Crescimento com planejamento
Conecte-se conosco

Opinião

Crescimento com planejamento

Neste 14 de dezembro, Jundiaí completa 365 anos de história. Por Gustavo Martinelli, vice-prefeito da cidade.

Publicado

em

Atualizado há

Banner de aniversário de 365 anos de Jundiaí
Gustavo Martinelli, vice-prefeito de Jundiaí (Foto: Divulgação)

Hoje Jundiaí completa 365 anos e temos muitos motivos para comemorar. Somos a melhor cidade do estado em qualidade de vida. Estamos em segundo lugar no ranking das melhores cidades do país e em primeiro lugar no ranking de desenvolvimento sustentável. Somos uma das dez melhores cidades do país em saneamento. O mérito é do contribuinte e das gestões comprometidas com o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. Mas a cidade é dinâmica e sempre temos novos desafios pela frente.

Nossa excelente colocação nos rankings nacionais, somada à nossa localização geográfica privilegiada, tem atraído novos moradores que buscam qualidade de vida para suas famílias. E este crescimento populacional deve vir acompanhado de infraestrutura: adequações nas vias para melhorar a mobilidade, disponibilidade de escolas e de equipamentos de saúde, investimentos em abastecimento de água e saneamento são alguns exemplos.

O crescimento da cidade também transforma os bairros, principalmente aqueles afastados da região central, que têm apresentado uma grande expansão nos últimos anos. Por isso é importante pensarmos em um plano diretor individualizado para cada região, para avaliarmos as necessidades específicas de cada bairro e podermos levar qualidade de vida aos que lá vivem.

Com a vinda de novos habitantes, os novos empreendimentos também surgem para acompanhar a demanda. É um ponto de atenção e também uma oportunidade de desenvolvimento, já que grandes obras podem contribuir com contrapartidas importantes para o entorno.

Mas estas contrapartidas não são suficientes para resolver por completo os impactos do crescimento. O desenvolvimento da cidade depende também dos governos estadual e federal, já que é de lá que vem grande parte dos recursos. Por isso é importante termos representantes da região na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal como uma maneira de termos voz e visibilidade.

Qual Jundiaí queremos para as futuras gerações? As ações de hoje influenciam os rumos da nossa cidade nas próximas décadas, e planejar nosso desenvolvimento é um desafio para esta e para as próximas gestões, com o olhar em uma Jundiaí melhor e mais justa para todos.

Vice-prefeito Gustavo Martinelli
Foto: Arquivo Pessoal

Por Gustavo Martinelli, vice-prefeito de Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Os prefeitos no Brasil comprometem a educação das crianças e deixam um vácuo na formação do cidadão

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

Coreia do Sul, Cingapura, China Comunista e Finlândia se destacam em diversas áreas do saber, já estão na vanguarda do conhecimento cientifico. Essas nações adotam modelos educacionais inclusivos para romper as barreiras do atraso e da opressão e assim alcançar o seleto grupo de países socialmente desenvolvidos e economicamente estabilizados. O motor de propulsão da Coreia do Sul é movimentado…

Continuar lendo

Opinião

Importância da indústria para o empoderamento feminino

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Publicado

em

Por

Rafael Cervone, presidente do CIESP
Foto: Divulgação/CIESP

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, embora ainda tenhamos muito a evoluir, é gratificante observar que as profissionais já respondem por um quarto dos recursos humanos no parque fabril brasileiro. Além disso, sua participação em cargos de gestão passou de 24% para 31,8%, entre 2008 e 2021. Esses dados do Observatório Nacional da Indústria/ CNI mostram…

Continuar lendo

Opinião

O Brasil tenta se equilibrar na corda bamba da geopolítica global

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Vendo a empolgação nas batidas do martelo da B3, pelo Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, quando entregou mais uma estrutura estatal paulista a uma empresa submissa às leis do Partido Comunista da China, fiquei intrigado com a cena, por se tratar de um politico que prega a negação ao sistema de organização social comunista. Mas sabedor…

Continuar lendo

Opinião

O impacto dos impostos na competitividade da indústria

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação Ciesp

É preocupante constatar que, entre 2011 e 2023, o Brasil foi ultrapassado por 22 nações no ranking de competitividade do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial, instituição de educação executiva da Suíça. Caímos do 38º para o 60º lugar, ficando nas últimas posições. Como temos alertado há tempos, em congruência com economistas, empresários, associações e sindicatos representativos de todos os…

Continuar lendo

Opinião

Lula é ciente da importância estratégica da Petrobras para o Brasil

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Publicado

em

Por

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Petrobras foi fundada no governo de Getúlio Vargas para fugir dos abusos do oligopólio das Sete Irmãs, que dominavam o mercado no mundo. Avançou a passos largos atendendo a crescente demanda, sendo uma das bases para o crescimento econômico do País. Com os embargos da OPEP na década de 1970, estimulou o então Presidente Ernesto Geisel a buscar alternativas…

Continuar lendo
Publicidade