Pedra no fundo dos vasos: entenda porque é importante colocar
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Pedra no fundo dos vasos: entenda porque é importante colocar

Uns pensam que é para economizar na terra, outros nem colocam por achar besteira. Mas a verdade é que as pedras tem um papel fundamental no crescimento da suas plantas.

Publicado

em

Atualizado há

Saiba porque é importante ter pedras no vasos (Foto: Ethan R./Canva)

Uma pergunta que os amantes de jardinagem sempre fazem: para que serve as pedras no fundo dos vasos? Se você tem uma horta ou jardim certamente já ouviu. Uns pensam que é para economizar na terra, outros nem colocam por achar besteira. Mas a verdade é que as pedras tem um papel fundamental no crescimento da suas plantas.

Se você ainda não colocou essa dica em prática, ou ficou em dúvida se era mesmo necessário, confira a seguir!

Porque devemos colocar pedras no fundo dos vasos?

(Foto: Ivan Kovbasniuk/Canva)

Geralmente as pedras colocadas no fundo dos vasos, antes da terra, são chamadas de “brita”. É importantes usa-la pois ela facilita a drenagem e escoamento da água da rega. Evitando que a água fique acumulada no fundo do vaso e apodreça as raízes das suas plantas.

A quantidade de plantas que morrem por excesso de água causados por vasos sem drenagem e escoamento adequado, é muito maior do que as que morrer por seca.

Além disso, combinada com os furos dos vasos, as britas também auxiliam na entrada de oxigênio para as raízes.

O que é manta de drenagem?

Algumas pessoas ainda usam a manta de drenagem por cima das britas. A manta de drenagem nada mais é do que um tipo de feltro grosso, que possibilita a passagem da água, mas não do substrato. Você pode substituir esta manta por qualquer tecido poroso, de preferência de composição sintética, caso contrário ele irá se decompor com o tempo. 

Ou seja, a função da manta é fazer com que a terra não entre nos vãos das pedras, o que diminuiria a eficiência da drenagem.

Para que serve a argila expandida?

(Foto: Зображення користувача Bogdan Sonjachnyj/Canva)

No lugar das pedras, também é muito utilizada a argila expandida, Ela tem o mesmo papel que as britas e a manta de drenagem, auxiliar na drenagem. Ela é leve e capaz de manter a umidade da terra por mais tempo.

Além disso, por ser mais leve que as britas, a argila expandida permite o manuseio do vasos com mais facilidade, isso ajuda quem precisa mudar os vasos de lugar para que as plantas tomem mais sol durante o dia.

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade