A IA vai gerar milhões de empregos
Connect with us

Opinião

A IA vai gerar milhões de empregos

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA.

Published

on

Atualizado há

Elton Monteiro, especialista em IA em empresas
Foto: Arquivo Pessoal

Estamos ouvindo cada vez mais sobre os empregos que serão extintos pela Inteligência Artificial (IA), e esse medo é compreensível. Mas será que o ser humano vai se acomodar? Esse título provocativo nos convida a refletir. Afinal, todos os avanços tecnológicos no passado geraram uma competição mais acirrada e, ao mesmo tempo, abriram portas para novos empregos e oportunidades.

Pense na Revolução Industrial: quando as máquinas começaram a substituir o trabalho anual, houve um grande temor de que milhões de empregos desaparecessem. E muitos realmente desapareceram. No entanto, a tecnologia também criou indústrias, novos produtos e, com eles, uma demanda crescente por trabalhadores qualificados. O surgimento da linha de montagem não destruiu o mercado de trabalho; ele o transformou. Mais recentemente, a automação e a computação nos anos 90 geraram um boom em setores como o de tecnologia da informação, criando milhões de empregos que sequer existiam antes.

Agora, com a IA, estamos diante de uma nova transformação. As máquinas podem, sim, substituir certas funções, mas o ser humano é movido por seus interesses e pela busca constante de soluções para melhorar sua vida. E, na prática, o que isso significa? Que a IA vai ser usada para criar mais inovações, novos negócios e produtos. O impacto da IA na automação de tarefas não será uma simples eliminação de funções; ela abrirá novas oportunidades para quem souber tirar proveito dessa tecnologia.

Com a IA, teremos uma abundância de soluções, ferramentas e serviços que nem imaginamos ainda. A inovação será acelerada de forma exponencial, criando oportunidades em áreas que ainda estão se formando. Profissões focadas em programação de IA, análise de dados, otimização de processos e desenvolvimento de novos produtos surgirão em uma escala nunca vista. Isso não quer dizer que a transição será fácil, mas significa que quem estiver preparado, buscando conhecimento e adaptando-se a essa nova realidade, verá um oceano de possibilidades.

É claro que esse cenário exige uma mudança de mentalidade. Aqueles que não correrem atrás de conhecimento e não se adaptarem às novas demandas do mercado podem realmente se sentir ameaçados. Mas essa reflexão traz uma certeza: a IA vai impulsionar uma nova era de empregos, desde que você esteja pronto para aproveitar as oportunidades que ela criará. Assim como todas as revoluções tecnológicas anteriores, o futuro do trabalho será moldado não pela extinção de empregos, mas pela capacidade de inovação e adaptação humana.

Elton Monteiro é empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA, com mais de 20 anos experiência em tecnologia e inovação. Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Agentes de IA no setor imobiliário

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA. Mais de 20 anos de experiência em tecnologia e inovação

Published

on

Elton Monteiro, especialista em agentes de IA

O setor imobiliário está passando por uma transformação significativa com a chegada dos agentes inteligentes de IA. Para quem está à procura de um imóvel, a espera pelo atendimento de um corretor pode ser frustrante, especialmente fora do horário comercial. Cada vez mais, as pessoas realizam suas buscas e interações aos finais de semana ou à noite, e nem sempre…

Continue Reading

Opinião

Celular em sala de aula

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2

Published

on

Imagem gerada por IA que mostra o não uso de celular em sala de aula.
Foto: Imagem gerada por IA

As escolas do País devem começar o ano letivo de 2025 já com uma lei que proíba os celulares nas redes públicas e particulares. Esta lei está em pauta para votação após as eleições municipais. Eu como pai e também como membro do segmento de tecnologia, tenho algumas ressalvas. O celular/tablet em sala de aula para consumir tecnologia é diferente…

Continue Reading

Opinião

Criando Campanhas de Marketing com IAs

Artigo por Vlamir Ienne CEO do Grupo iv2

Published

on

imagem gerada por IA ideogram.ai
Imagem gerada por IA ideogram.ai

Adoro quanto encontro propósito do uso da Inteligência Artificial dentro das empresas. E isto geralmente acontece quando conecto uma necessidade corporativa com o uso de uma Inteligência Artificial Generativa. Separei aqui 3 produtos, que juntos podem criar uma campanha de marketing robusta para empresas, pequenos empresários ou pessoas individuais. Vamos lá: 1º passo: Recomendo dar uma olhada na versão nova da…

Continue Reading

Opinião

O dever de ensinar e o direito de aprender!

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Published

on

O dever de ensinar e o direito de aprender, por Rafael Cervone.
Foto: Divulgação/ CIESP

Nesta primeira quinzena de outubro, comemoram-se duas datas correlacionadas à construção de um futuro melhor para o Brasil: o Dia do Professor, 15, alusivo à criação das Escolas de Primeiras Letras por D. Pedro I, em 1827, e o Dia da Criança, 12, instituído pelo Decreto 4.867, em 1924, no governo do então presidente Arthur Bernardes. Cabe aos mestres atenderem…

Continue Reading

Opinião

A IA como alavanca para a expansão global de empresas locais

Artigo por Elton Monteiro, empreendedor, mentor, investidor e especialista em IA

Published

on

Elton Monteiro, especialista em IA em empresas
Foto: Arquivo Pessoal

Expandir uma empresa local para o cenário internacional sempre foi uma jornada complexa e cara. Tradicionalmente, essa jornada envolve estudo de mercado, avaliação de regulamentações locais, e a contratação de advogados, profissionais de RH, marketing, além de colaboradores nativos do país-alvo. Esse processo não só consome tempo, mas demanda um capital que muitas pequenas e médias empresas simplesmente não têm.…

Continue Reading
Advertisement