As raças de cachorro mais queridas: será que o seu está entre eles?
Connect with us

Mundo Pet

As raças de cachorro mais queridas: será que o seu está entre eles?

Conheça as cães que conquistaram o coração do brasileiro e suas características

Published

on

Atualizado há

Qual o seu preferido? (Foto: rawpixel.com)

Que os cães são adorados pelos brasileiros, disso ninguém duvida. Um levantamento de 2017, colocou o Brasil como o 4º país do planeta com maior número de animais de estimação.

Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 52 milhões de cães de estimação. Pensando nisso, a revista Super Interessante preparou um segundo censo mais detalhado, unindo o ranking da plataforma de hospedagem canina Dog Hero e uma pesquisa do Instituto Qualibest. O resultado? Uma lista – muito fofa – para provar quais são as raças mais queridas, que conquistaram o coração dos brasileiros.

PUG

Com suas dobras e focinho achatado, o pug é símbolo de realeza na Holanda e querido dos antigos imperadores chineses. No país asiático, ele se assemelha a um símbolo que significa boa sorte.

A verdade é que quem tem um pug não sabe o que é andar pela casa com um cachorrinho no pé, seguindo para todo o canto.

Pug. (Foto: Arunothai Jankamkum/Pixabay)

MALTÊS

Algumas pessoas acreditam que a raça é de origem asiática, mas a teoria mais aceita é que o cãozinho é de Malta, uma ilha próxima da Itália – e por isso a origem do nome.

No passado, acreditava-se que os pelos do maltês podiam curar doenças, então, os fios eram usados para fazer luvas.

Maltês. (Foto: Pixabay)

SHIH TZU

A fama de desobediente tem origem. Os tibetanos acreditam que a raça era uma reencarnação dos deuses arteiros. Não muito longe dali, os chineses o usavam para esquentar os pés.

Já tentou abraçar um shih tzu no frio? Recomenda-se!

Shih tzu. (Foto: minimomo/Pixabay)

BULDOGUE

As dobras do pug multiplicadas por 10 e temos o Buldogue, o troncudinho. Quem o vê todo preguiçoso e amável nem imagina que os cães eram colocados para brigar com touros e ursos como diversão na Inglaterra da Idade Média.

Buldogue. (Foto: Sven Lachmann/Pixabay)

PITBULL

Depois que as lutas envolvendo os buldogues foram proibidas, os ingleses partiram para a rinha de cães. O buldogue não era mais de serventia porque, embora forte, era lento. A solução foi cruzar buldogue e terrier, daí a origem do pitbull, um cachorro criado para a briga.

A agressividade está sim, adormecida em seu DNA, mas isso não significa que os cães serão violentos. A tarefa de equilibrar a inclinação genética cabe ao dono, que não deve estimular as origens do cão.

Pitbull. (Foto: Justin Dearham/Pixabay)

SPITZ ALEMÃO

Chamado de lulu da pomerânia, na verdade, o lulu é apenas uma das variações da raça – a menor delas, inclusive.

O Spitz nasceu em uma região muito fria entre Alemanha e Polônia, chamada de Pomerânia. Não só os pelos abundantes, mas o que também mantinha o cachorro aquecido era o comportamento espevitado. Bem, parece que não houve muita mudança.

Spitz Alemão. (Foto: Сергей Корчанов/Pixabay)

DACHSHUND

Chegou a vez do salsichinha brilhar! De origem alemã e animal de estimação do físico Albert Einsten, o cão virou símbolo do país europeu – tanto que depois da 1ª Guerra Mundial, em muitos países, ele foi apedrejado por conta do seu país de nascimento.

Hoje, o dashshund é símbolo de destemor e teimosia. Quem tem, pode confirmar.

Dachshund. (Foto: volovalere/Pixabay)

PASTOR ALEMÃO

Hábil e obediente, o pastor alemão é o tipo do cachorro que não brinca em serviço. Em inteligência, só fica atrás do boder collie e do poodle. Não há como esquecer também que é o querido dos cinemas, aliás, foi o seu estrelato em Strongheart e Rin-Tin-Tin que provocou o boom da raça nos Estados Unidos.

Pastor alemão. (Foto: AnjaGh/Pixabay)

BASSET

Os olhos caídos e jeitão preguiçoso são só aparência. Criado para ser um mestre no olfato, hoje ele é um ótimo cão de companhia, cheio de afeto pra dar.

Basset. (Foto: Daniel Albany)

SCHNAUZER

Ou vovó ranzinza. Foi assim que os alemães o apelidaram.

Conhecido pelo seu bigodão, o schnauzaer é esperto, apegado ao dono e também, muito temperamental.

Schnauzer. (Foto: zora4dogs)

POODLE

Inteligente, solta pouco pelo, expectativa de vida alta. E precisa de mais qualidades? O poodle é dócil, muito inteligente e, quase sempre, simpático.

Poodle. (Foto: carah_/Pixabay)

ROTTWEILER

Com comportamento territorial e dominante, a verdade é que o adestramento da raça desde filhote é muito recomendado.

Mas com orientação e muito afeto, o rottweiler se torna uma doçura. Além de ser um exímio cão policial e de guarda, ele também atua em outro mercado: o de terapias.

Rottweiler. (Foto: Alexas_Fotos/Pixabay)

LABRADOR

Preferido em diversos países, como EUA e Austrália, o labrador é afetuoso e leal. Adora correr, brincar e fazer estripulias, mas também é uma das raças mais utilizadas para resgates e como cão-guia.

