Palestra explica como combater incêndio na Serra do Japi
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Palestra explica como combater incêndio na Serra do Japi

O evento é aberto ao público e tem como objetivo principal engajar a comunidade local e adjacente nas ações de prevenção aos incêndios.

Publicado

em

Atualizado há

Evento do Projeto Olhos da Serra será aberto ao público e busca engajar sociedade nas ações preventivas (Foto: Divulgação/Projeto Olhos da Serra)

Com a época de estiagem se aproximando, o cenário exige ações de prevenção e combate às queimadas, para não comprometer a biodiversidade e a saúde da população local. Para discutir o tema, o Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM) recebe no dia 14 de maio, a partir das 8 horas, a palestra “Estratégias para combate a incêndios na Serra do Japi”, que será seguida por um bate-papo para troca de experiências e uma oficina para construção de abafadores, que são utilizados para combater incêndio em vegetação e constituem uma ferramenta importante no combate às queimadas. O evento promovido pelo projeto Olhos da Serra é aberto ao público e tem como objetivo principal engajar a comunidade local e adjacente nas ações de prevenção aos incêndios.

Dará início à programação o líder da Brigada Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Fazenda Chocolate Itu, Aldo Nunes, com uma palestra e um bate-papo. “Vamos explicar a importância para a população local receber um treinamento e saber usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Isso pode diminuir de forma considerável o número de acidentes e garante uma resposta mais rápida no combate do início de incêndio”.

Para Guto Carvalho, da liderança de moradores da Serra do Japi, as pessoas que vivem no local são muito afetadas pelo aumento da seca. “Sou morador da região há mais de 25 anos e podemos ver o aumento da secura da Serra em várias dimensões. Vemos nascentes secando, chuvas que diminuem progressivamente, frentes frias que não chegam mais. Como consequência, os incêndios, que podem afetar os bichos, as plantas, nossas propriedades. Precisamos nos organizar para identificar os focos de incêndio e saber como agir de imediato”.

Prevenção

A diretora de cultura da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), Eliana Schiozer, explica que é essencial destacar, antes de tudo, o primeiro caminho – a prevenção. “Apenas pessoas treinadas devem atuar, mas todos podem contribuir para melhorar a troca de informações, para os alertas e devem se preparar para saber agir com segurança em eventuais situações de risco. Este é nosso principal objetivo com a palestra”.

Eliana reforça que a população está convidada a participar da palestra, que acontece no CREAM, e lembra que as inscrições são limitadas devido à capacidade do auditório.

Serviço

Local: CREAM – Av. Atílio Gobo, 1586-2036 – Santa Clara
Data: 14/05/2022
Horário: 8h às 11h30

Programação:

8:00 – Recepção com café;
8:30 às 10:00 – Palestra e bate papo com Sr. Aldo Nunes (Fazenda Chocolate Itu), líder da brigada de incêndio;
10:00 às 10:30 – Café com troca de experiências;
10:30 às 11:30 – Oficina para construção de abafadores.

Sobre o Projeto Olhos da Serra

O projeto Olhos da Serra tem como objetivo sensibilizar moradores, comunidade local, órgãos gestores e turistas sobre a importância da conservação da Serra do Japi (Jundiaí/SP), território caracterizado por sua relevante biodiversidade e riqueza hídrica. As ações desenvolvidas visam também incentivar os moradores a colaborar com as ações de monitoramento e fiscalização, por meio de um canal de comunicação gerenciado pela Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara).

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation. Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, a DAE Jundiaí e a Global Environment & Technology Foundation (GETF).

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo
Publicidade