Depressão, ansiedade e estresse: cachorros também podem sofrer transtornos emocionais
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Depressão, ansiedade e estresse: cachorros também podem sofrer transtornos emocionais

Tutores devem ficar atentos aos sinais que os pets dão

Publicado

em

Atualizado há

Cachorro olha triste pela janela
Tristeza dos bichinhos é sinal de que há algo errado. (Foto: pixabay)

Assim como humanos, os cães também podem sofrer com transtornos emocionais. Estresse, ansiedade, depressão: nenhum deles está imune ao mundo pet.

As causas para transtornos também são bastantes similares ao de homens e mulheres.

“Os transtornos emocionais dos cães ocorrem desde a falta de algum nutriente no organismo, até por questões de estilo de vida, quando nasce um bebê ou falece alguém na família, alguma troca de horário no trabalho, impactando no tempo do dono em casa”, acrescenta a veterinária Consuelo Martin Ferreira da Clínica Vet Produtor.

Os sintomas, no entanto, se diferem. Os sintomas são adaptados ao comportamento canino e, por isso, os tutores precisam estar atentos aos detalhes.

Confira alguns sinais de que seu pet pode estar sofrendo com algum transtorno:

Agressividade repentina: quando, repentinamente, o cão começa a morder, latir ou mostrar os dentes, é sinal de que ele está irritado ou estressado.

“Para desestressar os bichinhos é muito importante resgatar uma rotina diária de caminhada e de preferência que ele fique livre para explorar o ambiente que ele está”, recomenda Consuelo.

Recusa de alimentos: atenção à diferença entre ser seletivo na alimentação e rejeita tudo o que é oferecido ao pet. Se, por exemplo, os tutores oferecerem restos de comida aos cães, é provável que eles passem a recusar a ração, conforme salientou Consuelo.

“A negação total pode ser um alerta de que algo não vai bem. Faça o teste: caso ele pare de comer a ração, ofereça petiscos, e aos pouquinhos tente regularizar a alimentação”, orienta.

Automutilação: cães que lambem, mordem ou arranham o corpo podem estar com algum problema emocional.

Excesso de banho, perfume no animal ou até de uso de produtos de limpeza em casa, além de causar alergias, podem ser gatilhos para os animais fiquem mordendo ou lambendo suas patas e o rabos excessivamente.

Para Consuelo, os tutores precisam se atentar em que momentos essas situações de automutilação acontecem.

Limites nas brincadeiras: brincadeiras que geram desconforto ou ansiedade em seu pet não são recomendadas. Broncas desnecessárias, brincadeiras que fazem o cão rosnar, se afastar ou se encolher não são saudáveis.

“Não existe a brincadeira ideal, pois cada indivíduo terá seu gosto. Jogar bolinha, ossos para roer, correr junto, se esconder e fazer o cãozinho procurar são algumas brincadeiras saudáveis”, recomenda adestradora no Espaço Bella Guia, Izabella Pereira.

Dormir pouco ou em excesso: segundo a veterinária Consuelo, a idade, o porte, o estado de saúde e o nível de exercícios interferem no tempo de sono do animal.

Normalmente, filhotes e idosos dormem mais do que os adultos, que em média somam de 15 e 16 horas por dia, espalhados pelas horas ao longo da noite e cochilos durante o dia.

“Para os pets com dificuldade de dormir, a dica é oferecer silêncio e prestar atenção na luminosidade, assim, ele terá melhor aproveitamento do seu tempo de descanso”, recomenda Consuelo.

Caminhar também é importante. Portanto, se os donos estão sem tempo para levar o pet para passear, o melhor a fazer, segundo a veterinária, é contratar alguém, como um Dog Walker.

 

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes abandonados se recusam a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda

Um homem relatou ter encontrado cachorrinhos abandonados – e eles se recusaram a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cachorros Logan's Legacy, está acostumada a receber ligações sobre cães de rua que precisam de ajuda. Mas recentemente, ela atendeu a uma chamada que era mais preocupante do que a maioria. Um homem relatou ter encontrado não um, não dois, mas três cachorrinhos abandonados em uma propriedade vazia - e eles se…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro passa por incrível transformação depois de uma tosa de emergência

Olhando para o cachorro, ninguém poderia imaginar que existia um pet pequeno e adorável embaixo de tanto pelo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Abrigo animal Wyandotte

Se você visse essa bola de pelos emaranhados, saberia que se trata de um cachorro? Recentemente, a equipe do abrigo animal Wyandotte acolheu um cão em uma condição que descreveram como "uma das piores que já haviam visto". Pixie - o nome que recebeu - tinha o pelo tão grande e emaranhado que mal conseguia se mover. Olhando para o…

Continuar lendo

Mundo Pet

Judiação: cachorro pit bull foi deixado para morrer descartado em saco de lixo

Os veterinários tinham muitas perguntas. “O que havia acontecido com essa pobre alma? Por que ele foi descartado como lixo?”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/SPCA Pennsylvania

Recentemente, um bom samaritano que trabalhava em uma casa ficou completamente em choque ao encontrar um cachorro pit bull abandonado dentro de um saco de lixo. O corpo e as patas do cachorro estavam rígidos e ele só conseguia mexer a cabeça. O homem retirou o cão do saco de lixo com cuidado, o colocou em um pedaço de papelão…

Continuar lendo

Mundo Pet

Familinha de cachorros encontra felicidade após momentos de terror e abandono

Ao se aproximarem do cachorro, perceberam que ele não estava sozinho: a pequena caixa estava cheia com seus filhotes.

Publicado

em

Por

Outro dia, funcionários do abrigo de animais da SPCA encontraram um visitante inesperado em seu estacionamento. Enquanto cuidavam dos cães resgatados dentro de suas instalações, a equipe percebeu que um cachorro desconhecido estava esperando por eles na calçada. Os corações dos voluntários se apertaram quando descobriram uma pequena caixa amarrada à coleira do cachorro e uma caixa de papelão ao…

Continuar lendo
Publicidade