As raças de cachorro mais queridas: será que o seu está entre eles?
Conecte-se conosco

Mundo Pet

As raças de cachorro mais queridas: será que o seu está entre eles?

Conheça as cães que conquistaram o coração do brasileiro e suas características

Publicado

em

Atualizado há

Qual o seu preferido? (Foto: rawpixel.com)

Que os cães são adorados pelos brasileiros, disso ninguém duvida. Um levantamento de 2017, colocou o Brasil como o 4º país do planeta com maior número de animais de estimação.

Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 52 milhões de cães de estimação. Pensando nisso, a revista Super Interessante preparou um segundo censo mais detalhado, unindo o ranking da plataforma de hospedagem canina Dog Hero e uma pesquisa do Instituto Qualibest. O resultado? Uma lista – muito fofa – para provar quais são as raças mais queridas, que conquistaram o coração dos brasileiros.

PUG

Com suas dobras e focinho achatado, o pug é símbolo de realeza na Holanda e querido dos antigos imperadores chineses. No país asiático, ele se assemelha a um símbolo que significa boa sorte.

A verdade é que quem tem um pug não sabe o que é andar pela casa com um cachorrinho no pé, seguindo para todo o canto.

Pug. (Foto: Arunothai Jankamkum/Pixabay)

MALTÊS

Algumas pessoas acreditam que a raça é de origem asiática, mas a teoria mais aceita é que o cãozinho é de Malta, uma ilha próxima da Itália – e por isso a origem do nome.

No passado, acreditava-se que os pelos do maltês podiam curar doenças, então, os fios eram usados para fazer luvas.

Maltês. (Foto: Pixabay)

SHIH TZU

A fama de desobediente tem origem. Os tibetanos acreditam que a raça era uma reencarnação dos deuses arteiros. Não muito longe dali, os chineses o usavam para esquentar os pés.

Já tentou abraçar um shih tzu no frio? Recomenda-se!

Shih tzu. (Foto: minimomo/Pixabay)

BULDOGUE

As dobras do pug multiplicadas por 10 e temos o Buldogue, o troncudinho. Quem o vê todo preguiçoso e amável nem imagina que os cães eram colocados para brigar com touros e ursos como diversão na Inglaterra da Idade Média.

Buldogue. (Foto: Sven Lachmann/Pixabay)

PITBULL

Depois que as lutas envolvendo os buldogues foram proibidas, os ingleses partiram para a rinha de cães. O buldogue não era mais de serventia porque, embora forte, era lento. A solução foi cruzar buldogue e terrier, daí a origem do pitbull, um cachorro criado para a briga.

A agressividade está sim, adormecida em seu DNA, mas isso não significa que os cães serão violentos. A tarefa de equilibrar a inclinação genética cabe ao dono, que não deve estimular as origens do cão.

Pitbull. (Foto: Justin Dearham/Pixabay)

SPITZ ALEMÃO

Chamado de lulu da pomerânia, na verdade, o lulu é apenas uma das variações da raça – a menor delas, inclusive.

O Spitz nasceu em uma região muito fria entre Alemanha e Polônia, chamada de Pomerânia. Não só os pelos abundantes, mas o que também mantinha o cachorro aquecido era o comportamento espevitado. Bem, parece que não houve muita mudança.

Spitz Alemão. (Foto: Сергей Корчанов/Pixabay)

DACHSHUND

Chegou a vez do salsichinha brilhar! De origem alemã e animal de estimação do físico Albert Einsten, o cão virou símbolo do país europeu – tanto que depois da 1ª Guerra Mundial, em muitos países, ele foi apedrejado por conta do seu país de nascimento.

Hoje, o dashshund é símbolo de destemor e teimosia. Quem tem, pode confirmar.

Dachshund. (Foto: volovalere/Pixabay)

PASTOR ALEMÃO

Hábil e obediente, o pastor alemão é o tipo do cachorro que não brinca em serviço. Em inteligência, só fica atrás do boder collie e do poodle. Não há como esquecer também que é o querido dos cinemas, aliás, foi o seu estrelato em Strongheart e Rin-Tin-Tin que provocou o boom da raça nos Estados Unidos.

Pastor alemão. (Foto: AnjaGh/Pixabay)

BASSET

Os olhos caídos e jeitão preguiçoso são só aparência. Criado para ser um mestre no olfato, hoje ele é um ótimo cão de companhia, cheio de afeto pra dar.

Basset. (Foto: Daniel Albany)

SCHNAUZER

Ou vovó ranzinza. Foi assim que os alemães o apelidaram.

Conhecido pelo seu bigodão, o schnauzaer é esperto, apegado ao dono e também, muito temperamental.

Schnauzer. (Foto: zora4dogs)

POODLE

Inteligente, solta pouco pelo, expectativa de vida alta. E precisa de mais qualidades? O poodle é dócil, muito inteligente e, quase sempre, simpático.

Poodle. (Foto: carah_/Pixabay)

ROTTWEILER

Com comportamento territorial e dominante, a verdade é que o adestramento da raça desde filhote é muito recomendado.

Mas com orientação e muito afeto, o rottweiler se torna uma doçura. Além de ser um exímio cão policial e de guarda, ele também atua em outro mercado: o de terapias.

Rottweiler. (Foto: Alexas_Fotos/Pixabay)

LABRADOR

Preferido em diversos países, como EUA e Austrália, o labrador é afetuoso e leal. Adora correr, brincar e fazer estripulias, mas também é uma das raças mais utilizadas para resgates e como cão-guia.

Labrador. (Foto: Pixabay)

PINSCHER

Vai encarar? O bichinho é pequeno, mas dá de dez a zero em muito cachorro. Um ótimo cão de guarda!

Mas se você for o dono de beijos e abraços, cuidado. Os ossos são bem frágeis.

Pinscher. (Foto: Marco Massimo/Pixabay)

LHASA APSO

O lhasa também é de origem tibetana. Na década de 1930, Dalai Lama presenteou um casal americano com uma ninhada, e os cãezinhos se espalharam pelo continente.

Lhasa Apso. (Foto: Sonja Kalee/Pixabay)

GOLDEN RETRIEVER

Coloque um cão desse como guarda e é capaz de, quando chegar em casa, ver o próprio ladrão jogando bolinha para o pet. Eles são queridões, e com todo mundo.

Extremamente amáveis, os goldens são utilizados em terapias e também como guias para cegos e cadeirantes.

Golden Retriever. (Foto: Chiemsee2016/Pixabay)

YORKSHIRE

O yorkshire parece que saiu de um salão de beleza. Com os pelos sedosos e organizados em um penteado, toda essa sofisticação levou a ele a ser querido das celebridades. Uma finesse!

Yorkshire. (Foto: elaly/Pixabay)

BODER COLLIE

O cachorro mais inteligente do mundo foi criado para o pastoreio. Os fazendeiros diziam que o cão hipnotizava o rebanho pelo olhar.

É um dos cachorros mais aptos ao adestramento, tanto que não raro, ele é campeão de circuitos e provas com obstáculos e tarefas.

Boder Collie. (Foto: Pixabay)

BEAGLE

Se o beagle fosse uma criança, ele seria o aluno da sala de aula que provoca o terror nos colegas e professores. O mestre da zoeira!

A raça tem um olfato excelente. Tanto que é muito usada para farejar coisas ilegais em aeroportos sem assustar os passageiros, afinal, ele também é um fofo.

Beagle. (Foto: JOSÉ SOMOVILLA/Pixabay)

VIRA-LATA

Muito cachorro nutella, chegou a vez do cachorro raiz. Afinal de contas, todas as raças foram criadas a partir de reproduções assistidas, por isso em algum momento, todos foram também mestiços. Com o vira-lata acontece o mesmo. A diferença é que o cruzamento nem sempre é proposital e o resultado, nem tão previsto assim.

Essa mistura garante a ele muita popularidade, afinal, mais gente como a gente impossível. O brasileiro também não vai muito além disso: uma mistura completa.

Sem raça definida. (Foto: Tatiane Vasconcelos Taty/Pixabay)

 

 

Mundo Pet

Judiação: cachorro pit bull foi deixado para morrer descartado em saco de lixo

Os veterinários tinham muitas perguntas. “O que havia acontecido com essa pobre alma? Por que ele foi descartado como lixo?”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/SPCA Pennsylvania

Recentemente, um bom samaritano que trabalhava em uma casa ficou completamente em choque ao encontrar um cachorro pit bull abandonado dentro de um saco de lixo. O corpo e as patas do cachorro estavam rígidos e ele só conseguia mexer a cabeça. O homem retirou o cão do saco de lixo com cuidado, o colocou em um pedaço de papelão…

Continuar lendo

Mundo Pet

Familinha de cachorros encontra felicidade após momentos de terror e abandono

Ao se aproximarem do cachorro, perceberam que ele não estava sozinho: a pequena caixa estava cheia com seus filhotes.

Publicado

em

Por

Outro dia, funcionários do abrigo de animais da SPCA encontraram um visitante inesperado em seu estacionamento. Enquanto cuidavam dos cães resgatados dentro de suas instalações, a equipe percebeu que um cachorro desconhecido estava esperando por eles na calçada. Os corações dos voluntários se apertaram quando descobriram uma pequena caixa amarrada à coleira do cachorro e uma caixa de papelão ao…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato de 1 dia de vida e ainda com cordão umbilical chora abandonado em caixa de papelão

O socorrista ficou com o coração partido com a visão – um gatinho preto, com o cordão umbilical ainda preso, deixado apenas com um cobertor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA

Com apenas um dia de vida, um filhote de gato gritava do lugar onde o abandonaram friamente, em uma caixa de papelão na calçada. O gatinho era pequeno demais para se defender sozinho e, por isso, continuou a gritar, esperando que alguém o notasse. Felizmente, deixaram a caixa com o filhotinho bem em frente à ONG de Resgate Animal Pennsylvania…

Continuar lendo

Mundo Pet

Anjo da Guarda: cãozinho surge do nada para secar lágrimas de jovem que chorava na rua

Depois que o cachorro apareceu, literalmente secando suas lágrimas, a jovem não pôde deixar de sorrir.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok - Delfina Quiroga

Em uma noite qualquer, uma tristeza repentina brotou no coração de Delfina Quiroga, algo forte o suficiente para levá-la às lágrimas. Ela decidiu tirar alguns minutos sozinha, saindo na noite escura para resolver seus sentimentos. Mas enquanto estava nas profundezas dessa emoção, um tipo de "anjo da guarda" aleatório apareceu para mudar seu humor. "Quando você está triste e um…

Continuar lendo

Mundo Pet

Jogadores chegam ao estádio com filhotes de cachorro fofos para promover adoção

“Trouxemos aqueles que sabíamos que tinham muita energia para combinar com a empolgação do dia.”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Instagram - Peninsula Humane Society & SPCA

Em um jogo recente, o time de basquete Warriors se uniu à ONG animal Peninsula Humane Society & SPCA para promover a adoção de cachorros. Os jogadores entraram na arena carregando cachorrinhos que estavam disponíveis para adoção. Além disso, o time organizou um espaço onde os torcedores poderiam conhecer os cachorros (e um gatinho) depois do jogo. Foi uma tarefa…

Continuar lendo
Publicidade