Mata Ciliar recebe três filhotes de ouriço-cacheiro em seis dias

A época de reprodução do ouriço-cacheiro, que coincide com a primavera, está chegando e a Mata Ciliar está recebendo filhotes sem as mães. De acordo com a Associação, em seis dias, três filhotes chegaram ao Cras. A Defesa Civil de Atibaia levou um no sábado (2), munícipes de Jundiaí entregaram mais um e a Defesa Civil de Indaiatuba levou o terceiro nesta quinta-feira (7).

O filhote de Atibaia estava dentro da casa de um munícipe; o de Jundiaí caído próximo de uma árvore com um cachorro latindo em cima; e o de Indaiatuba caído na garagem de uma residência próxima a área de mata. Os ouriços permanecem sob os cuidados da equipe da Maternidade da Mata Ciliar.

Após as primeiras análises, a equipe constatou que os filhotes estão sem problemas clínicos. Eles já estão se alimentando normalmente com uma mistura de lactose específica para filhotes e apresentando comportamentos naturais, como empoleirar, vocalizar e defecar. Nos próximas dias eles passarão por exames de biometria e eles continuarão sob nossos cuidados até evoluírem para as próximas etapas de reabilitação.       

Durante a gestação da espécie, as mães ouriço saem mais vezes de seus abrigos à procura de alimentos. E com a constante destruição de seus habitats, muitas acabam se perdendo em meios urbanos, ocasionando em diversas consequências negativas como o choque elétrico em fios de alta tensão, ataques de animais domésticos, atropelamentos e outros. 

As mães dos filhotes encontrados sozinhos podem estar por perto e acabaram saindo por um momento para buscar alimento, por exemplo. Então, nesses casos em que animal não apresenta problemas visíveis de saúde, a pessoa não deve retirá-lo do local de onde está e deve manter distância para observar se a mãe volta. Posteriormente, caso não haja indícios dela, o munícipe deve contatar os órgãos responsáveis para o resgate.