Jundiaí se despede de Antônio Galdino, um dos mais marcantes vereadores da história da cidade
Connect with us

Minuto de Silêncio

Jundiaí se despede de Antônio Galdino, um dos mais marcantes vereadores da história da cidade

Ele era conhecido em todo país por sua atuação no Sindicato dos Aposentados e Federação dos Aposentados

Published

on

Atualizado há

Antônio Galdino
Antônio foi vereador por três vezes em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O ex-vereador de Jundiaí, Antônio Galdino, morreu na madrugada desta terça-feira (2), aos 88 anos. A causa da morte ainda não foi informada.

Ele foi vereador por três vezes em Jundiaí:  (1960-1963), pelo PSB;  (1997-2000), pelo PT; e (2001-2004) também pelo PT.

Galdino também é conhecido em todo país por sua atuação frente ao Sindicato dos Aposentados e Federação dos Aposentados.

Na década de 1990, como presidente Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí, ele se destacou pelos movimentos em defesa da Previdência Social Pública, contra a sua privatização, além da conquista dos 42,86% de reajuste sobre os vencimentos e recuperação salarial.

Ele ficou à frente da associação jundiaiense nos seguintes períodos: 1984-1988/ 1991-1992/ 2004-2005.

Em 1994, Galdino concorreu como candidato a vice-governador do Estado de São Paulo, em chapa com José Dirceu, pelo Partido dos Trabalhadores. Também foi candidato a deputado federal e estadual.

Além disso, foi secretário do Sindicato Fiação e Tecelagem de Jundiaí (1957-1964); secretário geral da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP (1989-1991); presidente da Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo (1991-1993); diretor do Departamento Jurídico da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí (1999-2002); e presidente do Departamento Jurídico dos Aposentados e Pensionistas (2004).

Em 2008, ele lançou o livro “Movimentos de uma História”, que narra sua trajetória politicamente no município de Jundiaí, especialmente durante a ditadura militar.

Galdino também escreveu o livro “Previdência em Debate”, que traz um relato de sua experiência política, como homem público e como representante dos aposentados de Jundiaí e região.

O político nasceu no dia 25 de março, em Pinhal (SP) e, atualmente, morava em Campinas com a esposa Deolinda França. Ele deixa esposa, dois filhos e netos.

O corpo do ex-vereador será velado e sepultado em Jundiaí.

Nas redes sociais, a Associação de Aposentados de Jundiaí e Região (AAPJR) publicou uma nota de pesar:

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quinta-feira (12)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, nove famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta nesta quinta-feira (12) Adair Gomes da Silveira, 83 anos, casado, residente do bairro Vila Nambi, em Jundiaí. Faleceu no dia 11 de dezembro, sepultado no cemitério Memorial Parque da Paz, no dia 12 de dezembro. Benedita…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quarta-feira (11)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, cinco famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta nesta quarta-feira (11) Rosalina Porto Andrade, 65 anos, solteira, residente do bairro Jundiaí Mirim, em Jundiaí. Faleceu no dia 10 de dezembro, sepultada no cemitério Memorial Parque da Paz, no dia 11 de dezembro. Florisval Saltini,…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta terça-feira (10)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, cinco famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta nesta terça-feira (10) Anete Conceição de Souza, 67 anos, casada, residente do bairro Vila Primavera, em Jarinu. Faleceu no dia 09 de dezembro, sepultado no cemitério Memorial Parque da Paz, no dia 10 de dezembro. Norival…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content