Campo Limpo Paulista realiza mais de 300 mamografias no primeiro mês

Campo Limpo Paulista realiza mais de 300 mamografias no primeiro mês

O Outubro Rosa, marcado pelo combate e prevenção ao câncer de mama, chega à reta final em Campo Limpo Paulista com uma notícia positiva. Um mês após o início das mamografias no Hospital de Clínicas, a Secretaria de Saúde destaca que, a partir de agora, as marcações estão sendo realizadas imediatamente, sem fila. Em 30 dias, foram quase 350 exames.

A média de tempo de espera para a marcação, que antes era de até um ano, caiu para cerca de sete dias úteis. As mulheres que têm guias de 2017 e não receberam contato para agendar o exame podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima, de terça a sexta-feira. Além disso, outra opção é procurar o setor de regulação da Secretaria de Saúde às terças e quintas, das 8h às 11h.

O prefeito Dr. Japim Andrade destacou a importância da conquista para o município. "É um direito das mulheres que está sendo respeitado. Além disso, conseguimos também iniciar os exames de colposcopia, importantíssimo para a prevenção do câncer de colo de útero."

Outro fator para a redução da demanda reprimida desse exame foi uma recente parceria firmada entre Campo Limpo Paulista e a cidade de Cajamar, que manda pacientes para o Centro de Nefrologia campolimpense e cede 200 vagas por mês para o exame de mamografia.

A Secretaria de Saúde realizou também, ao longo de todo o mês de outubro, palestras e eventos para a conscientização e prevenção nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Vale destacar que a rede municipal de saúde conta, além da mamografia e colposcopia, com consultas ginecológicas, exames de papanicolau e também com ultrassonografia. A partir de novembro, as ultrassonografias também serão realizadas no Hospital de Clínicas, possibilitando a marcação mais ágil.

Recomendados para você