Lobo-guará supera grave caso de sarna com ajuda da Mata Ciliar
Foto: Mata Ciliar

Serrana, o lobo-guará fêmea que está na Mata Ciliar, chegou ao Cras em 2019, com a vida em risco devido um caso grave de sarna. De acordo com a associação, o animal estava no município de Serra Negra quando a resgataram. Hoje, com os cuidados da equipe, seu quadro clínico se reverteu e ela se encontra saudável e esbelta.

“Ela foi encontrada muito debilitada por conta da sarna e de desidratação, quase sem pelos pelo corpo”, comenta Giulia Verdini Mencarini, bióloga responsável pelo Cras da Mata Ciliar. “Quando chegou aqui, iniciou um tratamento intensivo e, com o tempo, começou a responder muito bem. Agora, com uma pelagem mais clara por conta da sarna, ela está bem ativa e saudável, já se recuperou totalmente e até encontrou um parceiro. Porém, por estar com a idade avançada, não há possibilidade de soltura em vida e permanecerá sob nossos cuidados.”

Apesar do sucesso em sua recuperação, Serrana ainda é um caso isolado no meio da devastação. “Estamos vendo cada vez mais indivíduos de sua espécie em zonas urbanas e, consequentemente, arriscando suas vidas a procura de alimentos, abrigos e outras atividades, ficando suscetíveis a doenças de animais domésticos, como a sarna, que são fatais aos silvestres. Portanto, cabe a sociedade se conscientizar e entender os erros que estamos cometendo com essas vidas para cobrar por políticas públicas voltadas à proteção de nossa biodiversidade”, explica a associação.

[tdj-leia-tambem]