Foto: Mata Ciliar
Foto: Mata Ciliar

Nos últimos dias, a Associação Mata Ciliar recebeu quatro animais silvestres, todos resgatados na região de Jundiaí. Confira.

Tatupeba em Itatiba

Presente em quase todo território nacional, o tatupeba é um animal de hábitos semi-fossoriais, ou seja, ele é um escavador, fazendo diversos buracos em campos abertos para se abrigar. Porém, devido a crescente destruição de habitats naturais, a espécie está sofrendo as consequências, como o caso deste animal, encontrado em uma beira de estrada de Itatiba. A guarda municipal resgatou o tatupeba e entregou aos cuidados da Mata Ciliar.

“Ele chegou prostrado, com algumas escoriações na face. Mas, depois da limpeza, notamos que não havia alterações clínicas visíveis e agora segue sob observações para analisar seus comportamentos e atividades naturais. Continuando assim, possivelmente, conseguirá retornar para a natureza”, pontua Lucas de Jesus, médico veterinário da Mata Ciliar.

Filhote de furão em Itupeva

Os furões possuem incríveis características, mesmo com um corpo alongado e pernas curtas, são ágeis e apresentam grande capacidade de escalar e nadar. Têm hábitos diurnos e gostam de fazer buracos para se abrigarem.

Este filhote de furão foi encontrado no quintal de um sítio de Itupeva. Agora, ele receberá os cuidados da maternidade até concluir a fase de amamentação e iniciar a introdução de alimentos sólidos.

Em situações como esta, é importante o munícipe se atentar e observar se a mãe do filhote não está por perto, mantendo uma distância segura, antes de chamar o órgão responsável para retirá-lo do local.

Gatos-do-mato-pequeno em Itapeva

Categorizado como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, o gato-do-mato-pequeno sofre com diversas ações humanas. Entre as principais estão a perda do habitat, atropelamentos, caça e doenças transmitidas por domésticos. Na última semana, o Cras da Mata Ciliar recebeu dois indivíduos machos, resgatados pelo Corpo de Bombeiros de Itapeva e entregues pela Secretaria de Meio Ambiente.

Após as primeiras avaliações da equipe, foi constatado que ambos não haviam alterações clínicas evidentes. Assim, agora permanecerão sob observações comportamentais para seguirem para um possível processo de reabilitação.

[tdj-leia-tambem]