Connect with us

Mundo

Segundo estudo, metade dos combustíveis fósseis podem sair de uso em 15 anos

A projeção foi feita com base na demanda dos 70 setores da indústria que mais necessitam do insumo no mundo

Published

on

Atualizado há

Foto: Depositphotos.com/ssuaphoto

Divulgada pela revista Nature, um estudo mostra que cerca de metade dos combustíveis fósseis do mundo podem ser desnecessários em 2036. A pesquisa detalha que a mudança na matriz energética mundial, que tende a ser cada vez mais sustentável, é a principal responsável por desvalorizar dos produtos derivados do Petróleo.

Segundo o levantamento, as empresas ligadas a esse tipo de exploração devem sofrer uma crise financeira em 15 anos, já que ficarão na posse de ‘ativos ociosos’, como terrenos, fábricas e investimentos, sem a possibilidade de gerar grandes lucros. “Um dos principais objetivos da política climática é substituir progressivamente o uso de combustíveis fósseis por energias renováveis. A rápida depreciação e substituição dos combustíveis fósseis associadas à necessidade de preservação do meio ambiente acarretam uma profunda reorganização das cadeias de valor da indústria, comércio internacional e geopolítica. Dependendo das decisões de produção, os preços do petróleo a longo prazo podem permanecer em valores tão baixos quanto US$ 35 bbl”, destaca um trecho da pesquisa divulgada nesta semana pela revista Nature.

No entanto, a transição pode gerar instabilidade econômica ao longo dos anos, especialmente em países que o produto faz parte da cadeia produtiva. A pesquisa ressalta que as nações que começarem mais cedo a desativar o uso desses combustíveis e investir em outras fontes de energia poderão reduzir as perdas a longo prazo.

O Brasil, Estados Unidos, Noruega e Rússia estão entre os países que mais produzem combustíveis fósseis, segundo a pesquisa. Já a União Europeia, o Japão e a Índia estão entre os maiores importadores do produto.

Mundo

Justiça espanhola anula condenação de Daniel Alves por estupro

Tribunal da Catalunha anula condenação de Daniel Alves por estupro em 2022, citando inconsistências na sentença anterior.

Published

on

Nesta sexta-feira (28), a Justiça da Espanha anulou a condenção por estupro do ex-jogador brasileiro Daniel Alves. O Tribunal Superior de Catalunha decidiu de forma unânime anular a decisão anterior que havia condenado o jogador a 4 anos e 6 meses, segundo o ‘g1’.  Daniel havia sido acusado de estuprar uma jovem em uma balada em Barcelona, na Espanha, no…

Continue Reading

Mundo

Papa Francisco recebe alta após quase 40 dias de internação

Médico informou que quadro foi tratado com sucesso, mas pontífice deve permanecer em repouso por dois meses.

Published

on

Após quase 40 dias de internação, o papa Francisco recebeu alta médica do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, neste domingo (23). O pontífice retornou à Casa Santa Marta depois de saudar os fiéis na Praça de São Pedro.  Aos 88 anos, o papa foi internado em 14 de fevereiro com uma grave infecção respiratória e, mesmo após a alta,…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo