Novembro Azul: Você sabia que seu cachorro também pode ter câncer de próstata?
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Novembro Azul: Você sabia que seu cachorro também pode ter câncer de próstata?

Uma das principais medidas de prevenção é a castração, por isso a Clínica Veterinária Dr. PetZoo está com desconto de 20% no procedimento de castração de machos de qualquer espécie neste mês.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorros em fundo azul
Novembro é mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que também pode desenvolver em animais (Foto: rawpixel.com/Freepik)

Novembro é o mês de conscientização do diagnóstico precoce e prevenção de câncer de próstata, mas você sabia que os cachorros também podem desenvolver essa doença? Assim como para seres humanos, medidas preventivas são essenciais para obter um diagnóstico precoce. Isso melhora o prognóstico e ainda pode evitar o desenvolvimento da condição.

Os veterinários Matheus e André, da Clínica Dr. PetZoo, em Jundiaí, reforçam a importância dos exames dos pets.

“A saúde e bem-estar dos nossos bichinhos de estimação devem ser uma prioridade. Por isso os métodos preventivos ideais são sempre consultas e check-ups frequentes e a castração“, explica Dr. André.

Como é o câncer de próstata em cachorros?

Assim como os homens humanos, cachorros machos também possuem a glândula sexual próstata. Esse órgão é localizado predominantemente no espaço retroperitoneal, e é responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides.

O câncer de próstata em cachorros ocorre quando acontece um multiplicação anormal e desordenada de células na região da próstata, causando um inchaço da glândula. Por isso, a castração dos animais pode evitar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Sintomas

De acordo com o Dr. Matheus, os sintomas da doença nos cachorros não costumam aparecer em estágios iniciais. Nos estágios avançados, os pets podem apresentar:

  • Dificuldade em urinar;
  • Urina com sangue e gotejamento de sangue pelo pênis;
  • Infecções urinárias que não melhoram mesmo com tratamento;
  • Espasmos musculares ao tentar urinar;
  • Dificuldade ao defecar e/ou com fezes em formato de fita;
  • Outros sintomas menos específicos também podem surgir, como vômito, febre e apatia.

Dessa forma, o diagnóstico precoce é fundamental para que seja possível iniciar o tratamento.

Cachorro na grama
Foto: Freepik

Tratamento

“O tratamento do câncer de próstata em cachorros tem grandes chances de ser bem sucedido quando conseguimos diagnosticar precocemente. Mas infelizmente muitos tutores acabam esquecendo dos exames de rotina, que podem identificar o tumor”, explica Dr. Matheus.

A demora em diagnosticar a doença nos cachorros tem grandes chances de ser causa da morte dos pets. Segundo os veterinários da Dr. PetZoo, o câncer de próstata nos cachorros tem altas incidências de metástase e não tem cura.

Os profissionais explicam que durante as consultas frequentes e check-ups, os cães passam por palpação retal para a identificação do tumor. Além disso, é possível realizar exames como raio-x, ultrassom, exames de sangue e de urina para detectar o câncer de próstata.

Castração é vida

Além do câncer de próstata, outras doenças podem acometer essa glândula, como a Hiperplasia Prostática. “O melhor método preventivo para tumores e alterações hormônio-dependentes é a castração do animal e, principalmente consultas e check-ups recorrentes”, reforça Dr. André.

Foto: gpointstudio/Freepik

“Nós do Centro Veterinário Dr.PetZoo estamos aqui para conscientizar e relembrar a importância da castração. Por isso nesse mês de Novembro aplicaremos um desconto de 20% no procedimento de castração de machos de qualquer espécie. Conte sempre com a gente pra saúde do seu Pet”.

Os veterinários André e Matheus atendem na Dr. PetZoo, na rua Bom Jesus de Pirapora, 2654, Vila Rami, Jundiaí. A clínica conta com profissionais capacitados para atendimento clínico de pets e animais silvestres e exóticos.

Clínica Veterinária Dr. PetZoo, em Jundiaí
Clínica Veterinária Dr. PetZoo, em Jundiaí – Foto: Divulgação

Mundo Pet

Cachorros param no meio de trânsito movimentado para proteger amigo atropelado

Testemunhas disseram que os quatro cães não pareciam entender que seu amigo estava morto, e estavam em volta de seu corpo para protegê-lo.

Publicado

em

Cachorros no meio da rua
O caso aconteceu na China e um vídeo mostra carros passando muito perto dos cachorros, que não se movem (Foto: Reprodução/Youtube)

Cinco cachorros de rua encenaram uma cena comovente em uma estrada movimentada depois que um dos amigos acabou atropelado. Os animais estavam atravessando a rua em Lanzhou, no centro da China, quando um dos cães foi atingido. Apesar de chegarem em segurança do outro lado, os quatro cães correram de volta para o lado de seu amigo enquanto os carros…

Continuar lendo

Mundo Pet

Porquinho-da-Índia mastiga cabelo de tutora enquanto ela dormia: ‘ela estava com inveja’, brinca

Ironicamente, a tutora é cabeleireira e o porquinho-da-índia é de uma espécie que não tem pelos.

Publicado

em

Mulher e porquinho-da-índia
Gara contou que decidiu tirar uma soneca com seu porquinho-da-índia no chão do quarto, e acordou com um corte de cabelo novo (Foto: Arquivo Pessoal/Kennedy News and Media)

Uma cabeleireira viralizou no TikTok depois de relatar que seu porquinho-da-índia mastigou um pedaço de sua franja enquanto ela dormia. Gara Sullivan explicou que voltou para casa depois de um jantar, um pouco embriagada. Assim, decidiu tirar uma soneca junto de seu roedor de estimação, Dixie, no chão de seu quarto. A mulher adormeceu rapidamente e na manhã seguinte, levou…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gatinho se esconde em motor de carro alheio no litoral e viaja até São Paulo

A tutora do felino disse que a dona do carro saiu da Praia Grande, e só encontrou o gato no carro ao parar para uma revisão em uma oficina em SP.

Publicado

em

Gato preto e branco
O gatinho escapou de sua casa na Praia Grande e se escondeu no motor de um carro, que o levou até a capital paulista (Foto: Antônio Cassimiro/PG No Grau)

Nino é um gato medroso que vive com a família no litoral, mas na semana passada pegou uma "carona" até São Paulo, no motor de um carro. Francis Carla Anselmo, tutora de Nino, contou ao g1 que o gato costuma sair pela janela para ir até o apartamento da mãe dela, ao lado. Na manhã do dia 11 de maio,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Homem vai em evento de adoção e reencontra cachorro que havia perdido há anos

“Ela simplesmente apareceu e estava abanando a cauda como louca”, contou o tutor.

Publicado

em

Homem brincando com cachorro
O homem viu uma foto do cachorro no anúncio da feira de eventos e correu para se certificar que era, de fato, seu pet (Foto: Shannon McCann/The Dodo)

Shannon McCann e Nick Pizio não tinham planejado adotar outro cachorro. Mas Nick se deparou com um post no Facebook que mudaria suas vidas para sempre. Enquanto passava pela rede social, ele viu um anúncio para um evento de adoção e imediatamente reconheceu um dos cães nas fotos. O cachorro se parecia com Lucy - um cachorro de abrigo que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorra encontra dentadura no quintal e diverte o tutor: ‘quase morri de rir’

O tutor do cachorro não usa dentadura, então o momento foi ainda mais surpreendente quando cachorro apareceu com “dentes novos”

Publicado

em

Cachorro usando dentura
Pandora foi adotada após ser abandonada em mais seis filhotes em uma caixa (Foto: Lucas Alves Magalhães)

Era uma dia comum para Lucas Alves Magalhães, mas tudo mudou quando viu sua cachorra, Pandora, com algo diferente na boca. O tutor contou que quase morreu de rir quando viu que a pet estava com uma dentadura na boca. O psicólogo não perdeu tempo, e aproveitou a cena inusitada - e hilária - para tirar fotos de Pandora. De…

Continuar lendo