Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda
Connect with us

Minuto de Silêncio

Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda

O ex-ministro da Fazenda, Agricultura e Planejamento, Antônio Delfim Netto estava internado desde o último dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein.

Published

on

Atualizado há

Delfim Netto morre aos 96 anos
Reprodução/TV Brasil

O ex-ministro da Fazenda, Agricultura e Planejamento, Antônio Delfim Netto, faleceu na madrugada desta segunda-feira (12) aos 96 anos. Ele estava internado desde o último dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul de São Paulo, devido a complicações em seu estado de saúde. Embora a assessoria de Delfim Netto não tenha divulgado o motivo exato da internação, seu falecimento marca o fim de uma era importante na história econômica e política do Brasil.

Legado e trajetória política

Delfim Netto foi um dos mais proeminentes economistas e políticos brasileiros, tendo ocupado cargos de destaque em diferentes períodos. Em 1967, aos 38 anos, ele se tornou o mais jovem ministro da Fazenda do Brasil, durante o governo militar de Costa e Silva. Seu papel na condução da economia durante os governos de Costa e Silva e Médici foi crucial, sendo um dos responsáveis pelo período conhecido como “milagre econômico”. Além disso, Delfim Netto foi um dos signatários do Ato Institucional número 5 (AI-5) em 1968, considerado o mais repressivo da ditadura militar.

Durante seu mandato, Delfim Netto ficou conhecido por incentivar o investimento estrangeiro no Brasil e promover as exportações. Uma de suas frases mais célebres reflete sua visão econômica: “É preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”. Em uma entrevista de 2014, Delfim Netto comentou sobre o “milagre econômico”: “Não teve milagre nenhum. O milagre é efeito sem causa. Nossos brasileiros trabalharam, cresceram. Todo mundo melhorou. Uns melhoraram mais que outros… A distância entre pessoas cresceu, mas todos melhoraram”.

Carreira de Delfim Netto após o Ministério da Fazenda

Após deixar o Ministério da Fazenda, Delfim Netto assumiu o posto de embaixador do Brasil na França, entre 1975 e 1977, durante o governo de Ernesto Geisel. Posteriormente, foi nomeado ministro da Agricultura e, em seguida, do Planejamento, durante o governo de João Figueiredo. Com o fim do regime militar e a redemocratização do Brasil, Delfim Netto continuou a desempenhar um papel influente na política e economia do país. Ele foi eleito deputado federal por cinco mandatos consecutivos, mantendo-se como uma figura de destaque tanto para presidentes petistas quanto para empresários.

Delfim Netto também teve uma carreira acadêmica notável como professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Em 2014, ele doou sua biblioteca pessoal, composta por mais de 100 mil títulos acumulados ao longo de quase oito décadas, para a FEA-USP. O ex-ministro publicou mais de 10 livros sobre a economia brasileira, além de centenas de artigos e estudos. Ele também contribuiu regularmente para os jornais Folha de S.Paulo, Valor Econômico e para a revista Carta Capital, com seus artigos sendo publicados em cerca de 70 periódicos em todo o Brasil.

Despedida

O ex-ministro Delfim Netto deixa uma filha e um neto. De acordo com sua assessoria, não haverá velório aberto ao público, e o enterro será restrito aos familiares. Seu legado, no entanto, continua vivo na história econômica do Brasil e na memória de todos aqueles que acompanharam sua longa e influente carreira.

Minuto de Silêncio

Sucesso na web, Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos em acidente 

Sacerdote ganhou popularidade nas redes sociais após ter uma crise de riso durante live em 2020

Published

on

Padre Fabrício Rodrigues segurando santa no altar de igreja.
Padre tinha 29 anos e era querido pela população (Foto: Reprodução/ Instagram @pe.fabriciorodrigues)

O padre Fabrício Rodrigues morreu nesta sexta-feira (13) após colidir a motocicleta que pilotava contra um cavalo, que estava solto na Rodovia BR-230, na cidade de São João do Araguaia (PA). O padre acabou falecendo no local após o impacto do acidente. O animal também não sobreviveu.  População se depesde do Padre Fabrício Rodrigues com missa O corpo do padre…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Mestre Rã morre aos 65 anos; lenda de Jundiaí levou a capoeira para o mundo

Família, amigos e alunos farão uma homenagem e data ainda será divulgada

Published

on

Mestre Rã, responsável por globalizar a capoeira falece.
Mestre Rã foi responsável por globalizar a capoeira (Foto: Jana Ferreira)

Na terça-feira (10), Jundiaí se despediu de Cássio Martinho, conhecido popularmente como a lenda da Capoeira, “Mestre Rã”. Ele morreu no Hospital São Vicente, em Jundiaí. A cerimônia de despedida será fechada aos familiares nesta quarta-feira (11), às 15h, em Itatiba (SP). A família, juntamente de alunos e amigos, fará uma homenagem póstuma e a data ainda será divulgada.  Mestre…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Jundiaí: morre o empresário Humberto Cereser Junior aos 46 anos

O velório de Humberto Cereser Junior ocorrerá hoje (9), no Velório Municipal Adamastor Fernandes, no horário das 10h às 13h.

Published

on

Humberto Cereser Junior
Foto: Arquivo Pessoal

No último domingo (8), o empresário Humberto Cereser Junior faleceu aos 46 anos. Beto, como era carinhosamente chamado, deixa amigos e familiares. A causa da morte não foi divulgada até o momento. Velório e sepultamento O velório ocorrerá hoje (9), no Velório Municipal Adamastor Fernandes, no horário das 10h às 13h. Após a cerimônia, o sepultamento será realizado no cemitério…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Morre Karmanghia, ex-prefeito de Louveira

Published

on

Retrato de Karmanghia, ex-prefeito de Louveira, sorrindo e usando óculos, com fundo ao ar livre em ambiente natural.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta segunda-feira (2), a cidade de Louveira foi surpreendida com a notícia do falecimento de José Carlos Karmanghia Martins de Toledo, conhecido popularmente como Karmanghia. Ele faleceu aos 76 anos, vítima de insuficiência cardíaca, enquanto estava internado na Santa Casa de Vinhedo. O ex-prefeito foi uma figura central na política de Louveira, sendo lembrado por seu compromisso e dedicação à…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Morre Jamil Yatim, ex-presidente da DAE Jundiaí

Published

on

Jamil Yatim
Foto: Reprodução/redes sociais

Jamil Yatim, ex-presidente da DAE Jundiaí e diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), faleceu neste domingo, 25. A causa da morte não foi informada. Yatim era formado em direito e tinha ampla experiência no serviço público, com passagens por instituições como Companhia das Docas do Estado – Porto de Santos, Ministério dos Transportes, Prefeitura…

Continue Reading
Advertisement