Veja dicas de como plantar alecrim em casa
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Veja dicas de como plantar alecrim em casa

Um aroma marcante e sabor inconfundível fazem esta erva uma das preferidas para receitas culinárias e medicinais.

Publicado

em

Atualizado há

Alecrim
Com os cuidados certos, você consegue ter essa maravilhosa erva plantada em sua casa. (Foto: Bit245/ Canva)

O alecrim é uma erva muito conhecida, principalmente pelo seu cheiro marcante e que muitas pessoas amam. Mas isso não é tudo, essa erva tem diversos efeitos medicinais e que fazem bem para a nossa saúde.

Além disso, o alecrim é bastante utilizado na culinária, com receitas deliciosas e em drinks, que ganham um charme e gostinho especiais com a erva.

Alecrim
(Foto: Correcaminos112/ Canva)

O alecrim é conhecido desde a Grécia antiga como uma planta mística, simbolizando a justiça. De acordo com gregos, a planta só brotava na casa dos justos. Com os cuidados certos, você pode plantar e cultivar essa maravilhosa erva em casa. Por isso, hoje o Horta e Jardim te mostra como fazer esse cultivo e algumas dicas de cuidados.

Como plantar Alecrim

Alecrim
(Foto: GPimages/ Canva)

Plantio

A forma mais indicada para o plantio do alecrim é através do processo de reprodução assexuada, chamada de estaquia, e não por semente, como normalmente fazemos com outras ervas e plantas.

Esse processo pode ser feito a partir de uma ramo da planta mãe, que é retirado da extremidade de uma parte mediana, com cerca de 10 centímetros de comprimento. Retire as folhas inferiores e em seguida planta em um vaso ou no recipiente de sua escolha, com uma mistura de substrato para mudas, deixe enraizar por algumas semanas e depois planta no local definitivo que ele deverá ficar.

Solo, regas e sol

Na sua horta, deixe sempre um espaço vazio em volta do alecrim, de cerca de 80 cm, para que ele cresça e se desenvolva melhor. A erva gosta de sol pleno, ou seja, o dia todo se puder, ou no mínimo de 4 horas de exposição ao sol direto.

(Foto: Lachlan Ross – Pexels/ Canva)

Por ser uma planta de origem do Mediterrâneo, suas folhas finas e pontudas conseguem tolerar o frio e os ventos. Em relação as regas, não são exigentes e podem aguentar por bastante tempo, até que o solo esteja seco de novo. Desde que, o substrato do solo esteja adubado minimamente e bem drenado, antes da próxima rega.

Colheita

Para a colheita, existe uma regra: jamais retire somente as folhas, tire o ramo que for usar. A dica é cortar com tesoura ou uma faca muito afiada, para não prejudicar a planta, além de evitar deixar os “cotocos”, o corte deve ser feito rente a folha que vai ficar.

Horta e Jardim

Aprenda a cultivar manga em vasos

A manga é uma fruta tropical amada por muitos, mas seu cultivo exige atenção a detalhes específicos

Publicado

em

Por

Cultivar manga em vasos pode ser uma alternativa interessante e viável para quem não possui espaço suficiente para um pomar tradicional. A manga é uma fruta tropical amada por muitos, mas seu cultivo exige atenção a detalhes específicos, especialmente quando cultivada em vasos. Este artigo fornecerá um guia passo a passo sobre como cultivar mangueiras em vasos, abordando a escolha…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Como reconhecer plantas com falta de sol

Entender os sinais de que suas plantas precisam de mais luz pode garantir que elas floresçam e atinjam seu potencial máximo

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A luz solar é um dos fatores mais cruciais para a saúde das plantas, desempenhando um papel fundamental na fotossíntese, o processo pelo qual as plantas produzem energia. No entanto, identificar a falta de sol em suas plantas pode ser um desafio, especialmente para jardineiros menos experientes. Este artigo detalhará os sinais de que suas plantas podem estar sofrendo de…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Plantas amigas: o que cultivar no mesmo canteiro

Além de otimizar o espaço, essa técnica pode melhorar a saúde das plantas, aumentar a produtividade e até controlar pragas naturalmente

Publicado

em

Por

A técnica de cultivar diferentes tipos de plantas juntas, conhecida como consórcio ou companheirismo vegetal, é uma prática agrícola milenar. Além de otimizar o espaço, essa técnica pode melhorar a saúde das plantas, aumentar a produtividade e até controlar pragas naturalmente. Aqui, exploraremos como escolher plantas amigas para cultivar juntas em canteiros ou vasos, os benefícios dessa prática e algumas…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cultivo de vegetais no outono: dicas para uma horta produtiva e saudável

Cultivar vegetais de estação não só garante uma colheita abundante, mas também contribui para a sustentabilidade do seu jardim

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O outono é uma época de transição e clima mais ameno, que oferece condições ideais para o cultivo de uma variedade de vegetais que podem enriquecer sua dieta e embelezar seu jardim. Cultivar vegetais de estação não só garante uma colheita abundante, mas também contribui para a sustentabilidade do seu jardim, aproveitando melhor os recursos naturais disponíveis. Aqui estão algumas…

Continuar lendo

Horta e Jardim

5 plantas ideais para ter no escritório: aumente a produtividade e o bem-estar

Experimente incorporar um pouco de verde ao seu espaço de trabalho e aproveite os benefícios que as plantas podem trazer para o seu dia-a-dia

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Ter plantas no escritório não só adiciona um toque de verde ao ambiente, mas também traz uma série de benefícios para a saúde e a produtividade dos funcionários. Além de purificar o ar e aumentar a umidade, as plantas podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor. Se você está procurando adicionar um pouco de vida vegetal ao…

Continuar lendo
Publicidade