8 dicas para proteger seu pet da hipertermia
Connect with us

Mundo Pet

8 dicas para proteger seu pet da hipertermia durante os dias quentes

Tata Estaniecki, do PodDelas, anunciou a morte de sua cachorrinha Tilápia, vítima do calor excessivo. Veja como proteger seu animal de estimação!

Published

on

Atualizado há

Cachorro deitado em um sofá com um gato, ilustrando o cansaço provocado por hipertermia.
Animais de estimação também sofrem com o calor excessivo (Foto: Canva)

Na última quarta-feira (25), a Tata Estaniecki, do PodDelas, anunciou a morte da sua cachorrinha de estimação Tilápia no Instagram. Segundo a apresentadora, o motivo da morte foi o calor excessivo, conhecido como hipertermia.

Segundo o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo de Jundiaí, os animais domésticos têm uma temperatura corporal que pode variar entre 37ºC a 39ºC e, se passar disso, é necessário acompanhamento veterinário para garantir a saúde do seu bichinho.

O que é hipertermia e o que causa?

Hipertermia (superaquecimento) é quando a temperatura corporal do animal aumenta excessivamente, geralmente acima de 39,5ºC, devido à incapacidade de regular o calor de maneira adequada, pois cães e gatos possuem mecanismos menos eficientes e liberam o calor pelas patas.  

Exposição prolongada ao calor – como ficar trancado em carros ou em locais abafados -, exercício físico em dias quentes, falta de acesso a água e sombra, condições de saúde preexistentes podem provocar a hipertermia em animais. 

Os sintomas mais comuns da hipertermia são respiração ofegante intensa, fraqueza, salivação excessiva, gengivas e línguas avermelhadas ou arroxeadas, vômito ou diarréia, tremores musculares e desmaios, para gatos é necessário notar se eles estão com a boca aberta enquanto respira ou aumento da frequência cardíaca. 

Caso tenha identificado algum desses sintomas, leve o pet para um local fresco e arejado, ofereça água fresca, use toalhas úmidas para resfriar o corpo do pet, evite usar água gelada para não causar choque térmico e busque atendimento veterinário o mais rápido possível. 

Cuidados para evitar a hipertermia nos pets

Todos os animais precisam de cuidados para enfrentar o calor e até mesmo os gatos que são conhecidos por sua independência, precisam de ajuda nos dias quentes. O Tribuna de Jundiaí separou algumas dicas simples e caseiras para amenizar as altas temperaturas e proteger seu animal de estimação da hipertermia.

1. Toalhas úmidas:

Uma maneira prática de aliviar o calor dos cães e gatos é utilizar toalhas úmidas. Colocar uma toalha levemente molhada em áreas onde o animal gosta de descansar, como sofás ou o chão, pode proporcionar um efeito refrescante. E, no caso, de felinos, eles podem gostar de ser acariciados com uma toalha molhada nas patas, barriga e cabeça.

2. Água sempre fresca e abundante

Manter a hidratação é essencial, especialmente no calor. Troque a água do pote várias vezes ao dia para garantir que ela esteja sempre fresca. Se possível, espalhe recipientes de água em diferentes partes da casa para facilitar o acesso ao líquido. Outra dica interessante é usar potes de água congelados como uma “forma” improvisada, basta encher metade do pote com água e congelar, completando com água fresca na hora de servir. Isso mantém o recipiente gelado por mais tempo e estimula o animal a beber.

3. Cubos de gelo com frutas ou petiscos:

Uma dica divertida e útil é fazer cubos de gelo com pedaços de frutas ou petiscos permitidos para os animais, tanto para felinos como caninos, como melancia ou morango. Nem todo gatinho gosta de frutas, mas muitos se divertem brincando com os cubos gelados, além de refrescar, essa brincadeira pode despertar a curiosidade e ser uma forma de hidratação adicional.

4. Tapetes de resfriamento e superfícies frias

Outra maneira eficiente de refrescar o ambiente é usar superfícies frias, como pisos de cerâmica, que naturalmente retêm menos calor. Existem tapetes especiais de resfriamento para pets, mas você pode improvisar com uma bolsa térmica ou embalagem de gelo envolta em um tecido, criando um local agradável para o animal se deitar.

5. Alimentação leve e fresca

Assim como nós, os gatos também podem perder o apetite nos dias mais quentes. Para incentivar a alimentação, sirva a ração em porções menores e opte por comida úmida, como sachês ou patês, que contêm mais água e ajudam na hidratação. Outra dica é servir a comida fresca e, se necessário, mantê-la na geladeira por alguns minutos antes de oferecer ao animal.

6. Corte de pelos (somente quando necessário)

Se seu cão tem uma pelagem muito densa, consulte o veterinário sobre a possibilidade de uma tosa que ajude a diminuir o calor, mas sem remover totalmente o pelo, já que ele também serve para proteger a pele.

