Agricultura compartilhada: 'coagricultores' apoiam produção de orgânicos em Jundiaí
Connect with us

Meio Ambiente

Agricultura compartilhada: ‘coagricultores’ apoiam produção de orgânicos em Jundiaí

Por meio de uma cota mensal, o consumidor obtém, semanalmente, produtos frescos e livres de agrotóxicos, direto do pequeno produtor

Published

on

Atualizado há

À esquerda, plantação de alfaces; à direita, mulher segura criança no colo e se posiciona em foto ao lado de homem. ambos são agricultores familiares e a plantação deles está ao fundo
À esquerda, alfaces orgânicos; à esquerda, Marina, Marcos e a pequena Olívia, agricultores familiares do Medeiros (Fotos: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

Há dois anos, Jundiaí é palco de uma iniciativa que une agricultores familiares orgânicos e pessoas interessadas em financiar, de forma direta, esses produtores. Esse modelo de agricultura compartilhada, por meio da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), conta com ‘coagricultores’ que financiam, por pelo menos um ano, a produção desses pequenos agricultores. Estes, por sua vez, lhe fornecem, semanalmente, alimentos sazonais frescos e livres de agrotóxicos.

O programa iniciou na cidade com o apoio da CSA Brasil, que realizou duas palestras para a divulgação da filosofia na cidade. No Brasil já são mais de 110 iniciativas do mesmo gênero, demonstrando uma tendência de consumo de alimentos orgânicos: de acordo com o SEBAE, no início de 2019 eram mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares.

O CSA Jundiaí conta com três pequenas propriedades rurais produzindo alimentos orgânicos, nesse esquema de negócio: CSA Japi, na Serra do Japi; CSA Jasmin, no bairro dos Fernandes; e CSA Moma, no bairro do Medeiros. No total, cerca de 50 pessoas financiam essas propriedades, que produzem legumes, raízes, temperos, frutas, ervas, verduras, PANCS (plantas alimentícias não convencionais), podendo também oferecer ovos caipiras e cogumelos shitakes.

O Tribuna de Jundiaí foi conhecer a propriedade do Marcos Vinícius e da Marina Daloca, que, juntos, cuidam da propriedade de aproximadamente 5 mil m² no bairro do Medeiros. Na propriedade, além da plantação orgânica e sazonal que respeita o solo, eles ainda mantêm cerca de metade do espaço para as galinhas, que vivem soltas.

Espaço de plantação da propriedade que fica no bairro do Medeiros (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

“A gente planta de tudo um pouco. Temos, por exemplo, alface, milho, tomate, abobrinha, pepino, beterraba, rúcula, rabanete, giló, salsinha, cebolinha, repolho, alho poró… Tem bastante coisa. São aproximadamente 20 tipos diferentes de alimentos plantados e cerca de 10 famílias contribuem. Uma vez por semana fazemos a entrega. As pessoas financiam pagando uma cota mensal, que pode dar direito a 4 ou 7 itens. Ou seja: um pé de alface é um item, mas outros produtos, como cenoura e rabanete, por exemplo, dividimos em maços, que formam o item. Aí elas definem o que elas querem e não querem”, contou Marcos.

Ele e a esposa, que eram atletas profissionais de vôlei, decidiram viver da agricultura após o nascimento da filha, Olívia, de três anos. “A gente decidiu parar de jogar e cuidar da criação dela, e aí a gente veio para o sítio. Eu sou mineiro, ela é de Jundiaí. Aqui foi natural. Pertence a ela a propriedade e a gente achou que o mais viável seria aproveitar o espaço e o estilo de vida, até por conta da nossa filha. Muito mais favorável”, continuou o agricultor.

No início, eles participavam de feiras, mas não estavam obtendo o retorno desejado. Há dois anos descobriram a CSA, um modelo de negócio que trouxe mais retorno para a propriedade. Além do apoio financeiro, os ‘coagricultores’ também podem auxiliar de maneira esporádica e direta por meio de mutirões nos sítios, estreitando o laço com os agricultores e participando, nessas ocasiões, de forma direta da produção dos itens.

“Indiretamente eles [os consumidores] também evitam o desperdícios de alimentos, de contaminação do solo, e muitos outros benefícios para a comunidade local como um todo”, reiterou também a nota da comunicação da CSA Jundiaí. Dentre os outros benefícios apontados pelo grupo, está a diminuição dos valores e a melhor remuneração do agricultor, já que o produto vai direto do produtor para o consumidor, sem intermediários.

Produtos orgânicos plantados na propriedade do Marcos e da Marina (Fotos: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

“Aqui a gente trabalha com a vida do solo. É o mais benéfico, você cuidar do meio ambiente de forma geral, você poder se alimentar de algo que tenha sido cuidado dessa forma. A gente vive nesse mundo industrializado e a última coisa que as grandes empresas pensam é na qualidade daquilo que estão vendendo para os consumidores. Muita gente busca ter mais qualidade de vida através daquilo que a gente produz aqui”, pontuou ainda o agricultor do Medeiros.

Todas as propriedades que integram o projeto são certificadas pela Organização de Controle Social (OCS), para garantia da qualidade orgânica na venda direta por agricultores familiares. Saiba mais sobre a CSA Jundiaí e como participar na rede social do projeto.

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading

Meio Ambiente

Temperaturas acima da média, apesar do primeiro frio do inverno

Published

on

Temperaturas acima da média: Termômetro de rua mostra 11°C enquanto uma pessoa vestida com roupas de inverno caminha ao fundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temperaturas acima da média marcaram o início do inverno no Centro-Sul do país neste domingo (30), apesar da chegada do primeiro frio. Mas a alegria de quem gosta das baixas temperaturas será curta. Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, "apenas a região Sul do país está com uma condição de temperaturas mais baixas para o mês". Inclusive, o Brasil…

Continue Reading

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading
Advertisement