Mata-Mato: aprenda a fazer veneno caseiro e elimine as ervas daninhas
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Mata-Mato: aprenda a fazer veneno caseiro e elimine as ervas daninhas

Aprenda a combater as ervas daninhas de uma vez por todas e deixar o seu quintal seguro.

Publicado

em

Atualizado há

Pessoa puxando mato
esse "mato" cresce com mais rapidez nas estações mais quentes do ano, como primavera e verão. (Foto: Sergii Petruk/ Canva)

Quando você começa a cultivar um jardim, algumas ervas daninhas também podem começar a aparecer. Porém, elas fazem mal para seu jardim, porque crescem com muita facilidade, o que acaba sufocando as suas plantas.

Esse “mato” cresce com mais rapidez nas estações mais quentes do ano, como primavera e verão. É nesse momento em que elas encontram as melhores condições para crescer e se desenvolver, como a temperatura e luminosidade.

Por isso, hoje o Horta e Jardim te ensina formas de fazer em casa um herbecida “Mata-Mato”, veneno que conseguirá eliminar as ervas daninhas de seu jardim ou sua horta, rapidamente.

Erva daninha
Foto: Savany/ Canva

Como fazer o ‘mata-mato’

Receita e como usar

Essa receita caseira, além de super fácil, é barata. Ela tem os mesmo resultados de outras fórmulas de Mata-Mato compradas em lojas especializadas.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 100 ml de detergente;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma vasilha, mexa bem para que o sal e o bicarbonato consigam se dissolver por completo. Assim que a mistura ficar bem líquida, transfira para um borrifador e depois aplique diretamente no mato que deseja eliminar. Esse solução dará cerca de um litro de produto Mata-Mato.

Vantagens do veneno caseiro

(Foto: tigerhbu11 – Pixabay/ Canva)

A maior vantagem é o tempo de atuação do produto, que é muito mais rápido, já que demora cerca de três dias para os matos já estarem secos. Entre o sétimo dia, já conseguirá perceber que todas morreram.

Além disso, o custo-benefício, já que ele entrega o mesmo resultado dos produtos comprados em lojas especificas e bem mais barato.

Horta e Jardim

Aprenda a cultivar manga em vasos

A manga é uma fruta tropical amada por muitos, mas seu cultivo exige atenção a detalhes específicos

Publicado

em

Por

Cultivar manga em vasos pode ser uma alternativa interessante e viável para quem não possui espaço suficiente para um pomar tradicional. A manga é uma fruta tropical amada por muitos, mas seu cultivo exige atenção a detalhes específicos, especialmente quando cultivada em vasos. Este artigo fornecerá um guia passo a passo sobre como cultivar mangueiras em vasos, abordando a escolha…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Como reconhecer plantas com falta de sol

Entender os sinais de que suas plantas precisam de mais luz pode garantir que elas floresçam e atinjam seu potencial máximo

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A luz solar é um dos fatores mais cruciais para a saúde das plantas, desempenhando um papel fundamental na fotossíntese, o processo pelo qual as plantas produzem energia. No entanto, identificar a falta de sol em suas plantas pode ser um desafio, especialmente para jardineiros menos experientes. Este artigo detalhará os sinais de que suas plantas podem estar sofrendo de…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Plantas amigas: o que cultivar no mesmo canteiro

Além de otimizar o espaço, essa técnica pode melhorar a saúde das plantas, aumentar a produtividade e até controlar pragas naturalmente

Publicado

em

Por

A técnica de cultivar diferentes tipos de plantas juntas, conhecida como consórcio ou companheirismo vegetal, é uma prática agrícola milenar. Além de otimizar o espaço, essa técnica pode melhorar a saúde das plantas, aumentar a produtividade e até controlar pragas naturalmente. Aqui, exploraremos como escolher plantas amigas para cultivar juntas em canteiros ou vasos, os benefícios dessa prática e algumas…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cultivo de vegetais no outono: dicas para uma horta produtiva e saudável

Cultivar vegetais de estação não só garante uma colheita abundante, mas também contribui para a sustentabilidade do seu jardim

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O outono é uma época de transição e clima mais ameno, que oferece condições ideais para o cultivo de uma variedade de vegetais que podem enriquecer sua dieta e embelezar seu jardim. Cultivar vegetais de estação não só garante uma colheita abundante, mas também contribui para a sustentabilidade do seu jardim, aproveitando melhor os recursos naturais disponíveis. Aqui estão algumas…

Continuar lendo

Horta e Jardim

5 plantas ideais para ter no escritório: aumente a produtividade e o bem-estar

Experimente incorporar um pouco de verde ao seu espaço de trabalho e aproveite os benefícios que as plantas podem trazer para o seu dia-a-dia

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Ter plantas no escritório não só adiciona um toque de verde ao ambiente, mas também traz uma série de benefícios para a saúde e a produtividade dos funcionários. Além de purificar o ar e aumentar a umidade, as plantas podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor. Se você está procurando adicionar um pouco de vida vegetal ao…

Continuar lendo
Publicidade