Confira uma lista com os melhores temperos para plantar em casa
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Confira uma lista com os melhores temperos para plantar em casa

Ter uma horta de temperos naturais em casa além de ser bom para o bolso, faz bem para saúde.

Publicado

em

Atualizado há

Melhores temperos para plantar em casa (Foto: fotokris/Canva)

Tem espaço para uma horta em casa e decidiu que quer começar a plantar temperos, mas não sabe por onde começar? Temos a solução. Se você tem um espacinho no quintal ou varanda, nós te ajudamos a escolher as melhores ervas. Tudo de acordo com as características do seu ambiente, mas que mesmo assim vão deixar sua horta com um aroma delicioso e muito charmosa.

Ter uma horta de temperos naturais em casa além de ser bom para o bolso, faz bem para saúde. Isso porque são muito mais saudáveis do que os temperos prontos e processados, e bem mais saborosos.

Com paciência e seguindo as nossas dicas, suas verdinhas estarão tomando conta do lugar em pouco tempo. Mas lembre-se de que assim como outras plantas ornamentais, essas ervas também precisam de um ambiente propicio para que cresçam saudáveis.

Qual o melhor lugar para plantar temperos?

Então a primeira dica é: escolha um lugar que receba boa quantidade de sol e seja arejado. Você pode plantar direto na terra ou em vasos individuais, mas é importante que deixe um espaço entre uma espécie e outra, para que não briguem pelos nutrientes.

A segunda dica é: para que suas ervas cresçam mais rápido e saudáveis, adube a terra. Isso vai ajudar suas plantinhas a repor os nutrientes.

E uma última dica muito importante, cuidado com os pets, apesar das ervas não serem tóxicas para os animais, eles podem urinar nas plantações ou cavar de brincadeira e acabar estragando o cultivo. Agora que já sabe o mais importantes, é hora de escolher os temperinhos que mais gosta.

As melhores opções de temperos para cultivar em casa

1 – Alecrim

Foto: Sergeeva/Canva

O alecrim é uma das melhores ervas para se plantar em casa. Ficou muito popular em hortas caseiras por sua resistência e versatilidade. Com um solo bem drenado, não precisa se preocupar com a rega todos os dias, pois o excesso de água é a maior causa da morte dessa erva.

Precisa de sol e calor para se desenvolver bem, e pode ser colhida após apenas 90 dias do plantio. Esse tempero pode ser usado em molhos, massas, pães, carnes, o limite é a sua imaginação.

2 – Manjericão

Foto: Marcelo_minka/Canva

O manjericão é conhecido por ser um clássico da culinária italiana. Além de ter um gosto muito peculiar e marcante, perfeito para molhos e massas, também contém propriedades medicinais.

Essa erva incrivelmente cheirosa, gosta de muito sol e calor, mas cuidado ao deixa-la muito perto do forno ou fogão, pois o calor excessivo pode murchar suas folhas. A colheita deve ser feita de dois a três meses após o plantio, e a rega deve ser diária, mas sem exageros.

3 – Coentro

Foto: shironagasukujira/Canva

Apesar da briga entre coentro e salsa, o coentro ainda é o mais indicado para se plantar em casa. Ele precisa de sol parcial, o indicado é deixa-lo em um lugar claro que receba algumas horas de sol indireto durante o dia. no início o solo deve ser mantido sempre úmido, depois que estiver bem desenvolvida, pode deixar secar entre uma rega e outra.

Se além das folhas do coentro, você também quiser usar as sementes, espere as folhas ficarem bem secas para colher. As sementes de coentro são ótimas aromatizadoras.

4 – Gengibre

Foto: grafvision/Canva

O gengibre é considerado uma das ervas mais fáceis de se plantar em casa. Seus brotos só precisam de dois dias na água para começarem a crescer. O seu diferencial é que cresce na horizontal, diferente das outras ervas que crescem para cima.

Por esse motivo, ele precisa de um pouco mais de espaço para se desenvolver bem. Não precisa de sol direto ou muita luz para crescer saudável. A rega também não deve ser muito abundante para que não prejudique as raízes.

5 – Pimenta dedo-de-moça

Foto: uncle_daeng/Canva

Para os apaixonados por ervas picantes, a pimenta dedo-de-moça é uma ótima opção para se ter em casa. Apesar de ter origem mexicana, essa pimenta caiu nas graças dos brasileiros. Pimentas em geral gostam muito de calor, então o melhor local para deixa-la é no sol, seja direto ou não. A rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco.

A colheita da pimenta dedo-de-moça estimula a raiz a produzir mais, então não tenha medo de colher. E lembre-se de sempre podar para que ela continue crescendo saudável.

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade