Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil e reaproveita em obras públicas
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil e reaproveita em obras públicas

Com o entulho recolhido são produzidos materiais, como pedra 1, pedra 3, pedrisco, bica corrida, areia e pó de pedra

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil e reaproveita em obras públicas (Foto: Arquivo Tribuna de Jundiaí)

O município de Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil superando o índice nacional de 21%. Ao todo, em Jundiaí, são recicladas 15 mil toneladas de entulho por mês, segundo o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). 

O resultado foi conquistado por meio do programa de gestão de resíduos que acompanha desde a sua geração até a reciclagem feita no Geresol. 

Para isso, as empresas autorizadas a fazer o transporte de entulho são cadastradas na Prefeitura, monitoradas por GPS e identificadas com selos, que permite o acompanhamento até o descarte apropriado. 

Assim que as caçambas chegam até o Geresol, os materiais de construção civil descartados passam por triagem dos funcionários, que verificam se há materiais misturados, como madeira, PVC, plástico, entre outros. O que é aproveitado vai para a britadeira, onde viram materiais para obras. 

“São milhões economizados anualmente, já que a Prefeitura não precisa mais comprar produtos como areia e brita. Para o meio ambiente, isso é incalculável”, enfatiza Márcio Moraes, diretor do Geresol.

O processo

O processo funciona há pouco mais de um ano, mas a mudança no tratamento de resíduos da construção civil no município começou em 2010. Até então, todo entulho de obras realizadas na cidade era aterrado. 

Depois de três anos, o município passou a reciclar cerca de 30% do entulho produzido. Mas, logo em seguida, o Geresol começou a produção de pedra 1, pedra 3, pedrisco, bica corrida, areia e pó de pedra, alcançando 100% de reciclagem. 

Agora, a Prefeitura tenta combater o descarte irregular destes materiais no município. “Antes, tinham 1600 pontos (de descarte irregular), agora são cerca de 50. Em todo descarte identificado multamos os responsáveis, mas já há uma enorme conscientização na cidade”, finaliza Márcio.

Com informações da Gazeta do Povo.

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo

Meio Ambiente

2º Pedágio Ambiental engaja população sobre a importância de preservação da Serra do Japi

O evento acontece neste sábado (16), na saída do Mundo das Crianças e no Parque das Cidades, em Jundiaí.

Publicado

em

Por

2º Pedágio Ambiental engaja população sobre a importância de preservação da Serra do Japi
O Pedágio Ambiental faz parte da segunda fase do projeto Olhos da Serra (Foto: Flávio Grieger)

Neste sábado (16), o projeto Olhos da Serra realiza o seu 2º Pedágio Ambiental, em Jundiaí. O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da Serra do Japi para a biodiversidade e a disponibilidade hídrica. O pedágio acontecerá na saída do Mundo das Crianças (das 15h às 17h) e na saída do Parque das Cidades (das 16h…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Desenvolvimento sustentável e o elo com as Engenharias

Futuro das cidades passa pela adoção de alternativas verdes já no planejamento.

Publicado

em

Por

Foto: Crea-SP

Em tempos de governança ambiental, social e corporativa ou ESG (sigla em inglês para Environmental, social and corporate governance), a sustentabilidade tem sido praticamente obrigatória às tomadas de decisão dos setores público e privado. É em meio a este ambiente de urgência por soluções para os principais desafios da sociedade, como as emergências climáticas, o crescimento populacional e a alta…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Jundiaí comemora Dia Mundial da Água com implantação de Jardim de Chuva

O projeto de Jardim de Chuva recebe apoio comunitário em área pública, em contexto de educação ambiental, através do Curso “Sistematização de Água na Paisagem”.

Publicado

em

Por

Implantação do Jardim de Chuva em Jundiaí
Os Jardins de Chuva contribuem com a preservação da água e de seu ciclo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

É com o projeto-piloto de implantação do primeiro Jardim de Chuva, ação do departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que a Prefeitura de Jundiaí comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A novidade conta com apoio comunitário em área pública, em contexto de educação ambiental, através do Curso…

Continuar lendo
Publicidade