
A Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para a detecção de fake news nas redes sociais. Através da IA, a tecnologia desenvolvida para a dissertação de mestrado do engenheiro de telecomunicações Nicollas Rodrigues é capaz de identificar com alta precisão se uma notícia é verdadeira ou falsa, com uma taxa de acerto de 94%.
De acordo com a UFF, a ferramenta utiliza duas metodologias principais para analisar textos e detectar indícios de fake news.
A análise textual com algoritmo é treinada para com um conjunto de notícias verdadeiras, aprendendo a reconhecer suas características. Dessa forma, notícias que não se encaixam no padrão aprendido são classificadas como potencialmente falsas.
Já a análise estatística utiliza métodos estatísticos para identificar a frequência com que determinadas palavras e combinações de palavras se associam a fake news. Essa análise contribui para a detecção de notícias falsas com base em padrões linguísticos.
Resultados promissores na detecção de fake news
Os testes, realizados com mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X (antigo Twitter), mostram que a ferramenta da UFF obteve resultados promissores. Segundo a universidade, a ferramenta acertou em 94% dos casos se uma notícia era verdadeira ou falsa, demonstrando grande potencial para auxiliar na identificação de desinformação online.
Assim, as duas metodologias de análise textual utilizadas pela ferramenta se mostraram eficazes, com a possibilidade de serem usadas em conjunto para aumentar ainda mais a precisão da detecção de fake news.
Os resultados da pesquisa abrem caminho para o desenvolvimento de ferramentas úteis para usuários da internet:
“Pode-se transformar a ferramenta em um plugin [ferramenta que apresenta recursos adicionais ao programa principal] compatível com algumas redes sociais. E, a partir do momento em que você usa a rede social, o plugin vai poder indicar não que a notícia é falsa, de maneira assertiva, mas que ela pode ser falsa, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português. Também existe a possibilidade de fazer uma aplicação na própria web, onde você cola o texto da notícia e essa aplicação vai te dizer se aquilo se assemelha ou não a uma notícia falsa”, explica Nicollas Rodrigues.
[tdj-leia-tambem]