em

Atualizado há

Figos
Essa fruta consegue ter propriedades digestivas que podem ajudar na melhoria do trânsito intestinal (Foto 2: Vladislav Nosick/ Canva)

Fruta originária da Ásia e do Oriente médio, o figo é muito cultivado em diversas partes do mundo. Normalmente consumido natural ou em receitas culinárias, o figo é fonte de muitos nutrientes para o nosso organismo como o carboidrato, fibras, potássio, manganês, cálcio e vitaminas A, B1, B6, C e K.

Além disso, a fruta é rica em flavonides e antioxidantes, como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico entre outros. Eles combatem o envelhecimento precoce e o aparecimento de outras doenças.

Com o alto índice de fibras, o figo também tem propriedades digestivas que podem ajudar na melhoria do trânsito intestinal, como também contribui com a perda de peso.

(Foto: Stux – Pixabay/ Canva)

Benefícios para saúde

Evita a pressão alta

O figo ajuda a controlar a pressão alta por ter uma grande quantidade de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina. Assim, essa fruta pode evitar complicações como o infarto ou derrame. Como é rico em nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias, o figo melhora o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e evitando a pressão alta.

Protege o coração

Como uma boa fonte de potássio, ajuda também a diminuir a tensão nos vasos sanguíneos, contribuindo para baixar a pressão arterial. Além de também regular os batimentos cardíacos. As fibras solúveis, que estão no figo, conseguem reduzir a absorção de gordura, eliminando o colesterol ruim da corrente sanguínea.

(Foto: Vladislav Nosick/ Canva)

Previne o risco de câncer

Como possui diversos antioxidantes, o fico também ajuda a combater o excesso de radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.

Perda de peso

O figo tem um pequeno percentual calórico, além de ter um baixo teor de sódio, evitando a retenção de líquido. Além de ser uma boa fonte de fibra dietética e por esse motivo, aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda no processo de emagrecimento.

Previne o envelhecimento precoce

Os antioxidantes do figo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque combate os radicais livre no nosso organismo, que é responsáveis pelos danos da células da pele, o que previne a flacidez e a formação de rugas.

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade