As raças de cachorro mais queridas: será que o seu está entre eles?
Conecte-se conosco

Mundo Pet

As raças de cachorro mais queridas: será que o seu está entre eles?

Conheça as cães que conquistaram o coração do brasileiro e suas características

Publicado

em

Atualizado há

Qual o seu preferido? (Foto: rawpixel.com)

Que os cães são adorados pelos brasileiros, disso ninguém duvida. Um levantamento de 2017, colocou o Brasil como o 4º país do planeta com maior número de animais de estimação.

Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 52 milhões de cães de estimação. Pensando nisso, a revista Super Interessante preparou um segundo censo mais detalhado, unindo o ranking da plataforma de hospedagem canina Dog Hero e uma pesquisa do Instituto Qualibest. O resultado? Uma lista – muito fofa – para provar quais são as raças mais queridas, que conquistaram o coração dos brasileiros.

PUG

Com suas dobras e focinho achatado, o pug é símbolo de realeza na Holanda e querido dos antigos imperadores chineses. No país asiático, ele se assemelha a um símbolo que significa boa sorte.

A verdade é que quem tem um pug não sabe o que é andar pela casa com um cachorrinho no pé, seguindo para todo o canto.

Pug. (Foto: Arunothai Jankamkum/Pixabay)

MALTÊS

Algumas pessoas acreditam que a raça é de origem asiática, mas a teoria mais aceita é que o cãozinho é de Malta, uma ilha próxima da Itália – e por isso a origem do nome.

No passado, acreditava-se que os pelos do maltês podiam curar doenças, então, os fios eram usados para fazer luvas.

Maltês. (Foto: Pixabay)

SHIH TZU

A fama de desobediente tem origem. Os tibetanos acreditam que a raça era uma reencarnação dos deuses arteiros. Não muito longe dali, os chineses o usavam para esquentar os pés.

Já tentou abraçar um shih tzu no frio? Recomenda-se!

Shih tzu. (Foto: minimomo/Pixabay)

BULDOGUE

As dobras do pug multiplicadas por 10 e temos o Buldogue, o troncudinho. Quem o vê todo preguiçoso e amável nem imagina que os cães eram colocados para brigar com touros e ursos como diversão na Inglaterra da Idade Média.

Buldogue. (Foto: Sven Lachmann/Pixabay)

PITBULL

Depois que as lutas envolvendo os buldogues foram proibidas, os ingleses partiram para a rinha de cães. O buldogue não era mais de serventia porque, embora forte, era lento. A solução foi cruzar buldogue e terrier, daí a origem do pitbull, um cachorro criado para a briga.

A agressividade está sim, adormecida em seu DNA, mas isso não significa que os cães serão violentos. A tarefa de equilibrar a inclinação genética cabe ao dono, que não deve estimular as origens do cão.

Pitbull. (Foto: Justin Dearham/Pixabay)

SPITZ ALEMÃO

Chamado de lulu da pomerânia, na verdade, o lulu é apenas uma das variações da raça – a menor delas, inclusive.

O Spitz nasceu em uma região muito fria entre Alemanha e Polônia, chamada de Pomerânia. Não só os pelos abundantes, mas o que também mantinha o cachorro aquecido era o comportamento espevitado. Bem, parece que não houve muita mudança.

Spitz Alemão. (Foto: Сергей Корчанов/Pixabay)

DACHSHUND

Chegou a vez do salsichinha brilhar! De origem alemã e animal de estimação do físico Albert Einsten, o cão virou símbolo do país europeu – tanto que depois da 1ª Guerra Mundial, em muitos países, ele foi apedrejado por conta do seu país de nascimento.

Hoje, o dashshund é símbolo de destemor e teimosia. Quem tem, pode confirmar.

Dachshund. (Foto: volovalere/Pixabay)

PASTOR ALEMÃO

Hábil e obediente, o pastor alemão é o tipo do cachorro que não brinca em serviço. Em inteligência, só fica atrás do boder collie e do poodle. Não há como esquecer também que é o querido dos cinemas, aliás, foi o seu estrelato em Strongheart e Rin-Tin-Tin que provocou o boom da raça nos Estados Unidos.

Pastor alemão. (Foto: AnjaGh/Pixabay)

BASSET

Os olhos caídos e jeitão preguiçoso são só aparência. Criado para ser um mestre no olfato, hoje ele é um ótimo cão de companhia, cheio de afeto pra dar.

Basset. (Foto: Daniel Albany)

SCHNAUZER

Ou vovó ranzinza. Foi assim que os alemães o apelidaram.

Conhecido pelo seu bigodão, o schnauzaer é esperto, apegado ao dono e também, muito temperamental.

Schnauzer. (Foto: zora4dogs)

POODLE

Inteligente, solta pouco pelo, expectativa de vida alta. E precisa de mais qualidades? O poodle é dócil, muito inteligente e, quase sempre, simpático.

Poodle. (Foto: carah_/Pixabay)

ROTTWEILER

Com comportamento territorial e dominante, a verdade é que o adestramento da raça desde filhote é muito recomendado.

Mas com orientação e muito afeto, o rottweiler se torna uma doçura. Além de ser um exímio cão policial e de guarda, ele também atua em outro mercado: o de terapias.

Rottweiler. (Foto: Alexas_Fotos/Pixabay)

LABRADOR

Preferido em diversos países, como EUA e Austrália, o labrador é afetuoso e leal. Adora correr, brincar e fazer estripulias, mas também é uma das raças mais utilizadas para resgates e como cão-guia.

Labrador. (Foto: Pixabay)

PINSCHER

Vai encarar? O bichinho é pequeno, mas dá de dez a zero em muito cachorro. Um ótimo cão de guarda!

Mas se você for o dono de beijos e abraços, cuidado. Os ossos são bem frágeis.

Pinscher. (Foto: Marco Massimo/Pixabay)

LHASA APSO

O lhasa também é de origem tibetana. Na década de 1930, Dalai Lama presenteou um casal americano com uma ninhada, e os cãezinhos se espalharam pelo continente.

Lhasa Apso. (Foto: Sonja Kalee/Pixabay)

GOLDEN RETRIEVER

Coloque um cão desse como guarda e é capaz de, quando chegar em casa, ver o próprio ladrão jogando bolinha para o pet. Eles são queridões, e com todo mundo.

Extremamente amáveis, os goldens são utilizados em terapias e também como guias para cegos e cadeirantes.

Golden Retriever. (Foto: Chiemsee2016/Pixabay)

YORKSHIRE

O yorkshire parece que saiu de um salão de beleza. Com os pelos sedosos e organizados em um penteado, toda essa sofisticação levou a ele a ser querido das celebridades. Uma finesse!

Yorkshire. (Foto: elaly/Pixabay)

BODER COLLIE

O cachorro mais inteligente do mundo foi criado para o pastoreio. Os fazendeiros diziam que o cão hipnotizava o rebanho pelo olhar.

É um dos cachorros mais aptos ao adestramento, tanto que não raro, ele é campeão de circuitos e provas com obstáculos e tarefas.

Boder Collie. (Foto: Pixabay)

BEAGLE

Se o beagle fosse uma criança, ele seria o aluno da sala de aula que provoca o terror nos colegas e professores. O mestre da zoeira!

A raça tem um olfato excelente. Tanto que é muito usada para farejar coisas ilegais em aeroportos sem assustar os passageiros, afinal, ele também é um fofo.

Beagle. (Foto: JOSÉ SOMOVILLA/Pixabay)

VIRA-LATA

Muito cachorro nutella, chegou a vez do cachorro raiz. Afinal de contas, todas as raças foram criadas a partir de reproduções assistidas, por isso em algum momento, todos foram também mestiços. Com o vira-lata acontece o mesmo. A diferença é que o cruzamento nem sempre é proposital e o resultado, nem tão previsto assim.

Essa mistura garante a ele muita popularidade, afinal, mais gente como a gente impossível. O brasileiro também não vai muito além disso: uma mistura completa.

Sem raça definida. (Foto: Tatiane Vasconcelos Taty/Pixabay)

 

 

Mundo Pet

Bombeiros resgatam 8 filhotes de cachorro presos em incêndio

Os filhotinhos estavam em um depósito que pegou fogo, mas felizmente todos foram resgatados em segurança.

Publicado

em

Cachorros em ambulância
Os bombeiros foram chamados para um ocorrência de incêndio e conseguiram salvar oito filhotes (Foto: Twitter/Colleton Fire)

É sempre emocionante pensar nos resgates incríveis que acontecem graças ao trabalho dos Corpos de Bombeiros. Foi exatamente isso que aconteceu na pequena aldeia de Jacksonboro, nos Estados Unidos, com oito filhotes de cachorro. No dia 21 de junho, os bombeiros receberam uma chamada sobre um incêndio que tomou conta de um depósito. As chamas começaram no térreo, e se…

Continuar lendo

Mundo Pet

Pit Bull dorme em caminha para que sua irmã gata aproveite sua cama king

Na realidade, é mais provável que o gato tenha “roubado” a cama king do cachorro.

Publicado

em

Cachorro e gato dormindo
O vídeo publicado nas redes sociais viralizou (Foto: Reprodução/TikTok - @zara_pitt)

Se você tem um gatinho, provavelmente já passou pela situação de não poder se mover ou perde seu lugar favorito no sofá para não acordar seu felino. Acredite se quiser, muitas vezes, cachorros de estimação passam pela mesma situação. Em um vídeo que viralizou no TikTok, a pit bull Zara, enfrentou esse fenômeno. Com sono, o cachorro decidiu se deitar…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro sai para passear e volta com um filhote abandonado que ele decidiu adotar

Felizmente, a família também se encantou com o bebê, e agora a família aumentou.

Publicado

em

Cachorros em gramado
O cachorro de estimação de Sara saiu para passear e voltou com outro pet para casa (Foto: Sara Nisevic)

Sara Nisevic não estava procurando expandir sua família quando ela deixou seus cachorros saírem para passear sozinhos. Mas quando um de seus cães voltou do passeio trazendo um cachorrinho marrom que ela não reconheceu, sua decisão mudou. "Assim que saímos para cumprimentar o cachorro, ele correu em nossa direção e começou a pedir carinhos e beijos", disse Sara ao The…

Continuar lendo

Mundo Pet

Moradores encontram cachorro abandonado dentro de mala em Cabreúva

A Creadoca recebeu a denúncia e contou com a Defesa Civil para resgatar o pet.

Publicado

em

Cachorro encontrado em mala
O animal felizmente foi resgatado sem ferimentos e está sob cuidados do Creadoca (Foto: Arquivo Pessoal)

Na manhã deste sábado (2), o Creadoca, entidade da Prefeitura de Cabreúva, que resgata animais abandonados, recebeu a ocorrência que dizia ter um cachorro abandonado dentro de uma mala, no Centro de Cabreúva. Rubenia, que atua na entidade, disse que o grupo contou com a ajuda da Defesa Civil para resgatar o cachorrinho. Alex, coordenador da Defesa Civil de Cabreúva,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera mostra cachorrinho tocando a campainha de casa após se cansar de brincar na rua

A família diz que vive em um bairro considerado seguro, então deixam o cachorrinho brincar fora até que ele queira voltar para casa.

Publicado

em

Cachorro tocando campainha
O cachorro inteligente chega em casa e toca a campainha para voltar para dentro (Foto: Reprodução/TikTok - @doriandavis077)

Um vídeo no TikTok viralizou ao mostrar um cachorrinho tocando a campainha de casa depois de algumas horas de brincadeira no parque. O labrador passou o dia na rua brincando ao ar livre sem seus tutores. Isso porquê, de acordo com eles, a família vive em uma vizinhança tranquila e segura. Talvez os humanos soubessem que Daiamon não estaria em…

Continuar lendo