Connect with us

Turismo

Por que Jundiaí é uma ótima opção de viagem no feriado de Carnaval?

A cerca de 60 km de São Paulo, o município tem atrativos para toda a família.

Published

on

Atualizado há

Mundo das Crianças
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Se você está planejando uma viagem para o feriado de Carnaval e quer fugir da folia de rua com a família, Jundiaí é uma excelente opção. A cerca de 60 km de São Paulo, a cidade oferece muitas atrações para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e cultura.

Neste artigo, vamos explorar as principais razões pelas quais Jundiaí é uma boa opção para viajar no feriado.

Turismo Rural

Jundiaí é conhecida como Terra da Uva, e não é por acaso. A cidade tem muita influência da cultura italiana, e tem dezenas de produções rurais locais de frutas – sobretudo da Uva -, legumes e verduras.

Seja com o vinho, com as belas paisagens de montanhas, com as deliciosas massas com receitas italianas, a Terra da Uva recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano nas seis Rotas Turísticas. Com mais de 600 atrativos turísticos entre restaurantes, adegas, museus, parques, fazendas, sítios, entre outros, a cidade registra números expressivos no setor.

Jundiaí está entre os principais destinos turísticos do estado de São Paulo, principalmente quando se trata de turismo rural. O município já é bicampeão no prêmio Top Destino Turísticos.

Rota da Uva

Oferece diferentes opções de passeios como adegas, gastronomia, museus e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza.

Rota do Vinho

Os visitantes podem escolher entre as mais de 20 opções de adegas, estabelecimentos e vinícolas com mais de 40 variedades de vinhos. Além disso, espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais.

Parreira de uva. (Foto: Divulgação)
Parreira de uva. (Foto: Divulgação)

Rota da Cultura Italiana

O visitante pode optar por degustar um café da manhã colonial, ou chegar direto para o almoço com pratos típicos italianos.

Rota do Castanho

Garante passeios ao ar livre, degustação de frutas e de vinhos artesanais. Nela é possível conhecer o processo da viticultura, produção do vinho e degustação em adegas.

Rota do Centro Histórico

Oferece visitas gratuitas à Catedral Nossa Senhora do Desterro, o Complexo Fepasa, o Teatro Polytheama, descansar ao ar livre no jardim do Solar do Barão, caminhar nos muitos parques espalhados pela cidade ou visitar o Mundo das Crianças.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Rota da Terra Nova

Nela, restaurantes, pesqueiros e mesmo os estabelecimentos que comercializam produtos como conservas, farofas, queijos, vinhos artesanais, doces e derivados suínos oferecem espaços para sentir a grama sob os pés e caminhar em meio à natureza. No caminho, a vista para a bela Serra do Japi é um espetáculo à parte.

Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site e seguir os perfis no Instagram @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial @rotadovinhojundiai.

Desfrute das belezas naturais de Jundiaí

Além de história e cultura, Jundiaí oferece muitas opções para quem busca contato com a natureza. A cidade tem várias áreas de preservação ambiental, como a Serra do Japi, que é uma reserva de Mata Atlântica e oferece trilhas para caminhadas e observação da fauna e flora local. Outras opções são os diversos parques com atrações para toda a família, confira:

Jardim Botânico

Jardim Botânico de Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Jardim Botânico de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Com uma área de 150 mil m², o Jardim Botânico tem jardins temáticos. Entre eles, o Jardim Japonês com uma pequena cascata, Jardim Africano com plantas típicas da região, e Jardim Italiano, com vários canteiros e estátuas.

O Jardim Botânico de Jundiaí fica na Avenida Antônio Frederico Ozanam, 6400/Av. Navarro de Andrade, 120. O espaço fica aberto todos os dias, das 6h às 17h.

Parque da Cidade

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um espaço público com lagos, trilhas e áreas para piquenique. Instalado às margens da represa que abastece Jundiaí, o Parque da Cidade tem uma área de 500 mil m2 com áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som, duchas, playgrounds e mais.

O Parque da Cidade fica na Rodovia João Cereser, km 66, em Jundiaí. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h, com entrada até as 18h. Sábado, domingo e feriado das 6h30 às 18h, com entrada até as 17h.

Mundo das Crianças

Foto: DAE Jundiaí

Um dos destaques de Jundiaí, o Mundo das Crianças é um dos espaços mais novos de lazer da cidade. O espaço tem estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas. Diversão para toda faixa etária.

O Mundo das Crianças fica na Rodovia João Cereser, Pista Sul — Km 64+400, em Jundiaí. O parque está aberto de terça-feira a domingo, das 7h às 17h (com entrada até às 16h). De terça a sexta-feira, a entrada é liberada. No entanto, aos finais de semana e feriados, é necessário realizar agendamento prévio através do site: mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento.

Conheça a vida noturna de Jundiaí

Para quem gosta de aproveitar a noite, Jundiaí também tem muitas opções. A cidade tem uma boa variedade de bares e casas noturnas, com música ao vivo e ambiente descontraído. O centro da cidade tem muitos bares e restaurantes que ficam abertos até tarde, oferecendo opções para todos os gostos.

Turismo

Delícias da Rota da Terra Nova: Vila Japi tem um delicioso churrasco texano e lazer ao ar livre em Jundiaí

Published

on

Nesta segunda parte da série sobre a Rota da Terra Nova, em Jundiaí, destacamos um destino imperdível para os amantes de gastronomia, lazer e contato com a natureza. A Rota da Terra Nova faz parte do projeto Rotas Turísticas de Jundiaí, uma iniciativa do Tribuna de Jundiaí com o patrocínio da Tebas Incorporadora. O objetivo é promover o turismo local…

Continue Reading

Turismo

Vai viajar na virada? São Paulo tem 18 praias impróprias para banho; confira

O próximo relatório está previsto para o dia 26.

Published

on

Vai viajar neste Natal ou na virada? Prepare sua rota! No domingo (22), o mapa de qualidade de água da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou que 18 praias do litoral paulista estão impróprias para banho.  📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo