
O Cras da Mata Ciliar recebeu na semana passada um frango-d’água-azul, resgatado pela Guarda Municipal Ambiental no jardim de uma residência em Jundiaí. O animal está bem, sem alterações clínicas ou comportamentais, e logo será realizada a sua soltura.
Vale ressaltar que, em casos como este, o animal pode estar apenas de passagem pela propriedade, portanto, o morador deve aguardar que ele saia sozinho antes de chamar o órgão responsável pela captura, evitando o estresse por conta do manejo humano.
Distribuído por todo o território brasileiro, o frango-d’água-azul é uma espécie de ave comum em ambientes aquáticos como pântanos, lagos com margens pantanosas, campos e áreas alagadas.
O município de Jundiaí possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.