Labrador. (Foto: Pixabay)

PINSCHER

Vai encarar? O bichinho é pequeno, mas dá de dez a zero em muito cachorro. Um ótimo cão de guarda!

Mas se você for o dono de beijos e abraços, cuidado. Os ossos são bem frágeis.

Pinscher. (Foto: Marco Massimo/Pixabay)

LHASA APSO

O lhasa também é de origem tibetana. Na década de 1930, Dalai Lama presenteou um casal americano com uma ninhada, e os cãezinhos se espalharam pelo continente.

Lhasa Apso. (Foto: Sonja Kalee/Pixabay)

GOLDEN RETRIEVER

Coloque um cão desse como guarda e é capaz de, quando chegar em casa, ver o próprio ladrão jogando bolinha para o pet. Eles são queridões, e com todo mundo.

Extremamente amáveis, os goldens são utilizados em terapias e também como guias para cegos e cadeirantes.

Golden Retriever. (Foto: Chiemsee2016/Pixabay)

YORKSHIRE

O yorkshire parece que saiu de um salão de beleza. Com os pelos sedosos e organizados em um penteado, toda essa sofisticação levou a ele a ser querido das celebridades. Uma finesse!

Yorkshire. (Foto: elaly/Pixabay)

BODER COLLIE

O cachorro mais inteligente do mundo foi criado para o pastoreio. Os fazendeiros diziam que o cão hipnotizava o rebanho pelo olhar.

É um dos cachorros mais aptos ao adestramento, tanto que não raro, ele é campeão de circuitos e provas com obstáculos e tarefas.

Boder Collie. (Foto: Pixabay)

BEAGLE

Se o beagle fosse uma criança, ele seria o aluno da sala de aula que provoca o terror nos colegas e professores. O mestre da zoeira!

A raça tem um olfato excelente. Tanto que é muito usada para farejar coisas ilegais em aeroportos sem assustar os passageiros, afinal, ele também é um fofo.

Beagle. (Foto: JOSÉ SOMOVILLA/Pixabay)

VIRA-LATA

Muito cachorro nutella, chegou a vez do cachorro raiz. Afinal de contas, todas as raças foram criadas a partir de reproduções assistidas, por isso em algum momento, todos foram também mestiços. Com o vira-lata acontece o mesmo. A diferença é que o cruzamento nem sempre é proposital e o resultado, nem tão previsto assim.

Essa mistura garante a ele muita popularidade, afinal, mais gente como a gente impossível. O brasileiro também não vai muito além disso: uma mistura completa.

Sem raça definida. (Foto: Tatiane Vasconcelos Taty/Pixabay)

 

 

Mundo Pet

Cachorro resgatado em caixa de fraldas ganha novo nome e nova vida

Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria.

Published

on

Filhote de cachorro pit bull branco e cinza dentro de uma caixa de fraldas Pampers.
Foto: Reprodução/Facebook/West Side Cat Rescue

Conheça Frankie - um filhote de cachorro da raça pit bull cuja história começou em uma caixa de fraldas Pampers. Em abril, alguém abandonou Frankie na caixa, jogada em uma calçada. Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria. Por fim, uma empresária local chamada Robin viu o pit…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher encontra seu gato em outra casa e descobre que ele tem 7 famílias diferentes

“Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos um ano de idade”, contou a tutora.

Published

on

Gato preto deitado em costas do sofá com patas em persiana de janela
Foto: Arquivo Pessoal/Megan Holley/The Dodo

Pete sempre foi um gato muito sociável e aventureiro. Desde que era um filhote, ele gostava de brincar ao ar livre e conhecer novas pessoas. De acordo com Megan Holley, tutora de Pete, explorar a vizinhança sempre foi uma de suas coisas favoritas. "Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro faz surpresa de Dia das Namorados para cãopanheira

A surpresa romântica teve direito a buquê de flores e um lambeijinho. Assista.

Published

on

Dois cachorros da raça golden retriever
Foto: Reprodução/TikTok/@a_golden_fam

Um cachorro Golden Retriever encantou a internet ao protagonizar uma surpresa romântica para sua cãopanheira no Dia dos Namorados. O vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra o cãozinho desfilando com uma flor na boca, deixando sua amada na expectativa do que estava por vir. Na cena final, o Golden Retriever surge ao lado de sua amada, segurando uma…

Continue Reading

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe dois cachorros-do-mato em dois dias

De acordo com a Mata Ciliar, a instituição já recebeu dez indivíduos da espécie neste ano, todos vítimas da perda de seus habitats naturais.

Published

on

Cachorro-do-mato resgatado dentro de caixa de transporte
Foto: Mata Ciliar

A Mata Ciliar de Jundiaí destaca o aumento do número de animais silvestres em áreas urbanas, como o recente caso de cachorros-do-mato em Valinhos e Itatiba. Em apenas dois dias, a Cras recebeu dois filhotes de cachorro-do-mato em situações distintas. De acordo com a associação, o primeiro estava preso dentro de uma empresa em Valinhos. Após avaliação da equipe, ele…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes abandonados em colchão velho nunca saíram do lado um do outro

Assim que Layce chegou, ela viu que os cachorros estavam extremamente magros – estavam morrendo de fome.

Published

on

Filhotes de cachorro magros e abandonados em canil improvisado
Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo

Um homem passeava com seu cachorro quando se deparou com algo que o fez parar. Em uma pilha de colchões velhos no lixo, ele viu algo se movendo. Quando chegou mais perto, percebeu o que estava vendo - uma ninhada de seis filhotes de cachorro abandonados, deixados à própria sorte. Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo Assim que percebeu o que estava…

Continue Reading