Cientista de Jundiaí participa de projeto da Nasa que descobriu mais de 300 novos exoplanetas: 'Experiência única'
Conecte-se conosco

Mundo

Cientista de Jundiaí participa de projeto da Nasa que descobriu mais de 300 novos exoplanetas: ‘Experiência única’

Programa começou em 2018, mas apresentou resultados nas últimas semanas. Um dos participantes do projeto foi o professor universitário Pedro Gerum

Publicado

em

Atualizado há

Cientista de Jundiaí trabalha em equipe que descobriu exoplanetas

Um cientista de Jundiaí fez parte de um projeto da Nasa, a agência espacial norte-americana, que descobriu 301 novos exoplanetas e que pode ajudar a identificar outras formas de vida.

O exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário diferente, por isso é ainda mais difícil de reconhecer com precisão.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas contratados para um programa de estágio da Nasa. O programa teve início em 2018, mas só apresentou resultados nas últimas semanas.

Um dos participantes do projeto é um professor universitário de Jundiaí, Pedro Gerum, o único brasileiro envolvido. Que mora atualmente em Cleveland, nos Estados Unidos, e fez parte do grupo de 13 cientistas escolhidos pela Nasa.

Cientista Jundiaiense participa de projeto da Nasa que descobriu mais de 300 novos exoplanetas 

“Foi muito incrível poder fazer parte desse time de três cientistas fantásticos, aprendi muito com eles. Eu acho que foi uma experiência única e muito válida, fiquei muito feliz”, diz.

O programa é uma ferramenta de inteligência artificial chamado de “Exominer”, que está resolvendo um dilema que astrônomos enfrentaram por anos. Ele faz uma “mineração de dados” que consegue perceber a diferença de novos planetas pelos outros dados que podem sinalizar errado a existência de um planeta.

Pedro explica que este é um trabalho extremamente minucioso. Imagens de satélite são usadas para acompanhar cada detalhe.

“Esse projeto na Nasa tem o objetivo de buscar planetas fora do sistema solar, planetas que não fazem parte desses oito que a gente ouve todo tempo. São planetas que estão orbitando estrelas que não são o sol”, explica.

A nova ferramenta não ficou exclusiva ao trabalho feito pela equipe. Ela poderá ser aplicada a novas missões espaciais no futuro e ajudar a descobrir ainda mais novos planetas.

Pedro já encerrou a participação dele na equipe da Nasa e, agora, trabalha como professor universitário nos Estados Unidos. Segundo ele, voltar a morar em Jundiaí ainda não está nos planos. “Quero expandir ainda mais os conhecimentos”.

Fonte: g1.

Mundo

Seminua, mãe salva ganso de estimação de ataque de águia enquanto amamenta

O salvamento foi registrado pelo circuito de câmeras da residência e compartilhado nas redes sociais, o vídeo alcançou mais de 7,1 milhões de visualizações.

Publicado

em

Mãe é vista seminua com o bebe nos braços enquanto salva ganso de ataque de águia. (Foto: Reprodução/TikTok)

Uma canadense vem ganhando aplausos depois de ser gravada salvando seu ganso de estimação do ataque de uma águia careca. No entanto, outro detalhe que a consagrou foi ter feito o resgate seminua, pois no momento do incidente ainda estava amamentando o seu bebe. O episódio aconteceu na tarde de quarta-feira (18), quando Cait Oakley, 31, estava dentro de casa…

Continuar lendo

Mundo

Primeiro julgado por crimes de guerra, soldado russo é condenado à prisão perpétua na Ucrânia

Justiça ucraniana anunciou sentença nesta segunda-feira (23). Soldado, de 21 anos, atirou contra um civil que andava de bicicleta em uma cidade perto da Kiev, em fevereiro.

Publicado

em

1º julgado por crimes de guerra, soldado russo pede perdão a mulher de civil que matou (Foto: simpson33/Canva)

O sargento russo Vadim Shishimarin, 21, foi condenado nesta segunda-feira (23) à prisão perpétua por ter atirado contra um civil ucraniano em um vilarejo próximo a Kiev. O caso é o primeiro crime de guerra a cometido desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro, a ser julgado no país. Shishimarin é oficialmente o primeiro…

Continuar lendo

Mundo

Família se assusta ao encontrar crocodilo de 3 metros em piscina

Foram necessárias pelo menos três pessoas para conseguirem tirar o animal de dentro da piscina.

Publicado

em

Crocodilo dentro da piscina
A família encontrou o crocodilo na piscina após ouvirem um barulho vindo da área da casa (Foto: Divulgação/Gabinete do Xerife do Condado de Charlotte)

Nesta semana, uma família levou um baita susto ao se deparar com um crocodilo de pelo menos 3 metros se refrescando na piscina da casa. O caso aconteceu na região de Deep Creek, na Flórida, Estados Unidos. Na região, diferente daqui do Brasil, essa semana foi quente, com temperaturas em torno de 30ºC. De acordo com o Gabinete do Xerife…

Continuar lendo

Mundo

Camboja pede para que turistas parem de colher ‘planta pênis’ por risco de extinção

A espécie carnívora tem atraído muitos curiosos, que arrancam as plantas para fazer fotos.

Publicado

em

Mulheres tirando fotos com "planta pênis"
Com nome científico Nepenthes holdenii, o apelido 'planta pênis' faz referência a seu formato fálico (Foto: Reprodução/Governo do Camboja)

Nesta semana, o governo do Camboja emitiu uma nota pedindo para que os turistas parem de colher uma flor, conhecida como "planta pênis". De acordo com a organização, a curiosidade dos visitantes pode levar a planta a ser extinta. A flor, de nome científico Nepenthes holdenii, recebeu o apelido "planta pênis" como referência a seu formato fálico. O Ministério do Meio…

Continuar lendo

Mundo

11 funcionárias de hospital ficam grávidas ao mesmo tempo

Já houve situações em que todas as grávidas estavam no mesmo turno.

Publicado

em

Funcionárias grávidas do Liberty Hospital (Foto: Reprodução/Facebook Liberty Hospital)

Dez enfermeiras e uma médica de um hospital em Missouri (EUA) ficaram grávidas ao mesmo tempo, sem que houvesse planejamento para isso. A situação inusitada ocorreu no Liberty Hospital. "Há muitas enfermeiras dizendo que não vão beber a água [daqui]", disse Hannah Miller, 29, mencionando uma brincadeira de que a água poderia conter alguma substância que engravidasse as mulheres. Entre…

Continuar lendo