Já para os gatos de pelagem longa, ao contrário do que muitos pensam, o pelo ajuda a proteger o animal do calor excessivo e das queimaduras solares. Só é recomendado tosar o gato se ele realmente estiver sofrendo e com o acompanhamento de um veterinário. Nesses casos, o corte deve ser feito de maneira que ainda mantenha uma camada de proteção.

7. Ambientes frescos e ventilados

Evite deixar o animal em locais quentes ou abafados. Use ventiladores ou ar-condicionado para manter o ambiente fresco. Evite áreas com luz solar direta.

8. Caminhadas em horários mais frescos

Evite passeios durante o meio-dia, assim você evitará um episódio de hipertermia. Opte por caminhar cedo pela manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura é mais baixa e o chão não está tão quente.

E lembre-se de deixar vasilhas com água fresca na calçada para animais que não têm um lar, assim eles conseguem se refrescar em dias quentes e se proteger da hipertermia.

Mundo Pet

Família amarra cachorro a cerca antes de furacão atingir a cidade; VÍDEO

O policial acabou entrando nas águas da enchente, agora até o peito do cachorro, desamarrou-o da cerca, colocou-o em seu carro de patrulha e o levou direto para o veterinário.

Published

on

Família amarra cachorro a cerca antes de furacão atingir a cidade
Foto: Reprodução/X | Florida Highway Patrol, Tampa

Enquanto as pessoas em Tampa, na Flórida, corriam para evacuar a cidade antes da passagem do furacão Milton, um morador indefeso parecia ter sido deixado para trás para se defender sozinho. Preso no acostamento da rodovia, o pobre cachorro esperava desesperadamente que alguém parasse para ajudar. Ao contrário das pessoas que saíam da cidade em seus carros, o bull terrier…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro idoso espera amiga todas as manhãs do lado de fora de loja de petiscos

O cão passa por lá todos os dias e se recusa a deixar a dona da loja trabalhar até receber o que mais gosta: petiscos grátis.

Published

on

Cachorro idoso espera amiga todas as manhãs do lado de fora de loja de petiscos
Foto: Reprodução/Instagram | @elarcaveterinaria

São 7h30 da manhã e Naty, a dona do pet shop da El Arca Veterinaria, está a caminho do trabalho. Ela está planejando sua lista de tarefas antes de abrir a clínica, mas seus planos são imediatamente interrompidos quando ela percebe um rosto familiar esperando por ela na calçada. Um cachorro idoso, que Naty chama carinhosamente de Negra, memorizou a…

Continue Reading

Mundo Pet

Jovem tenta resgatar cachorro na beira da estrada mas tem surpresa hilária; VÍDEO

O vídeo publicado nas redes sociais já tem mais de 1 milhão de visualizações.

Published

on

Jovem tenta resgatar cachorro na beira da estrada mas tem surpresa hilária
Foto: Reprodução/TikTok | @mtscamargo

Recentemente, um rapaz com bom coração gravou o momento em que tentava resgatar o que ele achava ser um cachorro abandonado na beira da estrada. O vídeo publicado no TikTok já ultrapassou 1 milhão de visualizações ao revelar a confusão feita por Matheus Camargo, que vive em Santa Catarina. Ele só queria salvar o cachorro O rapaz compartilhou seu honesto erro,…

Continue Reading

Mundo Pet

Socorristas ficam de coração partido com bilhete deixado com cachorros idosos abandonados

“Sinto muito, mas meus bebês merecem viver em um lar bom e quente para o inverno. Não posso cuidar deles morando na rua”, dizia o bilhete encontrado com os cachorros.

Published

on

Cachorros idosos abandonados em portão de abrigo
Foto: Reprodução/Facebook | Bloomfield Animal Shelter

Recentemente, funcionários do abrigo de animais Bloomfield ficaram chocados quando chegaram à sede e encontraram dois cachorros idosos já esperando por eles no portão. Quando se aproximaram dos dois cães abandonados, perceberam que alguém havia os amarrado a uma cerca e deixado uma mensagem muito triste. O bilhete dava informações sobre o passado dos cachorros. “Olá. Sinto muito, mas meus…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro fica com pelo roxo por motivo muito fofo; entenda

O cachorro ficou colorido durante um passeio pela colheita de frutas silvestres. E aí, já sabe o que aconteceu?

Published

on

Cachorro fica com pelo roxo
Foto: Reprodução/TikTok | @zaffie_boo

Bella é um cachorro de serviço que ajuda sua tutora de várias maneiras. Recentemente, Bella e sua mãe foram colher frutas silvestres com seus amigos, e o cão estava mais animado com essa atividade do que qualquer outra pessoa. Sua tutora frequentemente alimentava Bella com alguns petiscos de frutas vermelhas mas, em um determinado momento, ela notou algo incomum -…

Continue Reading
Advertisement