
Era um dia ensolarado quando um grupo de moradores avistou um pequeno cachorro preso em um canal não utilizado. Não é incomum encontrar itens descartados espalhados ao longo do canal, mas essa foi a primeira vez que eles viram um cachorro preso dentro dele.
Situado a dezenas de metros abaixo do nível do solo, os espectadores preocupados não sabiam ao certo como um pequeno filhote havia entrado ali. “Não havia outra maneira de entrar, a não ser descer”, escreveu Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate animal Logan’s Legacy 29, no Facebook.
Os bons samaritanos correram para ajudar o cachorro preso, que mais tarde recebeu o nome de Sammy, mas ele estava assustado demais para deixar alguém se aproximar. “Havia pessoas que foram tentar pegar o cachorro, mas não conseguiram segurá-lo”, escreveu Kristina Ross, uma das ajudantes, em um comentário no Facebook.

Kristina publicou no Facebook imagens do cachorro preso, correndo pelo canal, e implorou para que alguém o salvasse. Após três dias de tentativas fracassadas, eles entraram em contato com a Logan’s Legacy, e Suzette estava ansiosa para ajudar.
Um pequeno cachorro preso em um canal abandonado
A protetora animal logo chegou com uma armadilha em mãos. Enquanto ela descobria uma maneira de descer no canal para montar a armadilha, outra dupla de bons samaritanos apareceu. “Eu vi a postagem hoje e pulei no esgoto com uma corda”, escreveu um deles no Instagram. “Eu senti a necessidade de resgatar esse pobre bebê“.
A dupla atravessou a água lamacenta do esgoto e o lixo para chegar até o cachorro preso no canal. Por mais perigoso e incômodo que fosse atravessar o canal, eles sabiam que a experiência de Sammy era ainda pior.

Suzette observou enquanto os homens tentavam pegar o cãozinho várias vezes. Em sua última tentativa, um dos rapazes, Nelson, conseguiu encurralar Sammy e jogou uma rede em volta dele para impedi-lo de fugir novamente.
Nelson, então, cuidadosamente recolheu a rede com o cachorro ainda dentro dela, e seu parceiro tirou o filhote do canal. Eles entregaram Sammy a Suzette, que deu um grande e triunfante abraço no cão antes de colocá-lo em seu carro. “Ele literalmente se derreteu em meus braços”, escreveu a protetora. “Ele sabia que finalmente estava seguro”.
Um trabalho de toda a comunidade
Kristina, a mulher que havia postado originalmente sobre o cachorro preso no canal nas redes sociais, ofereceu-se para cuidar dele por uma noite. O filhote agradecido dormiu a noite toda em uma cama aconchegante antes de ir para a clínica veterinária no dia seguinte, onde foi imediatamente tratado de um dente podre e de uma pata machucada.
O pequeno cão logo se recuperou, mas seus salvadores ainda não conseguiam acreditar no que ele havia passado. “Não consigo imaginar como ele estava assustado aqui embaixo, naquele canal enorme, sozinho”, escreveu Suzette no Facebook. “Ele está se recuperando e está indo muito bem.”

Enquanto o cachorro se recuperava na clínica veterinária, ele roubou o coração de um dos técnicos veterinários que cuidavam dele. Instantaneamente encantada com o filhote, a técnica decidiu dar a ele o melhor lar que ele poderia ter sonhado.
“Ela disse: ‘Nós nos apaixonamos… podemos, por favor, adotá-lo?'” Suzette escreveu no Facebook. “É simplesmente um destino. Ele é muito amado e está sendo mimado.”
[tdj-leia-tambem]