Prefeitura de Itupeva promove palestras sobre câncer de próstata

Prefeitura de Itupeva promove palestras sobre câncer de próstata

Com o objetivo de reforçar a conscientização dos homens em relação aos exames preventivos de câncer de próstata, a Prefeitura de Itupeva realiza duas palestras sobre urologia, dentro das ações do Novembro Azul.

“O novembro azul tem o mesmo objetivo do Outubro Rosa, que é conscientizar sobre a importância da prevenção desses tipos de canceres. Nós como administração municipal temos o dever de alertar a população sobre o assunto”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

Alguns casos, quando a doença ainda é constatada no início, dependendo do estágio em que a doença se encontre, há a chance de reverter o quadro e reduzir a taxa de mortalidade.

“A realização de exames após os 40 anos diminui cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira já estabelece a suspeita e prosseguir na investigação”, explicou a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato.

A primeira palestra está agendada para o dia 13, às 19h, com Dr. Adriano Fregonesi, no HTPC. Já, a segunda será no dia 26, também às 19h, com Dr. Jefferson Ladeira, na Câmara Municipal.

Novembro Azul

Novembro foi escolhido como mês oficial para estas ações, inclusive com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata celebrado dia 17. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia. O HTPC fica na rua Vicente Tartalha, 2-96, Jardim São Vicente, e toda a sociedade está convidada a participar.

Recomendados para você