Aprenda como plantar salsinha e ter o tempero sempre fresquinho em casa
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Aprenda como plantar salsinha e ter o tempero sempre fresquinho em casa

Muito usa no preparo de alimentos e diversas receitas, a salsinha faz muito bem pra saúde, já que na sua composição estão as vitaminas A e C

Publicado

em

Atualizado há

A salsa ou salsinha é uma erva que pode ser cultiva uma ou duas vezes no ano, ou seja ela é bienal ou anual. Nativa da região mediterrânica central, mas naturalizada por todo território europeu, sendo cultivada como condimento ou hortaliça.

A salsa ou salsinha é uma erva que pode ser cultivada uma ou duas vezes no ano, ou seja ela é bienal ou anual. Nativa da região mediterrânica central, mas naturalizada por todo território europeu, é cultivada como condimento ou hortaliça.

Muito usada no preparo de alimentos e diversas receitas, a salsinha faz muito bem pra saúde, já que na sua composição estão as vitaminas A e C, ela também tem um grande potencial diurético e ajuda na digestão.

Dessa forma, o Horta e Jardim vai te ensinar a como plantar e cuidar da sua salsinha em casa.

(Foto: Mizina/ Canva)

Como plantar Salsa

Solo

A salsa precisa de um solo muito bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Mas também precisar estar sempre com o sue pH controlado entre 5,8 e 7,2. Outra dica é que a salsinha é um erva rústica, por esse motivo ela consegue se desenvolver em diversas condições de solo. Dessa maneira, se desenvolve também em solos pouco férteis, mas o mais indicado é que tudo esteja correto para o seu melhor desenvolvimento.

(Foto: LenkaPrusova/Canva)

Clima

Essa erva consegue se desenvolver em diversos climas, mas com seu desenvolvimento melhor em regiões de climas amenos. Já que as altas temperaturas induzem a um florescimento precoce da planta.

Para o seu crescimento é melhor que ela pegue sol diretamente ou parcialmente. Em lugares de climas mais quentes, a dica é deixar a planta em lugares frescos, na sombra, mas bem iluminado, sem exposição direta ao sol.

Germinação da salsinha

(Foto: Motorolka/ Canva)

Você encontra sementes da salsinha em lojas especificas de jardinagem, porém elas levam cerca de duas a seis semanas para germinar. A dica, neste caso, é deixar de molho na água morna por um dia para acelerar esse processo e já plantar em um local definitivo.

Depois de germinadas e criando raízes, elas podem chegar a até 80 cm de altura, e cerca de 50 cm de profundidade.

Irrigação

Neste caso, a irrigação deve acontecer sempre que o solo estiver seco. Já que a salsa gosta do solo sempre úmido, mas nunca encharcado, porque pode apodrecer a raiz.

Colheita

A colheita das folhas são indicadas para começar cerca de 60 a 90 dias depois do seu plantio. Quando a planta já estiver com, aproximadamente, cerca de 12 a 16cm de altura. Retire sempre as folhas que estejam mais externas e inteiras da planta, ou seja, é preciso que seja retirada no talo.

(Foto: Nicolesy/Canva)

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade