Mata-Mato: aprenda a fazer veneno caseiro e elimine as ervas daninhas
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Mata-Mato: aprenda a fazer veneno caseiro e elimine as ervas daninhas

Aprenda a combater as ervas daninhas de uma vez por todas e deixar o seu quintal seguro.

Publicado

em

Atualizado há

Pessoa puxando mato
esse "mato" cresce com mais rapidez nas estações mais quentes do ano, como primavera e verão. (Foto: Sergii Petruk/ Canva)

Quando você começa a cultivar um jardim, algumas ervas daninhas também podem começar a aparecer. Porém, elas fazem mal para seu jardim, porque crescem com muita facilidade, o que acaba sufocando as suas plantas.

Esse “mato” cresce com mais rapidez nas estações mais quentes do ano, como primavera e verão. É nesse momento em que elas encontram as melhores condições para crescer e se desenvolver, como a temperatura e luminosidade.

Por isso, hoje o Horta e Jardim te ensina formas de fazer em casa um herbecida “Mata-Mato”, veneno que conseguirá eliminar as ervas daninhas de seu jardim ou sua horta, rapidamente.

Erva daninha
Foto: Savany/ Canva

Como fazer o ‘mata-mato’

Receita e como usar

Essa receita caseira, além de super fácil, é barata. Ela tem os mesmo resultados de outras fórmulas de Mata-Mato compradas em lojas especializadas.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 100 ml de detergente;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha, mexa bem para que o sal e o bicarbonato consigam se dissolver por completo. Assim que a mistura ficar bem líquida, transfira para um borrifador e depois aplique diretamente no mato que deseja eliminar. Esse solução dará cerca de um litro de produto Mata-Mato.

Vantagens do veneno caseiro

(Foto: tigerhbu11 – Pixabay/ Canva)

A maior vantagem é o tempo de atuação do produto, que é muito mais rápido, já que demora cerca de três dias para os matos já estarem secos. Entre o sétimo dia, já conseguirá perceber que todas morreram.

Além disso, o custo-benefício, já que ele entrega o mesmo resultado dos produtos comprados em lojas especificas e bem mais barato.

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade