O possível já!
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Opinião

O possível já!

Artigo por Jones Henrique Martins – Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí.

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Jonas Henrique Martins. (Foto: Divulgação)
Jonas Henrique Martins. (Foto: Divulgação)

“É preciso fazer o possível já, não o ideal distante.” A frase do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, conhecido pela revolução urbana realizada pela sua gestão como prefeito de Curitiba, define mais do que nunca o espírito necessário à gestão pública. Com a queda brusca na arrecadação que teremos em 2021, os prefeitos eleitos precisarão de criatividade para potencializar os resultados desejados, coragem para transformar as cidades e atitudes para combater o desemprego.

Lerner é pioneiro na criação de vias exclusivas para ônibus. Também concebeu os terminais-tubo – em que os ônibus param somente para embarque e desembarque, sem catracas, resultando em agilidade. O mundo todo hoje copia o sistema. As fortes críticas às mudanças no início das implantações não brecaram a determinação de plantar sementes de uma cidade-modelo.

No último governo, Jundiaí retomou a boa gestão administrativa e trouxe ferramentas tecnológicas para auxiliar na entrega dos projetos prioritários. A base está lançada para que a inovação seja mais do que aparatos de apoio à gestão, mas que esteja no centro da mentalidade de todas as áreas. Pensar digital hoje não está relacionado somente à internet, mas também a ações no mundo offline. Agir rápido, conectar ideias, pessoas, projetos e estar verdadeiramente aberto à construção coletiva.

A humanização da saúde, por exemplo, tem no prontuário eletrônico um mecanismo, mas não pode prescindir de mudanças nas políticas públicas. Muitas vezes a consulta fria e distante do médico prejudica o tratamento. Mudar a forma como um paciente é atendido em situações simples já pode ser o começo de feitos amplos. Mais do que nunca é preciso entender a dinâmica em que todos têm voz e contribuem mutuamente.

Lerner costuma exemplificar que a urbanização da favela começa no corrimão subindo o morro, o que parece contrastar com a morosidade como a política costuma acontecer no Brasil. Elaboração de Projetos sofisticados e estudos intermináveis, repletos de carimbos, muitas vezes ignoram necessidades mínimas da população.

A deterioração do mercado de trabalho exige ainda mais proatividade. Chegamos ao alto índice de 14,5% de desemprego e dados mostram a perda de 85 milhões de vagas até 2025. Surgirão novas vagas inerentes à automatização, porém exigirão mão de obra qualificada. As cidades inteligentes, nessa questão, devem permanecer atentas – com equipe destacada para pesquisa – e ofertar necessidades a serem demandadas pelo mercado.

Se a pandemia ensinou às pessoas a importância de poupar, aos políticos fica a lição inequívoca da finitude do recurso público, ao mesmo tempo em que são infinitas as formas de participação social na era da globalização e da velocidade da informação.

Jones Henrique Martins é Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

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A manutenção de uma nova mentalidade

Artigo por Janguiê Diniz, fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo “Ser Educacional” e Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

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Janguiê Diniz - artigo sobre mentalidade
Foto: Arquivo Pessoal

Quando você conquista uma nova mentalidade, um novo mindset, é essencial fazer uma escolha consciente nessa direção e comprometer-se a preservar essa mudança. Isso exige a adoção de novos hábitos, mudanças na rotina, conexões com pessoas que apoiam a nova mentalidade e persistência mesmo quando houver retrocessos. Em síntese, manter um novo mindset positivo e desejável exige mudanças fortes no…

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Opinião

Por que sua marca precisa de menos elementos e mais estratégia

Artigo por Lais Lumes, designer especialista em branding essencialista e fundadora do Lais Lumes Brand Studio.

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Lais Lumes

No atual cenário do branding, existe um paradoxo comum: quanto mais elementos uma marca usa, menos ela consegue ser lembrada. É como uma sala cheia de pessoas falando ao mesmo tempo, onde ninguém é realmente ouvido. O verdadeiro diferencial de uma marca está não no que você adiciona, mas no que decide deixar de fora. A Armadilha do "Mais é…

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Opinião

O Dia da Consciência Negra e o “Navio Branqueiro”

Artigo por Vinícius Vieira, jornalista, co-autor do livro “Mestres da Reportagem Vol. 2” e ganhador do “Prêmio Neusa Maria de Jornalismo” em 2020.

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O Dia da Consciência Negra e o Navio Branqueiro - Artigo por Vinícius Vieira

Eu, enquanto homem negro, gastei muitos anos da minha vida tendo que explicar para pessoas brancas o porquê do Dia da Consciência Negra. Qual a importância e relevância da data, além de ter que responder, com toda paciência do mundo, o porquê de não existir um “Dia da Consciência Branca”. Eu sempre me mostrei aberto ao diálogo em todas as…

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