Cuidados com o jardim? Confira como fazer inseticidas caseiros
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Cuidados com o jardim? Confira como fazer inseticidas caseiros

Está tendo atacas de pragas em seu jardim? Veja dicas de inseticidas caseiros para te ajudar a acabar com elas.

Publicado

em

Atualizado há

Você pode dar um ponto final a essas pragas com o que tem em casa. (Foto: Welcomia/ Canva)

Na sua horta ou jardim já apareceram alguns bichinhos querendo comer as plantas, não é mesmo? Ou então estão comidas, com as bordas das folhas um pouco diferentes, pode ser que a sua planta esteja sofrendo de um ataque de pragas.

Desta forma, o Horta e Jardim, vai te apresentar alguns inseticidas para você fazer na sua casa e conseguir eliminar essas pragas da sua horta ou jardim.

(Foto: Welcomia/ Canva)

Tipos de inseticidas e como fazer

Com coentro

O coentro é bom para pragas e pulgões. Para fazer esse inseticida você precisa de 10 folhas da planta e um litro de água. É só cozinhar as folhas por 10 minutos, e depois de frio é só colocar em um borrifador e aplicar onde tem as pragas.

Com leite

O leite tem diversos sais e aminoácidos na sua composição, e são exatamente essas substâncias que ajudam a aumentar a resistência das plantas. O leite consegue modificar as características da folha, como o seu pH, gorduras e alguns nutrientes, o que permite a instalação de patógenos.

Para fazer seu inseticida, a cada 1 parte de leite, use 5 partes de água. Depois coloquei tudo em um borrifador e misture bem, assim que estiver bem homogêneo é só pulverizar sobre as folhas da planta. Vale a pena lembrar que essa mistura não pode ser guardada para usar depois, por isso, faça o tanto que ache necessário.

Com Pimenta e Alho

Com essas dois ingredientes fica ainda mais fácil cuidar das plantas de forma fácil e barata. Para esse inseticida, você precisa de 100g de alho, 100g de pimenta e 2 litros de álcool.

Primeiro, bata o alho e a pimenta no liquidificador ou mixer. Em seguida, coloque a mistura em uma garrafa de cor escura junto com o álcool. Reserve por sete dias. Depois do tempo de espera, dilua 100ml da mistura a cada 10 litros de água e pulverize nas plantas.

(Foto: Bdspn)

Com sabão de coco

O sabão de coco age sobre os insetos de corpo mole, como pulgão, lagartas e a mosca branca. Para fazer o inseticida, raspe o sabão de coco até em cerca de uma colher de sopa. Depois disso, misture com um litro de água morna. Agite bastante, até que todo o sabão dissolva, depois disso é só pulverizar nas folhas, na parte da frente e principalmente atrás delas.

A dica nesse caso, é sempre pulverizar no final do dia, de preferencia quando o sol já não estiver mais batendo diretamente na planta, para não correr o risco de queimar as folhas. Além disso, assim como o leite, o inseticida de sabão de coco não pode ser guardado.

Com Vinagre de Maçã

O Vinagre de Maçã tem ação fungicida, ou seja, afasta os fungos da plantas. Para fazer o inseticida, a cada duas colheres de sopa de vinagre de maçã, você usa meio litro de água. Misture bem, até que tudo esteja homogêneo, coloque em um borrifador e pulverize na planta. Essa mistura também não pode ser guardada.

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade